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ETIHAD AIRWAYS RECEBE PRÊMIO POR INVESTIMENTO DE CAPITAL NA ALITALIA

A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, recebeu o prêmio de ‘Acordo de Fusão e Aquisição do Ano’ do Airfinance Journal em uma recente cerimônia em Miami.

A prestigiosa distinção foi concedida em reconhecimento da aquisição de uma participação acionária minoritária estratégica pela Etihad Airways na Alitalia, a companhia aérea nacional da Itália, em 2014.

James Hogan, Presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “Estamos muito satisfeitos e honrados por receber este prêmio. É um endosso não só dessa transação, mas do nosso modelo de negócio, que aproveita as parcerias e economias de escala para o crescimento da rede e para criar sinergias de negócio em todo o amplo espectro de atividades aéreas”.

“A Alitalia é uma das marcas mais icônicas na aviação mundial em um dos maiores mercados de viagens do mundo. Estávamos confiantes de que, com o nível adequado de capitalização e um sólido plano estratégico de negócios, a companhia aérea poderia se recuperar e reposicionar-se como uma companhia aérea global sofisticada novamente”.

Como parte do acordo de reestruturação, orçado em mais de € 17,5 bilhões, a Etihad Airways investiu € 560 milhões para adquirir uma participação 49% na New Alitalia, 75% em seu programa de milhagem, e compras de ativos para reestruturar o balanço da companhia aérea. Este trabalho foi complementado por um novo investimento de capital de € 300 milhões dos principais acionistas existentes da Alitalia, incluindo Intesa San Paolo (€ 88 milhões), Poste Italiane (€ 75 milhões), UniCredit (€ 63.5 milhões), Atlantia (€ 51 milhões), IMMSI (€ 10 milhões), Pirelli (€ 10 milhões) e Gavio (€ 2.5 milhões).

A transação também fez provisão para até € 598 milhões em reestruturação financeira de dívidas de curto e médio prazo, fornecidos por instituições financeiras e acionistas dos bancos existentes, e € 300 milhões em novas linhas de crédito concedidas por instituições financeiras italianas.

A transação foi concluída em 31 de dezembro de 2014, após receber autorização para fusão da Comissão Europeia, resultando na criação da New Alitalia SAI.

“A negociação que leva à conclusão do acordo foi um processo difícil, com a participação de vários públicos de interesse, que levou mais de um ano. Gostaríamos de agradecer o apoio positivo do governo, acionistas, sindicatos e equipe da Alitalia para chegarmos a um consenso e viabilizarem as condições precedentes que precisávamos a fim de continuar com esta transação estratégica”.

“Para nós foi muito importante, não só para obter a adesão de todos os interessados, mas também para estabilizar o negócio de modo que, desde o início, o nosso investimento fosse focado em apoiar a implementação do novo plano de negócios para a Alitalia sustentável”.

“Este é um investimento comercial estratégico de longo prazo para nós e estamos empenhados, com os demais acionistas, em apoiar a nova equipe de gestão para revigorar a Alitalia como uma empresa competitiva, sustentável e rentável que pode operar com êxito no mercado de viagens aéreas globais”, disse Hogan.

Um plano de desenvolvimento estratégico para obter lucratividade até 2017 já foi divulgado, com um compromisso com a nova equipe de executivos e investidores estratégicos para reinventar a companhia aérea como uma companhia global Premium que representa o melhor da Itália, com novas rotas, novos produtos e padrões de serviço, nova marca, e uma nova estratégia de gestão de custos.

Os consultores da Etihad Airways para a aquisição de uma participação minoritária na Alitalia foram JP Morgan (consultor financeiro), equipe de Londres e italiana da DLA, juntamente com Chiomenti (assessores jurídicos), equipe de Londres e italiana da PwC Londres (consultores de auditoria) e Strategy & Middle East (consultores estratégicos). Do lado da Alitalia, os consultores foram Citibank (consultores financeiros) e Bonelli, Erede e Pappalardo (assessores jurídicos).

Legenda da foto (E-D): Jon Hayes, sócio sênior da DLA Piper; Matteo Mancinelli, conselheiro jurídico da Alitalia; Duncan Naysmith, diretor Financeiro da Alitalia; Francois Oberholzer, vice-presidente sênior da Etihad Airways para Estratégia Corporativa; Bassam Al Mosa, vice-presidente Corporativo de Investimentos & Subsidiárias da Etihad Airways; e Dickon Harris, editor do Airfinance Journal

 

                                                                    – Fim –

 

Sobre Etihad Airways

A Etihad Airways iniciou suas operações em 2003, e em 2014 transportou 14,8 milhões de passageiros. De sua base em Abu Dhabi, a Etihad Airways voa para 111 destinos de passageiros e carga, existentes ou anunciados, no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas. A companhia aérea tem uma frota de 110 aeronaves Airbus e Boeing, e mais de 200 ​​aeronaves com pedidos confirmados, incluindo 70 Boeing 787, 25 Boeing 777-X, 62 Airbus A350 e 9 Airbus A380.

A Etihad Airways detém participações acionárias na airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Aer Lingus, Alitalia, Jet Airways e Virgin Australia, e está em processo da formalização para investir em participação na Alitalia e na Etihad Regional baseada na Suíça, operada pela Darwin Airline.  A Etihad Airways, junto com a airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Etihad Regional, Jet Airways e NIKI também participam da Etihad Airways Partners, uma nova marca que reúne companhias aéreas com pensamentos similares que vão oferecer aos clientes melhores opções através de mais redes e horários, e mais benefícios para os participantes do programa de milhagem. Para obter mais informações, visite: www.etihad.com