WTM Latin America : volta ao mundo numa das maiores feiras do mercado
Cinquenta países em três dias. Se geograficamente falando o desafio é impensável, pelos corredores do Expo Center Norte esse roteiro foi humanamente possível. Mais de 600 expositores do mundo todo se reuniram na sétima edição da World Travel Market Latin America – uma das maiores feiras do setor. Distribuídos por países e continentes, os representantes expuseram o melhor que cada destino oferece.
Meu Brasil Brasileiro
Brasileiríssimo, o estande do Ministério do Turismo foi ponto de encontro para reuniões estratégicas entre destinos e governo. O espaço abrigou dez áreas de promoção de experiências turísticas nacionais, áreas de atendimento para 14 estados e espaço para a divulgação de 17 parques nacionais de todas as regiões do Brasil. Ao redor, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Santa Catarina e Alagoas apostaram na criatividade para atrair os visitantes. São Paulo parou a feira com uma apresentação do Projeto Batucarte, que deu vida a ritmos brasileiros com instrumentos populares.
Na área destinada à América Latina, o estande do Equador reuniu as principais características do país. Com direito a escultura de rosas – famosas por serem produzidas para a exportação -, presença do Diablo Huma, linha central que “dividia” o espaço simbolizando a latitude zero e ceviches feitos com camarão e temperos típicos, os equatorianos conquistaram os visitantes. Numa coletiva de imprensa, a ministra do turismo, Rosi Prado falou sobre a diversidade do país – que reúne quatro mundos em si: a costa, os vulcões, a região amazônica e a ilha de Galápagos. Durante a entrevista, um dos focos foi o bônus para turistas brasileiros: o voo da Gol direto de São Paulo para Quito, lançado em dezembro de 2018, com frequência de três vezes semanais.
Impossível não notar o estande do Peru. Com a diversidade de programações turísticas, o país veio disposto a convencer: o Peru tem um destino para cada um! De celebrações tradicionais, como a festa da Virgen del Carme, em Cusco, às comunidades nativas da Amazônia, passando pelo turismo de esportes, com a onda esquerda mais longa do mundo, em Puerto Chicama, aos consagrados tours para Machu Picchu. Feito de diversidade, cultura e tradição, o estande foi um despertar para a grandiosidade do destino – que vibra em tons vivos como os da Rainbow Mountain.
A vizinha Argentina caprichou na apresentação e montou um bar em que drinks feitos com ingredientes típicos surpreenderam pelo sabor. Num espaço feito para encantar, o país apostou na riqueza de cada região, que atrai os turistas com propostas diferentes. Do norte, com o Cerro de los Siete Colores, em Jujuy, às requisitadas estações de ski de Bariloche, às geleiras de El Calafate, a Argentina se apresentou como um país que agrada todos os tipos de viajantes.
O agito ficou por conta das animadas danças da Rússia e dos irresistíveis ritmos da República Dominicana!
América do Norte, Ásia e Oceania, Europa, África e Middle East… incontáveis possibilidades de negócios em um só evento. Reunião de destinos que atraiu quase 11 mil visitantes ao longo de três dias de feira.
No ano em que o Brasil abriu as portas para turistas estrangeiros, isentando o visto de americanos, canadenses, japoneses e australianos, a expectativa é de que o PIB turístico do país cresça 4%, segundo a Organização Mundial do Turismo. E, no que depender dos encontros gerados na feira, o sucesso irá muito além dos números – com direito a novas experiências e memórias inesquecíveis.