Sessões concorridíssimas de networking marcam o segundo dia da WTM Latin America 2016
Expositores e buyers tiveram ótimas oportunidades de fechamento de negócios, cumprindo o objetivo central da feira
A WTM Latin America continua firme em seu propósito de geração de negócios. O segundo dia de sua edição 2016, nesta quarta-feira (30/3), foi marcado por duas sessões concorridíssimas despeed networking entre expositores e buyers (compradores). A feira acontece até amanhã (quinta-feira) no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 45º Encontro Comercial Braztoa.
No período da manhã, os hosted buyers (compradores convidados) tiveram a oportunidade de conhecer os principais destinos e empresas de turismo presentes no evento. Para o buyer Roberto Garcia, do clube de viagens norte-americano Rovia, que tem cerca de 600 mil membros e oferece produtos, serviços e roteiros exclusivos, contabilizou 32 encontros de negócios na terça-feira, dia de abertura da feira, e 24 nesta quarta-feira. Segundo ele, os deste ano foram ainda melhores do que os dos ano passado. “Há uma fartura de opções de qualidade para a minha empresa”, disse ele.
Os expositores também aprovaram as sessões de speed networking. “Eu aproveitei intensamente. Fiz diversos contatos em um pequeno espaço de tempo e isso foi muito, muito útil, com compradores muito receptivos e de muita diversidade”, garante Don Williams, proprietário da rede de apartamentos Capemoor, do Reino Unido.
Para Vilma Ipanaqué, gerente geral da operadora PTS Peru, o formato do Speed Networking é excelente e muito eficiente para um primeiro contato. “Aqui você encontra operadores de todas as partes do mundo. Vale muito a pena vir em uma feira como a WTM Latin America, pois fazemos negócios não só com o Brasil, mas com diversos países do mundo”, ressalta ela. Profissionais brasileiros também aproveitaram para realizar negócios.
No período da tarde, foi a vez de os membros do WTM Buyers’ Club, um exclusivo clube de negócios formado por tomadores de decisão sêniores da indústria de viagens com responsabilidade direta de compra, reunirem-se com expositores. Lucy Hillyard, gerente de vendas da Historic Royal Palaces, organização que reúne cinco monumentos históricos do Reino Unido, fez reuniões com 15 profissionais em cerca de 25 minutos. “Foi muito produtivo, reforcei alguns contatos e conheci novas operadoras”, conta. Já a analista de produtos da MMT Gapnet Kátia Silva, atuando como buyer, se surpreendeu com os resultados: “A sessão tem padrão de primeiro mundo, tudo é muito organizado. Estou encontrando todas as novidades que esperava, além de oportunidades de negócios”.
“Seguimos com nosso propósito de realizar um evento completamente focado na geração de negócios e oportunidades para nossos expositores e visitantes, e cada ano tentamos nos superar”, garantiu Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America.
Fornatur e Braztoa
A WTM Latin America também é palco de discussões governamentais. Outro destaque do segundo dia foi a reunião do Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, da qual participaram representantes de 24 das 27 Secretarias Estaduais de Turismo. Na ocasião foi eleita a nova diretoria da entidade, que terá como presidente Nilo Sergio Felix, atual Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. “Esta feira é maravilhosa, com mais de 800 expositores e mais de 7 mil visitantes, e foi fundamental para o sucesso do nosso evento, pois garantiu a presença em massa de nossos membros”, afirmou Felix.
Pelo terceiro ano consecutivo, a programação também contou com o lançamento do Anuário Braztoa 2016, com dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro. Um dos pontos centrais do estudo foi o fortalecimento do turismo doméstico, responsável por 60,17% da demanda de viagens realizadas através das operadoras associadas à entidade e por um faturamento da ordem de R$ 6,43 bilhões – um crescimento de 6,41% em relação ao ano anterior.