Luana Nogueira completa um ano à frente da Alagev e celebra fortalecimento do setor de viagens corporativas
Diretora-executiva conquistou importantes avanços na entidade, recordes no LACTE e destaca a integração da comunidade com os agentes do segmento
A diretora-executiva da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Luana Nogueira, completou um ano no cargo, trazendo para a entidade sua ampla experiência em gestão de viagens e eventos corporativos, desenvolvimento de fornecedores e gestão de compras. Durante esse período, iniciativas de grande importância foram realizadas, fortalecendo o posicionamento da Alagev no setor.
Logo que assumiu o cargo, em novembro de 2023, a profissional se uniu aos demais gestores da associação na organização do evento Hub ESG, que ocorreu no Hotel Renaissance, em São Paulo, reunindo 110 participantes em uma dinâmica de cocriação para discutir temas de Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG). Ainda em novembro, promoveu a 2ª edição da Missão Empresarial e Educacional para Portugal, em parceria com empresas e instituições como TAP Air Portugal, Assist Card, Shift, Gru Airport, Visit Portugal e Intercontinental, viagem na qual Luana teve o papel de garantir que as iniciativas da entidade fossem concluídas com fluidez e qualidade de entrega.
Recordes no LACTE
Em fevereiro, foi realizada a 19ª edição do LACTE, a primeira sob o comando de Luana, registrando números recordes. O evento contou com mais de 1,6 mil participantes, cerca de 300 a mais que no ano anterior, e reuniu 88 marcas patrocinadoras, superando as 80 de 2023. Além disso, a associação lançou oficialmente as soluções da Alagev Educa, iniciativa criada em setembro de 2023 para oferecer educação de alta qualidade e fortalecer o papel dos especialistas de eventos e viagens corporativas dentro de suas empresas.
Em abril, firmou um acordo de Cooperação Técnica com a Embratur, com o objetivo de viabilizar o Brasil como um destino atrativo para eventos e incentivos empresariais internacionais. Além disso, lançou o programa “Embaixadores”, incentivando os associados a compartilhar suas experiências e os benefícios de integrar a entidade.
Solidariedade
As ações sociais também ganharam força nessa gestão. Em maio, em resposta às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Alagev destinou a renda líquida das vendas do curso on-line “Política de Viagem” (realizadas até 10 de maio) para apoiar as vítimas no estado. A associação incentivou seus associados e o público a contribuir com doações monetárias por meio de um Pix específico, administrado pela Comunidade de Gestores de Viagens do Rio Grande do Sul. Todo auxílio arrecadado foi encaminhado à compra de itens emergenciais para atender as necessidades das vítimas.
Desenvolvimento colaborativo e organização
Neste último ano, a entidade concentrou esforços na ampliação do valor oferecido aos associados e mantenedores. As iniciativas buscaram aprimorar o networking e fomentar novas oportunidades de negócios dentro da rede, fortalecendo as conexões e parcerias estratégicas entre os membros. Por meio de eventos e programas específicos, a associação reforçou seu papel como um elo central para o desenvolvimento colaborativo, impulsionando o crescimento e a troca de experiências no setor de viagens e eventos corporativos.
A instituição também se dedicou à revisão e construção de sua documentação processual e procedimental, tanto administrativa quanto operacional. Essa iniciativa visa fortalecer a estrutura interna da entidade, assegurando eficiência e padronização nas operações e alinhamento às melhores práticas de governança.
A Alagev adotou um novo formato para as Reuniões Globais, criando um espaço mais estratégico e dinâmico para que associados e mantenedores compartilhem suas visões de mercado e demonstrem seu compromisso com a governança corporativa. Essa reformulação trouxe maior visibilidade e relevância, posicionando-os como protagonistas das práticas de governança e transparência, ao mesmo tempo, em que contribui para a construção de um ambiente colaborativo e ético, alinhado aos valores de inovação e responsabilidade corporativa. O objetivo foi também criar um guia de boas práticas sobre o tema.
Ainda sobre governança corporativa, foi organizado em junho deste ano o G-Summit, um evento de treinamento que marcou um importante passo na capacitação dos profissionais do setor. Com uma programação voltada para assuntos essenciais, como concorrência, precificação, modalidades de contratação e resultados, o evento destacou a relevância da governança no contexto das viagens corporativas, oferecendo orientações práticas para o fortalecimento das boas práticas empresariais. A Alagev ainda lançou o Guia de Práticas ESG para Viagens e Eventos, um recurso que fortalece diretrizes de responsabilidade ambiental, social e de governança, reforçando o compromisso da entidade com uma atuação sustentável e ética no mercado.
Eventos internacionais
A Alagev apoiou empresários do setor em importantes encontros internacionais. Em maio, participou do “Brazil MICE meets Chile” em Santiago, ação que facilitou cerca de 400 reuniões entre 25 empresas chilenas e 16 convidados do Brasil, proporcionando vínculos comerciais bilaterais. Em julho, organizou uma delegação brasileira para participar da GBTA Convention, um dos maiores eventos globais do segmento, que aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos.
A diretora-executiva também representou a associação nas duas edições do IMEX, em Frankfurt, na Alemanha, em maio, e em Las Vegas, em outubro, onde estabeleceu uma proximidade com a organização para promover a ampliação de gestores brasileiros.
E, em novembro, a entidade criou sua 1ª Missão Educacional para a Espanha, buscando ampliar o conhecimento sobre o mercado e fomentar o networking entre os participantes.
Foco em 2025
Em agosto, a Alagev lançou o programa de benefícios “Looping”, que permite aos associados oferecer e adquirir descontos em produtos e serviços entre si, incentivando uma economia circular e sustentável. Em setembro, em parceria com a FecomercioSP, divulgou o estudo “Índex para Viagens e Eventos Corporativos”, que analisa o cenário econômico do primeiro semestre de 2024 e oferece previsões para o segundo semestre de 2025. Esse índice visa apoiar gestores na elaboração de orçamentos estratégicos para o próximo ano.
Já em outubro, lançou o guia “Insights Estratégicos: O que a GBTA 2024 Revela”, elaborado pela Alagev Educa com base na participação da delegação brasileira na GBTA Convention em Atlanta. O guia resume os principais conteúdos e tendências do evento, oferecendo informações estratégicas para o setor. Além disso, anunciou que a edição de 2025 do LACTE, marcada para 24 e 25 de fevereiro no WTC Events Center em São Paulo, será integrada ao LACTE Latam. O evento reunirá, pela primeira vez, participantes de toda a América Latina, promovendo uma troca continental de experiências e fortalecendo a rede de profissionais de viagens e eventos corporativos na região.
A diretora destaca que neste primeiro ano à frente da organização, o principal foco foi a integração da comunidade com os agentes do setor de eventos e viagens corporativas, visando intensificar ainda mais o mercado. “Buscamos criar e ampliar iniciativas que proporcionem a troca de experiências, a colaboração e o desenvolvimento profissional, sempre com transparência e seriedade. Acredito que conseguimos alavancar o mercado, possibilitando às empresas e aos profissionais as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades globais. Nossa missão é continuar nos consolidando como um hub de excelência e apoio para todos os envolvidos, sempre fortalecendo o setor e contribuir para o seu crescimento sustentável”, reforça Luana.
Proximidade com outras entidades
A Alagev também tem fortalecido sua atuação por meio da proximidade com outras associações de relevância no setor, como a Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI) e a Evento Único. Essa proposta visa ampliar o impacto das iniciativas da entidade, criando sinergias que promovem a troca de conhecimentos e boas práticas entre diferentes segmentos. Essas colaborações reforçam a importância da união entre entidades para enfrentar os desafios, ampliar oportunidades e elevar o nível de excelência em toda a cadeia de valor.
Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).
Amanda Melo | Bussines Factory
Analista de Comunicação
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