aeroportos

BH Airport simula ameaça de bomba em aeronave

Esse será o cenário a ser criado, no dia 15 de dezembro, em exercícios de simulação que serão realizados no aeroporto

Belo Horizonte, dezembro de 2022 – Na manhã do dia 15 de dezembro, o BH Airport realiza mais um Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (ESAIA) e Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB). Os exercícios são obrigatórios e previstos pela legislação brasileira para aeroportos civis públicos. O objetivo, como parte do controle de qualidade de segurança da aviação civil, é uma forma de treinamento para verificar a eficácia dos procedimentos de segurança e dos planos de contingência.    

O desenvolvimento e a realização dos exercícios de segurança são de responsabilidade do aeroporto, em coordenação com a Polícia Federal. Durante o evento, também haverá a participação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, bem como de representantes dos operadores aéreos e demais órgãos públicos envolvidos nas ações de contingência.    

No evento, por não aceitar o fim do seu relacionamento, um homem que está embarcando com seu filho ameaça explodir a aeronave. “Diante dessa situação de tensão, os profissionais envolvidos nas ações de contingência poderão exercitar o plano de contingência e colocar em prática as ações esperadas de cada um deles. É uma oportunidade de capacitar as pessoas para atuar em cenários adversos”, ressalta Dardânia Leite, gestora de Sustentabilidade, Qualidade e Administrativa do BH Airport.   

Sobre o BH Airport          

Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.  

Imagens relacionadas

 
Envolvidos durante uma das reuniões do simulado do ano passado 
Divulgação BH Airport 
baixar em alta resolução

A