WTM

WTM Latin America atrai interesse de expositores para a edição 2019.

Potencializar o networking, fechar negócios e expandir conhecimento são alguns dos atrativos que despertam o interesse de expositores a marcarem presença no próximo ano

Consolidada no mercado de turismo e viagens, a WTM Latin America, principal evento mundial para o setor na América Latina realizou, em abril, sua sexta edição na capital paulista. O evento, que atraiu quase 12 mil visitas da indústria do turismo de 50 países e cerca de 600 expositores, foi uma oportunidade única de realizar networking, fechar negócios e expandir conhecimento.
Entre as novidades, a sexta edição inovou ao apresentar um novo modelo de relacionamento direto com operadoras de turismo do Brasil. O evento contou com a participação de 42 operadoras, 26 delas na Tour Operators Area, espaço reservado às empresas brasileiras, e 16 nacionais e internacionais ocupando estandes dos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte.
O sucesso do formato apresentado é o grande motivador para, em apenas pouco tempo depois de finalizada a edição, várias operadoras participantes já sinalizem interesse na WTM Latin America 2019. São os casos da R11 Travel, Grou Turismo e  Schultz.
Segundo Renata Maida Freire, gerente geral da Grou Tourismo de Portugal, a participação na WTM Latin America 2018 foi muito positiva. “Sentimos que o destino Portugal está em alta e a nossa recente presença na região fez com que alcançássemos um ótimo resultado comercial”, diz, complementando que “a boa localização no pavilhão, sem dúvida, contribuiu para a quantidade de abordagem feitas com nossa equipe durante os três dias de evento. Estarmos em 2019 potencializará ainda mais nossos negócios.”
Ana Santana, diretora geral da Schultz também comemora esta edição. “Participamos da WTM Latin America 2018 com estande próprio na Tour Operator Area e o resultado que obtivemos foi muito bom; tanto que estamos interessados em participar da edição do próximo ano”, afirma.
A presença de diversos perfis de operadoras contribuiu para a realização de negócios durante os dias de evento, conectando compradores (buyers) do Brasil, América Latina e de todo o mundo.
Para Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, distribuidora exclusiva das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Azamara Club Cruises e Pullmantur Cruzeiros no Brasil, a participação da empresa no evento foi bastante produtiva. “A WTM Latin America já faz parte do calendário do mercado de turismo no Brasil e, como tal, reúne os principais profissionais e empresas de todo o País. Essa abrangência geográfica nos gerou dezenas de oportunidades de novos negócios e nos permitiu iniciar relacionamento comercial com agências interessadas em começar a comercializar cruzeiros marítimos, que buscavam informações dos benefícios de trabalhar com a R11 Travel”, destaca Amaral.
Confiantes no mercado latino-americano e com expectativa de aquecimento do segmento de turismo, além das operadoras, empresas como a Omnibees, companhia de distribuição e marketing hoteleiro, e diversos destinos também já manifestaram interesse em retornar na edição 2019, confirmada para acontecer entre os dias 2 e 4 de abril do próximo ano, na cidade de São Paulo.
Para Paulo Salvador, COO Global da Omnibees participar da WTM Latin America 2018 representou para a empresa um novo marco. “Nossas ambições de crescimento na América Latina, e transformação da indústria por meio dos treinamentos do Omnibees Academy, só podem ser alcançadas com parcerias regionais fortes. Para isso, acreditamos e contamos muito com esse grande evento que se torna – a cada ano – o maior ponto de encontro do trade turístico latino-americano”, afirma Salvador.
Em relação a alguns dos destinos interessados em regressar ao evento em 2019, estão Paraty (RJ) e Bariloche.
Para Gabriel Ramos Costa, secretário de turismo de Paraty, a participação do destino na WTM Latin America foi extremamente bem-sucedida. “Tivemos a oportunidade de fazer contatos com muitos Buyers e influencers, durante as sessões de Speed Networking, o que nos possibilitou debater as principais tendências do mercado da América Latina e, também, da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. Esperamos participar da próxima edição para dar continuidade ao trabalho que estruturamos para curto e médio prazo, além de fortalecer o posicionamento de Paraty como destino”, comenta Costa.
Outro destino que já confirmou sua participação em 2019, foi Bariloche. Por meio do Emprotur (Ente Mixto de Promoção Turística de Bariloche), a cidade argentina aproveita o evento para lançar sua temporada de inverno. “Durante a WTM Latin America temos a oportunidade de nos reunir com nossos parceiros do Brasil, anunciar novidades para a imprensa especializada, além de fazer ativações para o público final. E esse momento é muito importante para incentivar os turistas brasileiros a nos visitar”, diz Diego Piquin, diretor executivo do EMPROTUR.
Para Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, desde sua primeira edição em 2013, a WTM Latin America fornece investimentos substanciais e suporte para garantir que seus clientes tenham uma plataforma para construir seus negócios na América Latina e em todo o mundo. “O novo formato tornou a participação das operadoras de turismo no evento mais independente, agradou expositores e visitantes, potencializou os resultados. O interesse dos expositores em participar da edição 2019, nos deixa muito animados e reforça ainda mais o sucesso que a WTM Latin America tem conquistado mundialmente no segmento turístico ao longo desses anos.”
A sétima edição da WTM Latin America continuará com o foco na geração de negócios para as centenas de players nacionais e internacionais que integram a agenda do evento. Os interessados em participar como expositor devem acessar o link e preencher o formulário: http://latinamerica.wtm.com/pt-br/Formularios/Solicitacao-de-Estande/
– FIM –
Sobre a World Travel Market
O portfólio World Travel Market (WTM) abrange seis eventos B2B líderes em quatro continentes, eventos estes que geram mais de US$ 7 bilhões em negócios do setor. Os eventos estão descritos abaixo:
A WTM Latin America, principal evento mundial para o setor de turismo e viagens da América Latina, atraiu mais de 8.000 executivos em sua sexta edição, realizada em abril de 2018. Responsável por atrair um público mundial que se reúne para fazer networking, realizar negócios e descobrir as últimas novidades do setor, o evento acontece em São Paulo, no Expo Center Norte. http://latinamerica.wtm.com/. Próximo evento: 2 a 4 de abril de 2019 – São Paulo.
A WTM London, principal evento internacional do setor de viagens e turismo, é a imperdível exposição de três dias voltada a esse setor em âmbito mundial. Cerca de 50.000 profissionais seniores do setor, ministros de governo e membros da mídia internacional visitam o ExCeL London todo mês de novembro, gerando em torno de £ 3.1 bilhões em contratos do setor de viagens e turismo. http://london.wtm.com/. Próximo evento: 5 a 7 de novembro de 2018 – Londres.
A T>F Travel Forward é um novo evento de tecnologia de viagens que acontece junto com a WTM London 2018 e faz parte do portfólio de eventos WTM. A edição inaugural da conferência, da exposição e do programa de compradores acontecerá de 5 a 7 de novembro de 2018 no ExCeL London e exibirá as últimas tecnologias para viagens e hospedagem.
A WTM Africa foi lançada em 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul. Quase 5.000 profissionais do setor participam da principal feira de viagens e turismo receptivo e emissivo da África. A WTM Africa oferece uma combinação de sucesso comprovado de hosted buyers, mídia, reuniões pré-agendadas, networking no local, cerimônias noturnas e visitantes convidados do setor. http://africa.wtm.com/. Próximo evento: 10 a 12 de abril de 2019 – Cidade do Cabo.
A Arabian Travel Market (ATM) é o principal evento internacional de viagens e turismo do Oriente Médio para profissionais de turismo receptivo e emissivo. A ATM 2017 atraiu quase 40.000 profissionais do setor, os quais fecharam negócios de US$ 2,5 bilhões ao longo dos quatro dias. A 25ª ATM terá mais de 2.500 empresas expositoras em 12 pavilhões do Dubai World Trade Centre, o que fará dela a maior edição dos 25 anos de história da feira. http://arabiantravelmarket.wtm.com/ www.wtmworld.com
Próximo evento: 28 de abril a 1 de maio de 2019 – Dubai.
A International Golf Travel Market (IGTM) é o local de encontro da comunidade mundial B2B de viagens de golfe. Realizada desde 1998, a IGTM reúne mais de 500 fornecedores de turismo de golfe e 400 compradores pré-qualificados para quatro dias de imperdíveis reuniões pré-agendadas e exclusivas oportunidades de networking. Realizada a cada ano num local diferente e exibindo novos destinos de golfe a IGTM reúne 1.400 profissionais de turismo de golfe provenientes de mais de 65 países. http://igtm.wtm.com/ Próximo evento: 15 a 18 de outubro de 2018 – Eslovênia.
Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é líder mundial em eventos, reforçando o poder dos encontros presenciais através de dados e ferramentas digitais em mais de 500 eventos por ano, os quais são realizados em mais de 43 países e atraem participantes em número superior a 7 milhões. Os eventos da Reed são realizados nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, sendo organizados por 41 escritórios com quadro de funcionários completo. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos voltados ao trade e aos consumidores. Ela faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de soluções de informações para clientes profissionais de diversos setores.
Sobre a Reed Travel Exhibitions
A Reed Travel Exhibitions é líder mundial na organização de eventos de viagens e turismo, contando com um portfólio crescente de mais de 22 eventos internacionais do trade nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Nossos eventos são líderes de mercado em seus segmentos, sejam eventos mundiais e regionais do trade de viagens de lazer, sejam eventos especializados no setor de reuniões, incentivos, conferências e eventos (MICE), em turismo corporativo, em turismo de luxo, em tecnologia de viagem ou em viagens de golfe, spa e esqui. Temos mais de 35 anos de experiência na organização das principais exposições de viagens e turismo em nível mundial.
Wellington Martins – Turismo em Pauta 2018.