Turismo e Eventos

Jamaica sugere à ONU o 17 de fevereiro como ‘Dia Global da Resiliência do Turismo

A designação seguiu meses de discussões de alto nível e compromissos diplomáticos. O lançamento oficial da data foi durante a EXPO2020 e celebração será anual.

Kingston, Jamaica; quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023: Os esforços da Jamaica para reforçar a resiliência no turismo global, propondo a designação oficial de 17 de fevereiro como o Dia Global da Resiliência do Turismo, tiveram grande sucesso, pois a Organização das Nações Unidas (ONU) ratificou oficialmente o movimento para facilitar sua observância globalmente no último dia 6 de fevereiro. O Ministro do Turismo, Edmund Bartlett, tem sido uma voz global que defende a resiliência do turismo como forma de proteger o setor em tempos de crise que impactam negativamente o setor, como a pandemia do COVID-19.

Ao saudar a decisão da ONU, o Ministro Bartlett disse: “Esta é uma honra para a Jamaica, que destaca o fato de que nossa nação continua a ter uma influência tão significativa no cenário internacional. Isso é muito oportuno, pois o impacto devastador da pandemia do COVID-19 ainda está sendo sentido e está causando uma pressão em muitos estados dependentes do turismo enquanto lutam para se recuperar.”  Em uma apresentação sobre a Resiliência do Turismo Global durante a reunião da Assembleia Geral da ONU na sede da entidade em Nova York, o ministro acrescentou: “o Dia da Resiliência do Turismo Global enfatiza a importância de construir a resiliência do turismo em todo o mundo para alimentar o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis.”

O ministro Bartlett tem desempenhado um papel de liderança na promoção da necessidade dos estados dependentes do turismo, em particular, de estarem preparados para choques internos e externos inevitáveis e de ter um órgão que eles possam procurar por apoio que os ajudará a se recuperar rapidamente. Para esse fim, ele liderou o Global Tourism Resilience and Crisis Management Center (GTRCMC) e foi coautor com o professor Lloyd Waller da University of the West Indies, o livro: “Tourism Resilience and Recovery for Global Sustainability and Development: Navigating COVID-19 and the Future”.

A designação segue meses de discussões de alto nível e compromissos diplomáticos. O Ministro Bartlett lançou oficialmente o Dia Global de Resiliência do Turismo durante a EXPO2020 Dubai nos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 17 de fevereiro de 2022. Em setembro de 2022, o Primeiro Ministro Andrew Holness também pediu a designação oficial de 17 de fevereiro como o Dia Global da Resiliência do Turismo anualmente, ao se dirigir à 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A Jamaica reconhecerá oficialmente o Dia Global de Resiliência do Turismo durante a primeira Conferência Global de Resiliência do Turismo, que será realizada de 15 a 17 de fevereiro de 2023 na Sede Regional da Universidade das Índias Ocidentais (UWI) em Kingston, Jamaica.

__

Sobre a Jamaica: Jamaica, “The Heartbeat” (A Batida do Coração), é a terceira maior das ilhas do Caribe e a maior de língua inglesa. Desde o amanhecer até o sol desaparecer no mar ao pôr do sol, a Jamaica apresenta uma magnífica paleta de cores, um caleidoscópio de beleza que faz da ilha a joia mais preciosa da região caribenha. Oferece experiências e atividades únicas, paisagens impressionantes e gente acolhedora. A Jamaica é a terra do “All Right”. Sua cultura é conhecida e amada em todo o mundo por sua vibração e diversidade. Todos os visitantes que visitam a ilha não precisam de visto e devem ter passaporte válido e certificado internacional da vacina de febre amarela. Siga a Jamaica no Instagram: @visitajamaica .