Turismo e Eventos

Deputado apresenta na Câmara plataforma gratuita de mercado eletrônico do turismo

Ferramenta de integração permite que destinos e empreendedores tenham seu portal na web

O Brasil é o primeiro país do mundo a ter estruturada uma plataforma que organiza e integra todos os seus destinos turísticos. A Gestour eMarketplace, ferramenta que possibilita essa integração, foi apresentada nesta quarta-feira (11), em audiência pública na Câmara dos Deputados, atendendo a requerimento do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), deputado Herculano Passos (PSD-SP).

“No mês passado, fui procurado pelo Vadis da Silva, idealizador desta plataforma, juntamente com o Giba do vôlei, que é um dos sócios e garoto propaganda da empresa”, contou o deputado. “Eles me apresentaram essa ferramenta que, apesar de ter sido desenvolvida pela iniciativa privada, é oferecida gratuitamente para municípios e empresas de turismo. Como se trata de um instrumento que fomenta o setor, propus esta audiência, para que os deputados ajudem a difundi-la em suas bases”, complementou.

Atualmente, a Gestour Brasil engloba 5.974 portais, compreendendo todos os municípios brasileiros, os estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. Conforme o cofundador da plataforma e CEO, Vadis Luiz da Silva, essa estruturação permite que os destinos e o trade turístico tenham o seu portal na web no conceito de e-commerce. “O turismo nacional hoje vive um ´apagão digital´. Se nós tirarmos o setor aéreo do comércio eletrônico na internet, menos de 10% dos produtos do turismo nacional vendem-se diretamente na web. Com a Gestour, cada empresa ou destino passa a ter o seu próprio portal. Tudo isso gratuitamente”, explicou. Segundo Silva, a plataforma é estruturada no mesmo conceito do Facebook. “Da mesma forma como uma pessoa tem um perfil na rede social, os destinos ou empresas terão na plataforma Gestour”, explica.

O Paraná foi o primeiro estado no qual a plataforma foi implantada. Conforme o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, portais eletrônicos foram doados ao Estado. “Dentro de uma visão estratégica e praticando responsabilidade social, a Gestour doou 15 portais para a regionalização do turismo. Então, cada região turística do Paraná tem um portal, que teria um custo de R$ 35 mil cada, mas foram todos doados, da mesma forma que todas as demais unidades federativas agora receberam”. Para Gimennes, trata-se de uma ferramenta democrática. “Ela atende aos pequenos, aqueles que não estão no circuito dos grandes negócios e dá aqueles que já estão, mais uma alternativa de estar no mercado”.

Representando o setor da hotelaria, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori, falou da importância do mercado eletrônico para o setor. “Oitenta por cento dos empreendimentos hoteleiros do Brasil são independentes, ou seja, são empresas familiares, e são eles que precisam de uma comercialização diferenciada. Esses empreendimentos não estão nas grandes bandeiras de operadoras de turismo e nós precisamos colocá-los no mercado eletrônico de internet. Menos de 50% desses pequenos hotéis têm página na web e esta é a oportunidade que a Gestour oferece a eles de forma gratuita”.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Tanielson Campos, citou como a falta de inclusão no mercado eletrônico afeta os destinos e os empreendimentos turísticos. “Há 15 minutos de Ribeirão Preto, tem a cidade de Brodowski, onde há um museu extremamente moderno e interativo, com obras de Candido Portinari. É um museu com entrada franca, mas que não tem público chegando lá, porque quando você vai nas grandes agências, no grande mercado de turismo, isso não é ofertado”, lamentou. Para Campos, que também é secretário de Turismo de Ribeirão Preto, a situação fica ainda pior quando se trata de municípios de difícil acesso. “Nós estamos falando de uma cidade que tem um aeroporto com 60 voos diários. Não é um destino que precisa pegar estrada de terra para chegar. Então, se nós temos dificuldade de levar os turistas para Ribeirão, o que dirá daquelas cidades que estão no interior dos estados?”, indaga.

O campeão brasileiro de vôlei, Gilberto Godoy, o Giba, que é sócio da plataforma, falou dos motivos pelos quais abraçou o projeto. “Morei muitos anos fora e o estrangeiro acha que o Brasil é ó Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Amazônia. Quero mostrar para o mundo todo que o Brasil não é só isso. A ferramenta dá a possibilidade dos pequenos e desconhecidos empreendimentos e destinos serem divulgados e terem as mesmas condições que os grandes têm”.

Ao final da audiência, o deputado Herculano Passos disse que o próximo passo é levar a plataforma ao conhecimento de todos. “O Gestour agora sai de cena e entramos nós, defensores do turismo, para ajudarmos a difundir essa ferramenta, divulgando aos municípios dos nossos estados para que todos integrem-se ao sistema”. Também participaram da audiência representantes do Sebrae, da Confederação Nacional dos Municípios, da Embratur e do Ministério do Turismo (MTur).

Os empreendedores, produtores e varejistas do turismo nacional podem se integrar ao eMarketplace do Turismo Brasileiro acessando o endereço na webwww.gestour.com.br/queromeintegrar. E o viajante e o turista podem acessar qualquer destino dentro da seguinte forma: www.gestour.com.br/nomedodestino.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Herculano Passos

 

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Gilberto Godoy, o Giba do vôlei, passa a bola para o deputado federal Herculano Freitas (PSD-SP)
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Vadis Luiz da Silva, cofundador e CEO da Gestour Brasil, fala sobre a plataforma do eMarketplace do Turismo Brasileiro, em audiência na Câmara dos Deputados
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