Turismo e Eventos

Meliá faz balanço do último triênio e, com metas cumpridas, cria Plano Estratégico 2016-2018

Presidente da rede exaltou o modelo de negócio como elemento-chave do crescimento

MELIÃ Hotels International

 

A Meliá Hotels International fez um balanço positivo de seu último Plano Estratégico, finalizado em 2014, durante a Junta Geral de Acionistas da companhia. O Plano permitiu o crescimento da empresa em 100 hotéis, em sua maioria internacionais, e o fortalecimento na Espanha.

Para o presidente da rede, Gabriel Escarrer, o modelo de negócio diversificado da Meliá, baseado em um sistema de gestão sólido e alto grau de internacionalização, foi o elemento-chave da evolução mais que satisfatória da rede no último triênio estratégico (2012-2014).

Em 2014, a Meliá registrou importantes melhoras no lucro líquido (+98%), receitas (+7%) e no Ebitda, indicador que mostra a geração de recursos sem contar impostos e outros efeitos financeiros (+12%). Além disso, a companhia registrou 16 trimestres consecutivos com crescimento no RevPAR (Revenue per Available Room, métrica mais importante da indústria hoteleira atual), reduziu sua dívida em 200 milhões de euros e melhorou o resultado financeiro líquido em 124 milhões de euros.

A confiança dos mercados ficou evidente com a excelente evolução da cotação da Meliá, que melhorou em 127,5 no conjunto do triênio estratégico. Segundo Escarrer, a Meliá tem as quotas mais atrativas do mercado por sua evolução saudável, diversificação dos negócios, alto potencial de crescimento e boas perspectivas do setor.

As prioridades do novo Plano Estratégico, para os anos 2016-2018, são impulsionar o crescimento dos resorts e resorts urbanos nas principais cidades do mundo, fortalecer o portfólio de marcas, produtos e serviços inovadores, melhorar a rentabilidade e conta de resultados, consolidar a visão estratégica de receita e contribuição de valor, construir uma organização mais competitiva e baseada em talento e incrementar a reputação e o reconhecimento internacional da companhia.

“Fechamos o Plano Estratégico 2012-2014 com as promessas e objetivos cumpridos, e preparamos uma nova estratégia em que o crescimento internacional, a transformação digital e a construção de uma companhia mais competitiva, rentável e responsável serão as prioridades até 2018”, afirmou Escarrer. “Depois de um excelente primeiro trimestre em 2015, a Meliá espera uma boa temporada de verão e uma dinâmica positiva nos principais mercados europeus”, finalizou.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), Meliá Hotels International é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo e líder absoluta na Espanha. Atualmente, conta com mais de 370 hotéis abertos ou em processo de abertura em mais de 40 países pelas marcas Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels. O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se seu modelo de negócios diversificado (sendo umas das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas aposta no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com maior reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 17 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília, Belo Horizonte e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Atua principalmente no segmento de hotéis corporativos e também de resorts através da administração do Meliá Angra Marina & Convention. Em 2015, foi eleita pela AVIESP, Associação das Agências de Viagens, como a Melhor Rede Hoteleira Internacional. Segundo pesquisa realizada pela revista Carta Capital, está entre as Empresas Mais Admiradas no Brasil e é uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País.

Próximas aberturas no Brasil: Innside Santos (SP), Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE) e TRYP Itaboraí (RJ).