Travel

Por que devemos oferecer viagens digitais universais, de todo para qualquer lugar?

*por Jeremy Springall, vice-presidente sênior de Gestão de Fronteiras da SITA

Quando abordei sobre viagem digital, no TRIP 2022 Symposium and Conference da ICAO (Organização Internacional da Aviação Civil), em setembro, o burburinho em torno das direções digitais que o setor pode tomar era evidente. A ICAO, com sua Digital Travel Credential (DTC), é uma das forças motrizes para soluções universais e interoperáveis para identidades digitais, que trazem consigo viagens seguras e contínuas em todo o mundo, habilitadas por tecnologias móveis e biométricas.

As identidades digitais significam que poderemos viajar de todo para qualquer lugar – por via aérea, terrestre ou marítima – sem precisar mostrar nossos documentos físicos, como passaporte, vistos, formulários de saúde, cartão de embarque ou carteira de motorista. Elas serão a chave mestra para desbloquear todas as etapas da jornada, desde a primeira intenção de viajar, até as atividades no destino e o retorno.

Impulso inevitável

A transformação digital do setor de viagens continua a acelerar sem parar, um processo alavancado pela pandemia. O impulso é inevitável, à medida que a viagem digital – aproveitando as identidades digitais – começa a se mover em direção ao mainstream. Esta é uma ótima notícia para todos. A viagem digital é essencial para que o setor de viagens enfrente as tendências e desafios, como o crescimento fenomenal do número de viajantes, dependência de documentos físicos, escassez de pessoal, expectativas crescentes de viagens intermodais “unidas”, austeridade do governo, entre outros.

As vantagens são bem reconhecidas. Os passageiros contam com viagens seguras e sem estresse, com a capacidade de concluir os processos com segurança fora do aeroporto, o que significa menos filas. Além disso, o setor recebe viajantes pré-autorizados e prontos para viagem, com aprovações e avaliações de risco mais rápidas, antes mesmo da partida.

A grande eficiência não apenas entregará novos níveis de viagens seguras e agradáveis, mas também aliviará significativamente as pressões sobre a infraestrutura, os recursos e os custos do setor, ao mesmo tempo em que incentivam os benefícios econômicos das viagens e do turismo.

Aprovação do passageiro

Sabemos que os passageiros estão ansiosos para abraçar as viagens digitais. A pesquisa Passenger IT Insights 2022 da SITA destaca duas etapas da viagem com os maiores aumentos das percepções positivas dos passageiros desde 2016: controle de identidade (aumento de 11%) e coleta de malas (aumento de 9%). Ambos testemunharam o maior aumento na adoção de tecnologia nos últimos cinco anos. A pesquisa também mostra que os passageiros têm uma média de 7,3 de 10 em relação aos seu nível de conforto com o uso identificação biométrica em toda a viagem, sendo 10 o mais confortável.

O recente estudo Global Passenger Survey, da IATA, ecoa as descobertas da SITA. Mais de 80% dos passageiros compartilhariam suas informações de imigração para acelerar o processo de chegada ao aeroporto; 66% desejam obter um visto online antes de viajar; e até três quartos querem usar dados biométricos em vez de passaportes e cartões de embarque.

Pioneirismo em viagens digitais

Nesse cenário, o avanço da viagem digital é definitivo, com a identidade digital na frente de comando. Na SITA, continua sendo uma área primordial do foco estratégico. Atualmente, fornecemos a próxima geração de infraestrutura de tecnologia de autoatendimento, da qual as identidades digitais dependem – com pontos de contato de autoatendimento integrados e orientados por dados e mobilidade, além de serem habilitados biometricamente nos casos de check-in, despacho de bagagem, controle de fronteiras, embarque, entre outros.

Nossas soluções digitais para fronteiras permitem etapas de viagem digital no controle de imigração para mais de 70 governos e todas as nações do G20, enquanto nossas soluções de processamento de passageiros oferecem experiências de jornada digital biométrica e móvel para viajantes, que podem ser desvinculadas de pontos fixos no aeroporto.

Uma abordagem em conjunto é essencial

Mas, claramente, há muito trabalho a ser feito antes que as viagens digitais se tornem uma realidade universal. À medida que desenvolvemos e inovamos nesta área crucial, reconhecemos a necessidade de a indústria adotar uma abordagem em conjunto. Há a necessidade de evoluir para uma identidade digital universal para viagens, não iniciativas pontuais, autônomas, para um aeroporto ou operador de transporte, cobrindo apenas uma única viagem.

Todos nós do setor de viagens devemos garantir que as identidades digitais se tornem reutilizáveis para os viajantes, em todas as viagens, em todos os aeroportos, centros de cruzeiros, estações ferroviárias e pelo mundo. Isso é especialmente importante porque vemos o aumento dos serviços intermodais, como na Holanda (AirTravel, da KLM, por exemplo) e na França (o serviço ‘Train + Air’ oferecido pela SITA para o cliente SNCF Voyageurs, por exemplo).

A SITA está em conjunto com órgãos da indústria como ICAO, IATA e ACI, defendendo padrões globais e ações, como a DTC, da ICAO. Estamos ainda honrados em fazer nossa parte no desenvolvimento da iniciativa Safe & Seamless Traveler Journey (SSTJ) do World Travel & Tourism Council (WTTC).

É vital trabalhar em colaboração com companhias aéreas, aeroportos, agências de fronteira, órgãos do setor e outros parceiros em todo o mundo. É por isso que continuamos a realizar testes colaborativos e Provas de Conceito (PoCs) com os clientes, para evoluir o processamento digital de passageiros e soluções de fronteira para o futuro. E é por isso que continuamos a identificar parceiros e potenciais PoCs para promover a causa digital para o setor de viagens.

Colocando a teoria em prática em Aruba

A SITA tem uma série de iniciativas em andamento. Uma que posso fazer mencionar aqui se refere ao nosso trabalho de viagem digital com o governo de Aruba, juntamente com o parceiro de tecnologia Indicio.tech, que testou a pré-autorização de viajantes que visitam a ilha usando um aplicativo móvel e uma rede segura da SITA.

Com uma identidade digital verificada, durável e que preserva a privacidade em seus dispositivos móveis, os viajantes podem desfrutar de entrada rápida ao chegar ao aeroporto de Aruba, bem como ter acesso a muitos dos locais da ilha, como restaurantes, lojas e clubes.

O trabalho da SITA com Aruba será expandido para incluir o DTC da ICAO, permitindo que as autoridades aeroportuárias, as companhias aéreas e o governo ofereçam aos viajantes a capacidade de compartilhar com segurança suas informações biométricas e biográficas para automatizar sua jornada. O embarque biométrico e os portões eletrônicos na entrada/saída da imigração significam que os viajantes podem manter seu passaporte no bolso durante a viagem para facilitar seu trajeto ao passar por vários pontos críticos durante a viagem.

Esta é uma iniciativa empolgante, que enfatiza a importância de reunir os stakeholders do setor. E, novamente, esse é precisamente o ponto: se nossa indústria vai entregar os benefícios das viagens digitais globais de todo para qualquer lugar, com interoperabilidade e universalidade em seu centro, então deve fazê-lo como uma comunidade colaborativa.

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse www.sita.aero

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