Notícias

Golpistas enganam imigrantes e causam prejuízos 

De acordo com Daniel Toledo, advogado e especialista em Direito Internacional, o mais novo golpe consiste na venda de carros alugados

O número de brasileiros que querem deixar o país e se mudar para os Estados Unidos tem crescido a cada dia, mas essa quantidade é proporcional à quantidade de imigrantes que caem  em golpes de pessoas que se aproveitam de sua falta de crédito perante as concessionárias ou instituições de venda nos EUA.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o golpe mais recente é a suposta venda de carros de aluguel. “Os golpistas gostam de publicar anúncios de venda de carros em jornais direcionados às comunidades de imigrantes porque, geralmente, quem faz compras ou procura produtos nesses jornais são pessoas indocumentadas. Muitas vezes elas não têm um credit score para um financiamento ou entrarem, eventualmente, em um parcelamento com juros um pouco mais baixos, sendo alvos fáceis para esses golpistas”, revela.

O advogado relata que uma brasileira tentou comprar um carro, mas caiu  em um destes golpes. “Ela viu o anúncio de uma Dodge RAM 1500, que tem um valor médio de 50 mil dólares, por 16 mil dólares. Essa imigrante realizou o negócio e fez a transação, mas no fim das contas, o veículo era alugado e depois de algumas semanas as autoridades foram até a casa dessa brasileira e o veículo foi apreendido. O vendedor, claramente, nunca mais deu as caras e essa pessoa teve um enorme prejuízo, infelizmente”, lamenta.

Enquanto algumas pessoas estão chegando nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor, outras estão indo embora e não se importam em atrapalhar a jornada dos recém-chegados. “A maioria dos imigrantes chegam aos EUA com o dinheiro contado para comprar um carro e começar suas vidas. Quando eles veem uma oferta como esta, pensam que terão a oportunidade de dirigir um carro de 50 mil pagando menos da metade do valor. No entanto, o preço pode ser muito maior e gerar um grande incômodo financeiro e psicológico. Enquanto isso, as pessoas que aplicam esse tipo de golpe, majoritariamente, estão indo embora dos EUA e não se preocupam com possíveis investigações”, relata Toledo.

Em Houston, no Texas, uma quadrilha realizava golpes relacionados à venda de motos usadas. “Começaram a ocorrer algumas denúncias de motos furtadas na cidade e, quando a polícia começou a investigar, descobriu que se tratava de uma quadrilha que operava sem escrúpulos. Eles vendiam uma moto usada e a levavam até a casa do comprador, descobrindo, assim, onde eles moravam. Com a venda realizada e o pagamento efetuado, eles mantinham consigo a chave reserva e, após algumas semanas, passavam pela casa do comprador e roubavam a moto, antes mesmo de transferirem para o nome do novo dono. Essa quadrilha específica foi presa após a investigação”, declara o fundador da Toledo e Associados.

Para o especialista em Direito Internacional, a melhor alternativa é procurar uma concessionária e mitigar a chance de ter problemas. “Isso não significa que realizar compras no modo particular é um problema. Mas em uma concessionária o comprador pode verificar todas as licenças e informações sobre o veículo, inclusive a documentação. Acredito que se o imigrante se precaver, poderá minimizar o risco de cair em um golpe ou, até mesmo, em um mau negócio”, finaliza.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 163 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.