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“Comunicação plural para um turismo sem fronteiras” é tema de congresso da Febtur

Profissionais de comunicação que promovem o turismo têm encontro marcado em Salvador (BA), durante o I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), no período de 1 a 4 de junho. São esperados 120 profissionais de comunicação das cinco regiões do Brasil, representantes do turismo, além de e políticos e gestores públicos.

O Congresso traz o tema “Comunicação plural para um turismo sem fronteiras” e subtemas transversais presentes às mesas redondas, com foco para o afroturismo, etnoturismo, ecoturismo e turismo sustentável. A programação vai ativar o funcionamento da rede de comunicação por meio de ferramentas tradicionais, criativas e digitais da Febtur.

Oportunidades

A participação no Congresso Febtur é uma oportunidade única para jornalistas e comunicadores que desejam se atualizar e estar por dentro das tendências do turismo.

Com a proximidade do congresso as inscrições por parte de representantes dos segmentos de comunicação, autoridades, e imprensa nacional, aumentam. Entre os inscritos, representantes dos setores de turismo como hotelaria, agências de viagens, operadores e guias de turismo, representantes de restaurantes e similares e economia criativa, além de empresários, do terceiro setor e de estudantes das diversas áreas da comunicação e do turismo.

Programação

O evento possui limite de participantes e para os inscritos, o pacote oferece programação técnica, press trips, city tour, hospedagem, alimentação, transfers, confraternização e noites temáticas.

Em contrapartida, aos jornalistas e demais profissionais de comunicação caberá a missão de produzir conteúdo e reforçar a chegada desse conteúdo (gerado por eles) à população brasileira, além de chamar atenção acerca de importantes políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em todo o território nacional.

Parceiros e Convidados

A Coordenação Geral do evento é da seccional Febtur Bahia, em parceria com a Febtur Nacional, e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, via Secretaria de Cultura (Secult), e do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado do Bahia (Setur/BA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), o Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA).

Convites à autoridades se estenderam ao Ministério do Turismo (MTur) e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), às academias (universidades e Institutos) e a gestores estaduais e municipais.

O apoio recebido do trade turístico da Bahia e dos governantes do Estado e do município de Salvador é de extrema importância para a realização do Congresso. “Com a participação desses atores, o evento ganha maior visibilidade e voz, além de se tornar acessível a um público mais amplo”, diz o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro. Gorgônio ainda ressalta o papel do secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, que está empenhado em atender as solicitações, para que este seja um Congresso de alta qualidade.  

Heloisa Braga, presidente da Febtur Bahia, conta que os apoios demonstram a importância do congresso para a área de comunicação do turismo. “Isso mostra que o nosso evento é relevante e está alinhado com as demandas do setor. Esperamos que o Congresso seja um sucesso e que possamos contribuir para o fortalecimento do turismo no Brasil”, declara.

Comitivas

Representantes políticos e do trade turístico de vários estados brasileiros já acenaram positivamente para garantir presença ao Congresso da Febtur, a exemplo do Pará, São Paulo e do Nordeste.

Já estão confirmados congressistas dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amapá, Roraima, Acre e Amazonas.

Segundo José Maria Pinheiro, presidente Febtur Rio Grande do Norte, o estado nordestino possui a expectativa de seguir em comitiva com cerca de 20 profissionais de Natal para Salvador. José Maria entende ser este Congresso uma importante ferramenta para que os representantes do turismo brasileiro fiquem atentos à importância dos profissionais para uma comunicação plural e sem fronteiras.

Para jornalista especialista em turismo, Cassandra Teodoro, diretora da Regional Nordeste da Febtur Nacional, o Congresso vai mostrar a força da comunicação para a promoção dos destinos turísticos e promover principalmente a união destes comunicadores que buscam construir uma comunicação antirracista e representativa.

A FEBTUR – Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, é uma entidade que congrega jornalistas e comunicadores de turismo voltada para difundir e divulgar os destinos turísticos, além de debater e discutir assuntos ligados à comunicação direcionada para a atividade e o aprimoramento profissional dos seus associados.

Foto destaque por: Márcio Filho – MTUR