Viagens de ônibus atingiram R$ 500 milhões em vendas durante 2022
14 de dezembro de 2022/
VIAJAR DE ÔNIBUS
O que está claro é que as companhias aéreas querem cobrar o lucro perdido durante a pandemia de nós, os consumidores. Por conta disso, as viagens rodoviárias triplicaram, tanto que o ano de 2022, de acordo com estudos de marketplaces de passagens de ônibus Quero Passagem e Rodoviariaonline, apontaram que durante o ano de 2022 o grupo atingiu a marca de mais de 3,5 milhões de passagens vendidas. Assim, considerando vendas de passagens corporativas e vendas para o consumidor final, perfazendo um total de R$ 500 milhões.
Constatou-se também, o sudeste é a região com maior concentração em vendas (62,5%), seguida pelas regiões Sul (14,9%), Nordeste (13,8%), Centro-Oeste (6,8%) e Norte (2%). Além disso, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior volume de vendas e viagens. Ainda, a maior representatividade para o setor rodoviário se dá na região sudeste. Mas cidades da região Nordeste como Salvador e Recife se destacam pelo aumento crescente da demanda na região. Já Curitiba e Porto Alegre se destacam pelo aumento da emissão de turistas na região Sul. Importante salientar que os 5 terminais rodoviários brasileiros com maior fluxo de viagens (partidas e chegadas) são: São Paulo – Tietê, Rio de Janeiro – Novo Rio, Belo Horizonte – Tergip, Terminal de Campinas e SP – Barra Funda. Esses são os terminais mais emissores de turistas pelo Brasil.
AVIAÇÃO
Falando nisso, o Brasil tem o 5º maior espaço aéreo do mundo, mas a aviação representa somente 18% dos seus modais. Há um enorme potencial de crescimento na capacidade em viagens per capita pois o índice brasileiro é de 0,5, enquanto nos Estados Unidos é de 2,6, Espanha (4,5) e Chile (1,2). O modal rodoviário ainda representa 81% da forma como se transporta no Brasil. Estes e outros dados estão no estudo Desafios e tendências da Aviação no Brasil, encomendado pela IBS Software, líder de soluções SaaS para operações de missão crítica no setor de viagens, com apoio da ALTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e produzido pelo jornalista brasileiro Fabio Steinberg, analista de aviação independente e reconhecido por seu vasto repertório editorial sobre a indústria da aviação.
Cabe ressaltar que a aviação regional é essencial para a integração do território brasileiro, principalmente quando se trata de regiões remotas ou que só podem ser alcançadas por avião. Por conta da falta de conectividade, conexões absurdas e preço literalmente nas alturas, o Brasil registra 0,5 viagens por pessoa, número muito baixo em comparação aos apresentados nos Estados Unidos (2,6), Espanha (4,5) ou Chile (1,2), o que indica um enorme potencial de crescimento, principalmente se considerarmos o tamanho da população brasileira, de sua economia e a dimensão territorial do país. Confira mais aqui.
NATUREZA
A nova realidade pós-pandemia leva as pessoas a optarem por locais com natureza e ao ar livre, evitando grandes aglomerações de pessoas e ambientes fechados. Esta situação beneficia o Brasil devido às suas fantásticas condições que lhe permitem atrair mais turistas internacionais. No entanto, a o deslocamento em nosso país depende quase inteiramente das viagens aéreas, só que, dos 5.500 municípios brasileiros, apenas cerca de 130 são cobertos por rotas de aviação comercial. É tão ruim, tão contramão e problemático viajar pelo Brasil que as reclamações dos passageiros levadas aos tribunais impactam impactam nos preços. Sim, somos nós que estamos pagando pela incompetência das aéreas. Pagamos desde o despacho das bagagens e até a incompetência delas. Só para você saber, no mínimo, um caso levado adiante no Brasil equivale ao custo de 17 passagens, podemos ter a dimensão do impacto deste tipo de prática na estrutura de custos das companhias aéreas como um todo.
Em conversa com a Presidente da ABAV de Santa Catarina, Conceição Junckes, fui informado que a ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, a associação promoveu durante o ano webinars sobre destinos, atrações e serviços gratuitamente para associados e não associados com o objetivo de ampliar conhecimento e trazer inovação na gestão de negócios, principalmente de agentes de viagens. No total, mais de dez mil pessoas, entre profissionais e estudantes de todas as áreas do Turismo foram capacitados. Na semana passada, o ICCABAV on-line fechou o ano com o treinamento do destino São Luís. Esta foi a sétima capacitação que aconteceu de forma remota e gratuita. Fizeram parte da agenda: Entenda os Efeitos da MP 1.036 para Reembolsos e Remarcações; VIA Rail Canada – Ame a Viagem; Disney Destinations; Descubra o Rio Grande do Norte; Visit Orlando apresenta suas novidades em 2022 e Colômbia: Um Destino Diverso e Acolhedor, todos disponibilizadas na playlist ICCABAV no YouTube da ABAV Nacional.
Durante o ano ocorreram também três capacitações presenciais da Procolombia (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre) e, nos três dias de ABAV Expo, a maior feira do setor de Turismo do Brasil, 75 capacitações, painéis e palestras na Vila do Saber – área do evento dedicada às oportunidades educacionais -, que abrangeram temas desde destinos turísticos nacionais e internacionais, inclusão, diversidade e acessibilidade, vendas, marketing, tecnologia e mais, que podem ser assistidas através das playlists Vila do Saber (Dia 1, Dia 2, Dia 3) que também estão disponíveis no YouTube da ABAV Nacional. A ABAV Nacional fará a partir da próxima semana um levantamento com os participantes das capacitações de 2022 sobre temáticas que acreditem necessárias para o ano de 2023. As sugestões serão consideradas para o planejamento do próximo ano.
SANTUR & ACESSIBILIDADE
Liberdade e acessibilidade: assim poderia ser definido o projeto Praia Acessível, afinal todo mundo merece um bom banho de mar. A iniciativa recebe o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e já atendeu pessoas com graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas. Para a temporada 2022/2023, a Santur, viabilizada pelo Núcleo de Projetos, prevê a doação de 15 cadeiras anfíbias para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), quatro para a prefeitura de Penha, quatro para a prefeitura de Praia Grande e três para a prefeitura de Florianópolis, com o objetivo de promover acessibilidade aos catarinenses, turistas e visitantes. As tratativas iniciarão na próxima semana. Realizado desde 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o projeto Praia Acessível agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estados, distribuídos nos balneários catarinenses. Ao todo, o investimento já passa de R$ 540 mil, configurando-se como a maior iniciativa do gênero no Brasil.
“Esse é um dos projetos mais significativos que a Santur tem o prazer e a felicidade de apoiar Queremos que todas as pessoas tenham a oportunidade de aproveitar o verão com dignidade e segurança. É um jeito de proporcionar experiências incríveis às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em nosso litoral, é gratificante ver o empenho de todos para fazer o projeto acontecer”, diz o presidente da Santur, Henrique Maciel. Para mais informações, acesse aqui. Você pode encontrar também no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para as plataformas IOS e Android, na área de praia, podem ser conferidas as condições do mar, os endereços dos postos guarda-vidas e também em quais praias de Santa Catarina as cadeiras estão disponíveis.
TURISMO RELIGIOSO
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1308/19, do Senado, que inclui o estímulo à interiorização do turismo e a valorização do turismo religioso nos objetivos da Política Nacional do Turismo (Lei 11.771/08). Segundo o autor da proposta, os investimentos públicos no setor de turismo são atualmente direcionados aos grandes centros. e, deixar explícito o estímulo à interiorização e a valorização do turismo religioso é garantir atenção a pequenos polos em muitas cidades.A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.