Notícias

Bonito é reconhecido como destino Carbono Zero; agência se destaca por sustentabilidade

Bonito, no Mato Grosso do Sul, já um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil. A cidade, conhecida seus rios e nascentes de águas cristalinas, é visitada anualmente por milhares de turistas nacionais e internacionais em busca de atividades como flutuação e mergulho.

Mas isso não significa que a natureza do lugar é explorada de forma indiscriminada. Muito pelo contrário. Tanto os atrativos, quanto as empresas que atuam na cadeia turística regional, buscam desenvolver uma prática sustentável, que proporcione experiências únicas aos visitantes sem deixar de preservar a rica biodiversidade local.

Não à toa, Bonito está sendo reconhecido como o primeiro destino de ecoturismo Carbono Neutro do mundo. A certificação, concedida pela Nações Unidas para o Clima, confirma os esforços realizados nos últimos anos para alcançar esse objetivo.

Como é o caso do voo entre São Paulo e a cidade sul-mato-grossense, operado pela Gol Linhas Áreas desde dezembro de 2021, que é a segunda rota no país com a certificação de neutralização de emissão de carbono.

A certificação ocorre nesta quinta-feira (15), no Sesc da cidade.

Turismo responsável

O desenvolvimento do turismo sustentável também é reforçado pela ação das agências locais, como é o caso da Acqua Studio de Viagens. A empresa, que atua há oito anos com roteiros e experiências de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, é a primeira da cidade a receber a Certificação Socioambiental Selo Verde do Instituto Chico Mendes.

Único studio de viagens do destino, a Acqua Studio de Viagens oferece roteiros que priorizam personalização e flexibilidade, promovendo experiências que respeitam as normas ambientais de Bonito e colaboram para o crescimento da comunidade local, destacando, além das belezas naturais, os aspectos histórico-culturais da região.

O selo utiliza avaliação do PROCERT – Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental, seguindo critérios como política de sustentabilidade implantada na agência e gestão social e ambiental.

Mais informações: www.acquaviagens.com.br

Imagem: Hudson Garcia