Matérias

Turistas citam preços altos e hospitalidade em pesquisa sobre o Rio

A pedido da Secretaria estadual de Turismo (Setur) e da Companhia de Turismo do Rio (TurisRio), a Fundação Getúlio Vargas(FGV) traçou o perfil de visitantes e estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Segundo o estudo, as praias, a beleza natural e a hospitalidade são os grandes atrativos do Estado. A violência, o trânsito e os preços altos, fazem parte dos pontos negativos.

A pesquisa revelou ainda que a maioria dos turistas tem entre 25 e 34 anos e usa a internet para se localizar, fazer reservas e se informar. Cristo é a palavra mais citada entre os brasileiros depois das “praias”, e em terceiro, está a “violência”. Já entre os estrangeiros a primeira palavra que vem à cabeça é “carnaval”, seguida de “praias” e “Cristo”.

Segundo o presidente da TurisRio, Paulo Senise, a pesquisa além de servir para entender as preferências dos visitantes, também orientará os investimentos em marketing que serão aplicados em 2016 e após o ciclo olímpico. Dados da Turisrio informam que só no ano passado o estado recebeu cerca de 1,6 milhão de turistas estrangeiros, crescimento de 32% em relação a 2013. Para Senise, a Copa do Mundo contribuiu para o aumento.