Matérias

RELEITURA DA CULINÁRIA GAÚCHA NO PARADOR CASA DA MONTANHA

“Revolução da Culinária Farroupilha” ocorre de 16 a 18 de outubro no Ecovillage

O melhor da culinária gaúcha ganhará uma releitura por renomados chefs gaúchos da atualidade. Essa é a proposta do evento “Revolução da Culinária Farroupilha” que ocorre no Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul,de 16 a 19 de outubro. Durante um final de semana, seis chefs convidados terão a deliciosa missão de criar pratos com ingredientes típicos do Rio Grande do Sul com uma roupagem contemporânea. Os chefs Vico Crocco, Vicente Sperotto, Leonardo Magni, Liliana Andriola, Arika Messa e Marcelo Schambeck assinam o cardápio do evento que promete muito mais do que alta gastronomia.

A iniciativa proporciona uma experiência única e incrível, combinando os sabores marcantes da culinária gaúcha, o cenário de uma das regiões mais belas do sul do país e a hospedagem em um dos hotéis mais exclusivos e diferenciados do Brasil. Um encontro especial em um lugar aconchegante, que une charme, conforto e gastronomia. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3295.7575 ou pelo e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

Confira quem são os seis especialistas culinários convidados:

Chef Vico Crocco

Por 12 anos viveu na Europa, lá estudou na renomada escola alemã JRE Akademie. Teve a oportunidade de descobrir sua paixão pelas panelas e seus sabores cozinhando com Ulf Dörge no restaurante e vinoteca Walter & Benjamin. Trabalhou ao lado do chef Harald Rüssel, o que possibilitou elaborar pratos regionais e apresentá-los de forma contemporânea. Além disso, atuou com Peter Goosens, considerado um dos melhores chefs do mundo e o melhor da Bélgica.

Chef Vicente Sperotto

Aos 12 anos o chef leopoldense, Vicente Sperotto, começou a aventurar-se na cozinha fazendo pizzas em casa. Formado em Gastronomia pela Unisinos, hoje, com 33 anos, o chef e proprietário do Restaurante Vero, em São Leopoldo, mostra muita confiança nos pratos que apresenta, fruto de uma larga experiência em restaurantes de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, trazendo uma gastronomia moderna com toques rústicos e influência italiana.

Chef Leonardo Magni e Liliana Andriola

Formados pela Unisinos e tendo cursado o pós-titulo em arte culinária na IAG (Buenos Aires), os chefs complementaram seus estudos com cursos rápidos no exterior em escolas como a tradicional Le Cordon Bleu, em Paris, e Brooklin Kitchen, em Nova Iorque. No Brasil, atuaram em restaurantes como Carême e Hotel Pestana, ambos no Rio de Janeiro. Desde 2009 são os proprietários do Mandarinier Gastronomia, inicialmente atuando apenas em eventos. Em 2013, abriram as portas do bistrô com o mesmo nome, localizado em Porto Alegre, onde atuam até hoje.

Chef Arika Messa

Formada em Gastronomia pela Unisinos, em 2006, atualmente é professora de gastronomia do Senac Porto Alegre, e proprietária de uma empresa que atua com lanches e burgers especiais em feiras gastronômicas e eventos particulares em Porto Alegre e no interior do estado. A chef, fiel participante do evento Comida de Rua de Porto Alegre, traz uma culinária irreverente, com forte influência da culinária regional. Também com passagem pelo Hotel Casa da Montanha, mantém-se forte na arte de servir com estilo e requinte.

Chef Marcelo Schambeck

Chef e proprietário do restaurante Del Barbiere, um dos nomes de maior destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado em Gastronomia da Unisinos, já trabalhou ao lado de chefs, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême no Rio de Janeiro. Passou também por experiências nas cozinhas de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso dos produtos orgânicos.

Abaixo a programação:

Sexta-Feira, dia 16 de outubro, às 20h, jantar de boas vindas com os chefs Vico Crocco e Arika Messa.
Sábado, dia 17 de outubro, às 12h30, tradicional churrasco campeiro com pitadas dos chefs convidados.
Sábado, dia 17 de outubro, às 20h30, jantar especial: 6 chefs e uma Revolução na Culinária Farroupilha.

– Entrada fria – chef Vicente Speroto (Consomê de pato com laranja queimada, pêssego tostado, mousse de queijo de cabra, crocante de parma)

– Entrada quente – chef Marcelo Schambeck (Batata doce, cogumelos, creme de ossobuco, repolho tostado)

– Primeiro prato – chef Vico Crocco (Truta poche, vinagrete de nirá e salsinha com verdes defumados)

– Prato principal – chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola (Arroz negro caldoso, linguiça artesanal de cordeiro e tartare de pêra com butiá)

– Sobremessa – chef Arika Messa (Vermelhos do Pomar: mirtilo, amora, framboesa e morango)

Domingo, dia 18 de outubro, almoço campeiro. Check out.

Parador Casa da Montanha

Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.