Matérias

QUEIJO DE BÚFALA PORTO-SEGURENSE É PREMIADO EM CONCURSO NACIONAL

O segmento de Turismo Rural em Porto Seguro está em plena expansão e já é destaque nacional e internacional, com suas rotas, vivências e produtos produzidos artesanalmente. 

Produtos fabricados artesanalmente na Fazenda Trevo dos Búfalos, Arraial d’Ajuda, foram premiados na 6ª edição do concurso Prêmio Queijo Brasil, promovido pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Dividido em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e desafio, a premiação entre 7 e 9 de julho, reuniu jurados que seguiram uma metodologia especialmente desenvolvida para o concurso, valorizando cada estilo de queijo, avaliando a aparência interna e externa, aromas, textura em boca, sabor e equivalência ao segmento. Ao todo, queijos de 18 estados brasileiros e de 199 cidades concorreram, passando por 975 avaliações criteriosas.

A Fazenda Trevo dos Búfalos conquistando as medalhas na categoria Queijo Frescal – medalha de prata; Queijo Nozinho – medalha de bronze; e Queijo Burrata – medalha de bronze. Além desses estilos, a fazenda produz em torno de 15 tipos de queijos, entre ricota, burrata, frescal, bola, iogurte grego, entre outros, todos feitos 100% com leite de búfala.

“Devemos a este resultado o empenho de toda a família e colaboradores apaixonados pelo trabalho artesanal, bem como, ao estímulo da Secretaria da Agricultura quanto aos padrões do selo de inspeção que nos permitir estar à frente das exigências da vigilância sanitária e, também, por fazermos parte do roteiro turístico rural, aprimorando nossos produtos para oferecermos o melhor e mais seguro produto aos nossos visitantes”, destaca o empreendedor, Roberto Cangussu, comemorando os 50 anos de tradição na criação dos animais, produção de laticínios, e, em especial, as medalhas que condecoram a riqueza do produto. 

O turismo rural é um dos focos da gestão do prefeito, Jânio Natal e do vice, secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, desenvolvendo projeto de impulsionamento do nicho, valorizando os mais diferentes potenciais do segmento no município. “Esse posicionamento, incentiva as rotas, as experiências no campo, além de degustação de produtos deliciosos e, é por essa importância e qualidade, que esses prêmios foram consolidados”, destaca a superintendente de Produto Turístico, Aline Rodrigues.