Procissão e missa solene marcam Festa de Nossa Senhora da Pena em Porto Seguro
Porto Seguro viveu um dia de fé e devoção ao celebrar a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Pena, neste 8 de setembro. A programação começou cedo com a tradicional Alvorada Solene às 5h, seguida pelo Ofício de Nossa Senhora e a acolhida das romarias, que trouxeram fiéis de diversas partes da cidade e visitantes de todo o Brasil. A Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Edson, foi um dos momentos mais marcantes, reunindo paroquianos, autoridades e gestores públicos, como representantes da Prefeitura de Porto Seguro.
A celebração contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, que integra o evento a uma rica programação cultural, com feira de artesanato, artistas locais e gastronomia na Cidade Histórica. Segundo o secretário de Turismo, Guto Jones, “a festa de Nossa Senhora da Pena é um dos eventos mais importantes para a cultura local, fortalecendo identidade religiosa e atraindo visitantes de todo o Brasil”, diz, acrescentando que o turismo religioso tem se destacado em Porto Seguro, impulsionando o fluxo de turistas, em agosto e setembro.
Ao longo do dia, a programação continuou com uma Missa dedicada aos artistas e escritores da cidade às 13h e, às 15h, a grande Procissão percorreu as ruas históricas, unindo fiéis em um momento de profunda devoção. A procissão celebrou séculos de tradição religiosa e reforçou o papel da padroeira para a cidade.
O encerramento das festividades aconteceu às 18h30, com a bênção do Santíssimo e a Coroação de Nossa Senhora da Pena. A celebração também marcou a abertura oficial do Ano Jubilar, comemorando os 490 anos de devoção à padroeira de Porto Seguro, em um evento que mistura fé, tradição e cultura, reforçando a cidade como um importante destino do turismo religioso no Brasil.
Verônica Menezes Porto
Jornalista – MTB 077787