Eventos,  Matérias,  turismo

Os eventos paralelos proporcionaram o encontro de diferentes áreas do turismo em um mesmo espaço.

Reuniões de entidades nacionais e estaduais  atraíram para o evento profissionais e empresários de diferentes áreas que compõem o macrossetor turístico.

O turismo possui 21 atividades diretas, ou seja, que existem exclusivamente para turismo, 142 atividades indiretas, 191 atividades compartilhadas e 217 atividades aquecidas pelo exercício da atividade. Dos 1329 Cadastros Nacional de Atividade Econômica (CNAE), 571 setores possuem algum envolvimento com atividades turísticas. Os números mostram a realidade de uma indústria que, no Brasil, contribui com mais de 8% do Produto Interno Bruto – PIB, nos colocando como a 12ª maior economia turística global.
Este setor que emprega mais de 6,8 milhões de pessoas e que tem o orgulho de figurar no topo da lista mundial quando o assunto é turismo doméstico, esteve reunido na capital catarinense de 13 a 15 de agosto, durante o Encatho & Exprotel.
Durante os três dias de evento, mais de 3.700 circularam pelo evento para participar de uma ampla programação. Entre os destaques, as reuniões e encontros de entidades e órgãos públicos, da esfera nacional e estadual, mostrando que a união de todos fortalece ainda mais os diferentes segmentos, como afirma o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti. “O Encatho & Exprotel foi um sucesso. Um grande público participando das atividades, profissionais de altíssimo nível nas palestras, uma feira diversificada em produtos e serviços com as principais soluções para o turismo e hotelaria, bem como, a participação ativa das entidades do trade, trazendo para o evento seus associados e empresários do setor. Este movimento conjunto mostra a força do macrossetor turístico catarinense para todo Brasil”, salienta.
E não foi somente a união das entidades do trade que o evento proporcionou. A aproximação do poder público com a iniciativa privada também foi um dos pontos a serem destacados durante todo evento. “A vinda do Ministro do Turismo, do diretor nacional do SEBRAE, da vice-governadora e demais autoridades, traduz a importância de ouvir, dialogar e planejar com quem faz do turismo a indústria certa para os países que querem crescer”, enfatiza Vailatti.  Ele destacou também a importante participação das Instâncias de Governança Regionais – IGR’s. “No Brasil onde o turismo doméstico prevalece, poder mostrar as oportunidades de cada região turística dentro do evento, capacitando empresários para esta comercialização e permitindo o networking foi também um dos destaques desta edição”. Por fim, Osmar Vailatti fez um agradecimento especial aos expositores, hoteleiros, entidades do trade e profissionais da imprensa. “Aos que confiaram em nosso trabalho, apoiaram incansavelmente e trabalharam junto para que evento fosse um sucesso, deixo aqui meus agradecimentos”.
Confira agora os eventos que integraram a programação do Encatho & Exprotel 2019. Nas próximas news iremos falar sobre os expositores que participaram da Exprotel, além do registros de ações que aconteceram durante o evento.