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Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega à terceira edição

O 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega a mais uma edição com muitas novidades apresentadas nesta terça-feira, 9 de setembro, na Casa Argentina. O evento também conta com o lançamento do guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”, promovido pelo Programa Passaporte Verde, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

O Prêmio, que reconhece as melhores ações do mercado e engloba iniciativas de toda a cadeia turística, terá inscrições de 9 de setembro a 30 de outubro, no site da Associação (www.braztoa.com.br).

 

Neste ano, Maceió será palco da grande premiação, marcada para 28 de novembro, abrindo a Convenção Braztoa. Na ocasião, os associados terão diversas oportunidades de interagir com o tema em atividades preparadas pela diretoria socioambiental da entidade.

 

Mas as novidades não param por aí. Uma plataforma digital disponibilizará ferramentas mais dinâmicas para inscritos e jurados, facilitando o cadastro dos dados necessários e também o processo de avaliação. A Braztoa trará uma bancada maior de jurados, para que cada categoria tenha uma comissão julgadora exclusiva. Para completar, os vencedores desta edição serão convidados a palestrar no Senac, como forma de compartilhamento e divulgação dos cases de sucesso.

 

 

Serão premiadas cinco categorias:

  1.  Associadas Braztoa (1º, 2º e 3º lugar): exclusivo para as empresas afiliadas à entidade;
  2.  Agências de Viagem (1º, 2º e 3º lugar);
  3.  Meios de Hospedagem (1º, 2º e 3º lugar);
  4.  Parceiros Institucionais (1º, 2º e 3º lugar);
  5.  Parceiros do Trade (1º, 2º e 3º lugar);
  6.  TOP Sustentabilidade

 

 

Empresas que podem concorrer:

  •  Associadas Braztoa
  •  Agências de Viagem (Emissivo e receptivo)
  •  Hotel, resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
  •  Fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais.
  •  Operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadora de veículos, empresas de câmbio e de assistência ao turista, entre outros.

 

 

 

As categorias serão avaliadas sob o ponto de vista de todos os critérios estabelecidos, como:

  •  Impactos ambientais, socioculturais e econômicos
  •  Incentivo ao turismo sustentável
  •  Viabilidade financeira
  •  Abrangência e Replicabilidade

 

 

Todas as iniciativas inscritas concorrerão às categorias de acordo com sua área de atuação. A que mais se destacar será a ganhadora também na categoria TOP SUSTENTABILIDADE.

 

Andrea Leone, diretora socioambiental da Braztoa, comemora a evolução do Prêmio e a disseminação da importância da sustentabilidade no turismo. “Estamos muito felizes com os avanços do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Divulgar boas práticas e fazer com que essas informações cheguem ao consumidor são nossas prioridades”, disse Andrea.

 

“Neste ano teremos a cerimônia de premiação de uma maneira diferente e bem interativa. Vamos aproveitar a Convenção Braztoa para que todos os associados estejam reunidos para celebrar esse momento, que é o exemplo prático da nossa meta: a de engajar todos os elos da cadeia do setor a trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento constante de um turismo sustentável e valorizar as empresas que já tem essa visão de mercado”, reforça Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA.

 

“A Travelport sabe a importância da preservação do meio ambiente. Todas as indústrias, incluindo a turística e de negócios, devem se mobilizar para desenvolver ações sustentáveis. Não se trata, apenas, de garantir qualidade de vida para nós e às próximas gerações, o que já seria uma razão nobre. O que está em jogo é o futuro da atividade. A parceria de sucesso da Travelport com a BRAZTOA serve de exemplo e estímulo à conscientização de todos,” afirma Luís Vargas, country manager da Travelport no Brasil.

 

“Entre outras ações, o programa da Braztoa estimula os seus integrantes a avaliar com constância os seus parceiros comerciais. Este aspecto, em particular, reduz os riscos de responsabilização por falha profissional”, destaca Mário Gasparini, diretor da Ifaseg, empresa que gerencia riscos para organizações que movimentam mais de 50% do mercado de turismo do Brasil.

 

O Prêmio conta com o patrocínio da Travelport e Ifaseg/QBE; Parceiros Institucionais: Partner of The Global Partnership for Sustainable Tourism e PNUMA; Parceiros de Mídia: Mercado & Eventos, Panrotas e Travel 3; Consultoria: Eccaplan; Apoio: Alemanha e Senac.

 

 

O Programa Braztoa de Sustentabilidade

O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

 

Sobre o Guia: Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas

Ecoeficiência na prática – Voltado para empresários do setor do turismo, o guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas” traz sugestões e dicas de como iniciar um processo de melhoria da ecoeficiência do negócio. O objetivo é mostrar ser possível atingir benefícios visíveis e aumentar a rentabilidade do negócio, em especial os de hospedagem e alimentação fora do lar, com a adoção de medidas simples.

 

Com enfoque em cinco dimensões da sustentabilidade – eficiência energética, uso racional da água, redução no desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e responsabilidade social, o guia é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com apoio-técnico financeiro do banco Itaú Unibanco. A ação é parte da campanha Passaporte Verde, uma iniciativa global do PNUMA que utiliza o apelo emocional de turismo e viagens para incentivar consumidores e empresários a optarem por práticas mais sustentáveis. A campanha conta  com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).