Matérias

Passagens Rodoviárias na era web

Lukasz Gieranczyk – Foto: Divulgação

Em um ano de atividade, a Quero Passagem já conquistou bom posicionamento no mercado de venda de passagens rodoviárias online. O portal tem 450 mil page views e comercializa aproximadamente 10 mil bilhetes por mês, número que representa também a quantidade de buscas diárias por trechos rodoviários. Ao todo, a empresa conta com 35 empresas de viação parceiras, que cobrem 80% dos trechos do país e para destinos internacionais como Buenos Aires e Assunção.

Basta ao cliente entrar no site (www.queropassagem.com.br) e, por meio de um buscador, escolher um dos mais de 3 mil destinos disponíveis, a companhia de ônibus de sua preferência, o dia e horário da viagem e fazer o pagamento. Tudo pelo computador, celular ou tablet.

O site detém 10% de participação neste mercado, mas a meta é ir além, segundo o fundador e CEO Lukasz Gieranczyk. “Queremos chegar a 30 mil passagens vendidas por mês e atingir a marca de 500 mil usuários únicos até dezembro de 2015. Também temos um projeto bastante avançado para agregar no site a possibilidade de realização de reservas de hotéis, aluguel de carros e aquisição de seguro-viagem”, comenta. Contando com um investimento inicial de R$ 150 mil, sem precisar captar fundos e investimentos externos, a plataforma já é autossuficiente.

A empresa é capaz de se utilizar do próprio lucro não só para pagar todas as despesas do negócio, mas também para investir em sua expansão no próximo ano. “Ainda no primeiro semestre de 2015, projetamos lançar uma versão da plataforma para o mercado mexicano”, afirma Lukasz.

Entre os trechos mais procurados no Brasil, os maiores destaques ficam por conta da Região Sudeste: São Paulo-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-São Paulo, Campinas-São Paulo, Belo Horizonte-São Paulo e Belo Horizonte-Rio de Janeiro. Tais trajetos representam 30% de todas as vendas e pesquisas do portal.