Matérias

Mercado Público ganha obras de arte com história de Joinville

A partir deste final de semana, os visitantes que chegarem ao Mercado Público Municipal vão se supreender com duas grandes telas que retratam, com beleza e sensibilidade, a história, a cultura e as tradições de Joinville.

 As obras são de autoria do artista plástico Wilson Lamberto Doin e serão oficialmente doadas ao município no próximo sábado (29/3), às 10h, no Mercado Público, com a presença do vice-prefeito Rodrigo Coelho.

 Com apoio da Fundação Turística de Joinville, os painéis – que estarão expostos nas duas entradas do Mercado Público – levaram dois anos para ficar prontos.

 De acordo com Wilson Doin, a tela colorida, com medida de 3×3 metros, retrata a alegria do povo joinvilense, as suas festas tradicionais, a dança, a gastronomia, a arquitetura e os produtos típicos comercializados no Mercado, a antiga fertilidade do rio Cachoeira e, como tesouro maior, a presença da orquídea, que simboliza o título de “Cidade das Flores”.

 O outro painel, em cor sépia (tonalidade que aparenta uma imagem envelhecida), registra o passado de Joinville, a revolução civil que ocorreu nos anos de 1930, os moradores e seus trajes de época e o transporte da erva mate pela serra Dona Francisca.

 “O Mercado Público Municipal é um ponto de encontro de turistas, amigos e das famílias. Ao apreciar as obras, o visitante vai conhecer e levar com ele a lembrança das melhores coisas de Joinville”, comenta Doin.

 Além de embelezar o espaço, a ideia é utilizar as ilustrações, também, em souvenirs do Mercado Público, como sacolas, pratos, canecas, copos e chaveiros.