Menina paulista de apenas 14 anos é convocada para representar o Brasil em Campeonato Mundial de Dança Esportiva na China que precede os Jogos Olímpicos da Juventude
Nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, acontece na cidade de Wuxi, que fica próxima a Shanghai, no leste da China, localizada às margens do lago Taihu, um dos maiores campeonatos mundiais oficiais da WDSF (World Dance Sport Federation), o World Championship Sub-18. O evento precede as competições de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude em 2026. O presidente da WDSF, Shawn Tay, que organiza o evento,explica: “Nosso Campeonato Mundial de Breaking Juvenil representa o auge de muitos esforços, os melhores jovens B-Boys e B-Girls de cada país que buscam competir contra os melhores do mundo estão nessa competição para chegar nos Jogos Olímpicos da Juventude. O Wuxi World Youth Breaking Championships também marcará o início de um novo sistema de classificação global para B-Boys e B-Girls após Paris 2024, que vamos divulgar no ano de 2025”, conclui Tay.
O Brasil vai estar presente nesse mundial! Na seleção brasileira, sendo a mais nova do time, uma menina de apenas 14 anos com uma história de superação chama a atenção e já está com o passaporte carimbado para a China, estamos falando da paulistana Chaya Gabor, conhecida como B-Girl Angel do Brasil, ela que também foi recentemente a primeira B-Girl brasileira com 14 anos a passar na qualificatória de B-Girls Adultas da Red Bull BC One Cypher Rio de Janeiro, que aconteceu este ano em julho e agora teve o nome escrito na lista de convocação divulgada pela Confederação Nacional de Dança Desportiva (CNDD) para o Mundial da China. Muito feliz, declarou:
“Comecei a dançar Breaking com 3 anos de idade, desde pequena sempre estive presente nas competições culturais e depois nas esportivas! Meu treino sempre foi intenso e de alto rendimento junto com o Dunda que é o meu treinador, o que tem aberto portas para participar de competições nacionais e internacionais. Fiquei feliz de ter essa oportunidade de competir do outro lado do mundo! Foi através da CNDD, ficando no pódio de eventos oficiais do Breaking como esporte, que isso se tornou possível e é um grande estímulo para ir cada dia mais longe!”, finalizou.
Chaya apesar da pouca idade, tem 1,80m de altura, além do talento também carrega histórias de superação. De poucas palavras, discreta na forma de chegar nos eventos, mas com muita atitude nas competições, rápida nos movimentos, ela é dona de uma personalidade forte, na cena tem fama de “Braba”, o Breaking para ela não é um hobby, um passatempo, mas sim a sua vida! Guerreira desde que nasceu, pois foi uma prematura extrema de 850 gramas, ficou mais de 90 dias numa UTI Neonatal, a menina, que é carinhosamente chamada por seu treinador de “Senhorita Power Move”, pelo talento em assimilar os movimentos acrobáticos, também foi a primeira criança na história a ser finalista do Prêmio Sabotage, evento feito pela Câmara Municipal de São Paulo, participou de eventos como: Rival Vs Rival (SP), Master Crews (SP), Quando as Ruas Chamam (DF), Tattoo Experience (SP), 1° lugar na Batalha Final, sendo também a primeira criança a chegar e ganhar o 1º lugar na final do evento na categoria Kids, Angel também foi 1° lugar na Quebrada Viva Battle, em dupla, 1º lugar no All Dance Brasil. Em 2020, mesmo durante a pandemia, participou do evento mundial E-FISE Montpellier, na França, quando tinha apenas 10 anos, se destacando no cenário mundial, colocando o Brasil em 2º lugar, sendo ranqueada pelo evento internacional entre as 6 melhores B-Girls Kids do mundo. Em 2021, recebeu a indicação e premiação do Troféu Arte em Movimento e em 2022 e 2023, ganhou o Breaking Combate na categoria Kids e foi medalhista no Campeonato Brasileiro de Breaking Sport além de participar do Gymnasiade, que é conhecido como as olimpíadas do desporto escolar.
Esse ano, a menina passou por mais uma luta, quando foi diagnosticada no início do ano com Dengue hemorrágica e teve que ficar internada. Mas com uma força que vem da alma e com um corpo de atleta, ela se recuperou, voltando com tudo a tempo de ganhar uma das etapas do CBX SP
Street Power, ficar no Top 8 de B-Girls do Breaking Combate, no Top 16 adultos da Red Bull BC One no Rio de Janeiro, onde fez história e, agora, foi convocada para o mundial da China. É de Marcelo, pai da B-Girl Angel as palavras: “Nossa menina, apesar da pouca idade, sempre teve uma mente de campeã! Sempre foi uma guerreira, já nasceu batalhando, lutando e dançando! Esse é o primeiro evento internacional que ela vai sozinha sem a família e acreditamos que será uma grande oportunidade de crescimento na carreira e na vida pessoal dela! Temos muito orgulho da nossa galega!”.
Angel do Brasil é um dos grandes nomes da nova geração do Breaking Brasileiro. Está num trabalho intenso como atleta. Além disso ainda estuda, aprende idiomas e se dedica a outra arte que ama, que é a da pintura e desenho! Atualmente, B-Girl Angel do Brasil é patrocinada pelo Bolsa Atleta do Governo Federal.