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ABRACOHR – BRASIL realiza LIVE sobre Desafios e Tendências durante e pós-pandemia

Em 16 de outubro de 2020 às 17h38min precisamente, foi realizado no Auditório da ABRASEL-SP a LIVE promovida pela ABRACOHR – Associação Brasileira de Compradores para Hospitalidades e Restaurantes – com o tema; “Desafios e Tendências – Gestão de Compras, Gestão e Motivação de Pessoas e Segurança Alimentar – Durante e Pós-Pandemia para Um Novo Normal”.

O Evento teve como painelistas convidados; Michel Otero – Diretor da HotelShop, portal de compras do Grupo Nobiles Hotéis, Dra. Licínia de Campos – consultora, professora e palestrante especialista em higiene Alimentar e manipulação de alimentos, Enry Falbo – empresário e empreendedor de hotelaria, proprietário do Hotel Fazenda Coronel Jacinto e Renata Gioia – empresária e consultora da RA desenvolvimento de talentos, Gestão de Pessoas. A mediação do painel ficou por conta de Antonio Xavier, presidente da ABRACOHR.

Para um público limitado e seleto de convidados, os temas abordados no evento foram bastantes relevantes e em linha com o cenário global vivido por conta da Pandemia. Michel Otero, primeiro painelista, focou sua fala no severo cenário de retração em que a hotelaria vem passando neste momento, fornecendo dados de estudos da Hotelinvest sobre a recuperação da setor, estimada somente para 2022. Em contra partida, sugeriu aos empresários inovações e adequações no sentido de reverem seus negócios e aproveitar a onda tecnológica para inovar; “neste momento, em que o futuro tecnológico foi forçado a se antecipar, o empresário precisa se adequar!” , discorrendo sobre a plataforma HotelShop, uma modalidade de compras integrada e “on line” que aproxima o fornecedor do comprador com várias vantagens. Com um discuro muito bem articulado e fundamentado, nos agraciou no final com um fragmento do poema de Don Antonio Machado – ilustre voz da geração de 98 da literatura espanhola que diz assim; “Caminante, no hay camino, se hace camino a andar” (Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho a andar!). Uma alusão sobre descobrir novas formas de inovar.

O segundo painelista, Enry Falbo também focou o seu discurso no momento crítico em que a hotelaria e o setor hoteleiro e gastronômico vêm atravessando. Antonio Xavier pediu que ele relatasse alguns exemplos de inovações no Hotel Coronel Jacinto que permitiram auferir novas receitas por conta destas ações. Falbo discorreu sobre mudanças tanto no sentido comercial quanto de segurança, tendo os mais significativos; A flexibilização de mensalistas no hotel, por conta de famílias estarem em condições de home-office, o fornecimento de kits de alimentos para as atividades off-roads que o hotel oferece, o reforço em segurança alimentar com rigor nos elementos de manipulação e embalagem dos produtos, dentre outras. Estas ações alimentares acabaram por proporcionar experiências adicionais aos hóspedes, pois nas atividades off-road tiveram também a oportunidade de receber cestas de pique-nique e agregar esta atividade ao ar livre. Estas ações ilustram que o estado de limitação também é uma grande oportunidade de agregar valor ao cliente.

A terceira painelista, Dra. Licínia de Campos focou seu tema em um dos pontos de maior preocupação na atualidade – A segurança alimentar. Sabemos que este tema é polêmico e que, por mais avanços que os restaurantes tiveram nos últimos tempos, ainda há estabelecimentos que comentem falhas em seus processos e que comprometem a qualidade segura dos alimentos. Dra. Licínia possui 40 anos de vivência na área e atua por seis meses no Brasil e seis meses nos Estados Unidos. Em comparação acerca da resiliência entre os dois países, elogiou o Brasil como um país com mais aceitação às mudanças, enquanto grandes redes norteamericanas fecharam as portas por resistência às adequações sanitárias. Finalizou dizendo que modalidades como buffets por quilo, self services em geral e algumas outras modalidades tenderão a se reinventar, uma vez que nos dias atuais a população é muito mais informada e possui plenas condições de avaliar a qualidade do alimento que vai consumir.

Por fim, a Dra. Renata Gioia, focou no tema do comportamento humano. Os efeitos da pandemia nos anseios do ser humano, as alterações de humor e comportamento dentre outras reações por conta do isolamento social. Destacou a importância da preservação dos realcionamentos, a importância da interação com as pessoas e a análise de foro íntimo de cada indivíduo, no intuito de resgatar atitudes mais solidárias e humanizadas, bem como o cuidado para não entrar no estado depressivo.

Ao término do painel foi aberta a seção de perguntas e em seguinda deu início ao coquetel de encerramento. Neste coquetel o público presente pode realizar um network e degustar de pizzas, massas, vinho e outras iguarias especiais oferecidas pelos patrocinadores do evento.