Matérias

Melhorias em infraestruturas alavancam movimentação em aeroportos da Socicam

Aeroportos da Zona da Mata (MG), Vitória da Conquista (BA) e Sinop (MT) foram destaques no primeiro semestre, com altos índices de crescimento na movimentação de passageiros e aeronaves

A Socicam, maior operadora privada de aeroportos do Brasil, tem realizado diversos investimentos em infraestrutura nos empreendimentos sob sua gestão, que se traduzem em aumento da segurança e da capacidade operacional. Consequentemente, essas melhorias, aguardadas pelas companhias aéreas e pela população, possibilitaram um crescimento significativo na movimentação de passageiros e aeronaves no primeiro semestre do ano, como comprova o Aeroporto da Zona da Mata, em Minas Gerais, que registrou aumento de 218% nos embarques e desembarques e de 113% no número de pousos e decolagens em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Crescimentos como os vistos em alguns aeroportos geridos pela Socicam, por exemplo o da Zona da Mata, mostram a importância da melhoria da infraestrutura, tanto operacional quanto de segurança, itens importantes que ajudam na diminuição de cancelamentos de voos, assim como os avanços em comodidade, traduzida na modernização dos terminais e no incremento do mix comercial”, explica Marcelo Bisordi, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam.

Além do Aeroporto da Zona da Mata, outros importantes empreendimento registraram desempenho expressivo. O Aeroporto de Sinop, em Mato Grosso, registrou 43% mais passageiros nos seis primeiros meses do ano, com incremento de 13% no movimento de aeronaves. Ainda houve aumento de 9% na movimentação de passageiros e de 11% na de aeronaves no Aeroporto Internacional de Cuiabá, além do aumento de 9% nos embarques e desembarques e 3% em movimentação de aeronaves no Aeroporto de Rondonópolis.

Na Bahia, o Aeroporto de Vitória da Conquista recebeu 40% mais pessoas e 18% mais aeronaves, enquanto o Aeroporto de Comandatuba registrou 20% mais passageiros e 3% mais movimentação de aeronaves.

Importante equipamento para a mobilidade aérea do oeste catarinense, o Aeroporto de Chapecó, recentemente ampliado e modernizado, registrou crescimento de 24% no número de passageiros e de 14% nas chegadas e partidas das aeronaves. Já no estado de São Paulo, o Aeroporto de São José do Rio Preto elevou em 32% a movimentação de passageiros e 12% a de aeronaves, acompanhado pelo Aeroporto de Presidente Prudente, com 35% no volume de passageiros e 10% no de aeronaves.

“Trabalhamos diariamente para contribuir com o desenvolvimento da aviação civil brasileira, também ancorado no desenvolvimento do setor regional. O Brasil demonstra grande potencial para a aviação regional e temos orgulho de poder ajudar nesse desenvolvimento. E quando investimentos em melhorias estruturais, como é o caso do incremento do mix comercial e a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá, e da reforma completa do Aeroporto de Chapecó, são feitos com planejamento e qualidade de execução, atraímos mais voos e, consequentemente, mais passageiros”, pontua Bisordi.

Nova concessão

No início de agosto, a Norte da Amazônia Airports (NOA), empresa que nasceu da parceria entre Socicam e DIX Empreendimentos, assumiu a gestão do Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre pelos próximos 30 anos. A empresa também assumiu, em 4 de setembro, o Aeroporto Internacional de Belém.

“É um grande orgulho podermos operar dois aeroportos tão importantes para a região Norte como os de Belém e Macapá. São importantes hubs para a região, tanto para a movimentação de passageiros quanto a de cargas. Estamos trazendo nossa expertise de mais de 20 aeroportos para melhorar a experiência do passageiro e tornar o aeroporto em um portal de desenvolvimento para o Estado”, finaliza Bisordi.

Sobre a Socicam

Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 117 empreendimentos em todas as regiões do País. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.