Matérias

Mantiqueira Paulista lança cartilha de boas práticas para receber turistas com maior segurança

Livreto indica procedimentos que devem ser adotados em todos os ambientes de meios de
estadia e de alimentação e reforça os cuidados da região para a futura retomada do turismo

O Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira (CISMA), responsável pela
gestão da Região Turística Mantiqueira Paulista, lança nesta sexta-feira, 5 de junho, a
Cartilha de Boas Práticas em Hospitalidade em Tempos de Covid-19, com
recomendações para meios de hospedagem e estabelecimentos de Alimentos e Bebidas.
O material com orientações de procedimentos para que hotéis, pousadas, hostels,
apart-hotéis, bares e restaurantes adequem procedimentos para oferecer maior segurança
sanitária aos visitantes será distribuído para os empresários das sete cidades e um
distrito que integram a Região Turística coordenada pelo CISMA: Campos do Jordão,
Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí,
São Francisco Xavier, São José dos Campos e Tremembé.
A cartilha traz dicas detalhadas dos cuidados que devem ser tomados em cada
ambiente, desde a chegada do visitante até a saída. Processos que são utilizados em
ambiente hospitalar, onde é grande o rigor com a higienização, foram adaptados para
serem replicados em meios de hospedagem e restaurantes, de forma que tanto os
colaboradores, como os visitantes estejam mais protegidos. “Ao final da quarentena, os
turistas vão desejar visitar uma das regiões mais acolhedoras do Brasil, por isso, há esse
movimento que envolve todo o empresariado do setor levando informações relevantes
que ajudarão a rever processos e a aumentar os cuidados com a higienização e com o
distanciamento entre as pessoas, atendendo às novas exigências dos consumidores”,
afirma Roselaine Dantas, gestora de turismo e consultora do CISMA.
Todas as orientações estão alinhadas às recomendações da Organização Mundial
da Saúde (OMS) e às orientações das Secretarias de Turismo e de Saúde do Estado de
São Paulo e da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar. O livreto reforça
também a necessidade de seguir os protocolos municipais e estaduais de saúde e
segurança sanitária. “Apostamos em um formato que prioriza textos curtos e objetivos,
com exemplos de condutas que podem ser seguidas facilmente por todos os
colaboradores. Além disso, as imagens reforçam as orientações sobre as práticas que
passarão a fazer parte da rotina dos estabelecimentos do mercado de turismo e
hotelaria”, explica Karina Fusco, jornalista especialista em comunicação e
hospitalidade.
A cartilha será distribuída aos mais de 400 estabelecimentos de hospedagem e
550 locais de alimentação das cidades que integram o CISMA. Todos estão se
preparando para receber com segurança os turistas que irão curtir os atrativos e apreciar
o ar puro das montanhas do lado paulista da Serra da Mantiqueira. “A união e ação
integrada das cidades são fundamentais para o desenvolvimento regional. E o propósito
da cartilha é justamente este: unificar e alinhar as orientações, provocando os
necessários ajustes operacionais que o momento exige”, destaca Clodomiro Correia de
Toledo Junior, prefeito de Santo Antônio do Pinhal e presidente do CISMA.

Ficha técnica:

Cartilha de Boas Práticas em Hospitalidade em Tempos de Covid-19 das cidades
que fazem parte da Região Turística Mantiqueira Paulista, sob a coordenação do
Consórcio Integrado da Serra da Mantiqueira (CISMA)
Conteúdo e consultoria da área de Hotelaria Hospitalar: Karina Fusco – jornalista
especialista em comunicação e hospitalidade, com pós-graduação em Hotelaria
Hospitalar pelo IIEP Albert Einstein
Colaboração conteúdo Alimentos e Bebidas: Sérgio Luiz Peixoto Barbosa Filho –
chef de cozinha
Arte: Marcos Gonçalves, CST Marketing
Coordenação e consultoria em gestão de turismo: Roselaine Dantas – Sócia Diretora
da Aquarius Consulting, especialista em turismo e eventos, membro do time técnico de
consultores UNEDESTINOS.
https://bit.ly/Cartilha_Boas_Praticas_Covid-19_Cisma