Abav,  Feiras,  Matérias

Lummertz marca presença na abertura da Abav Expo 2015

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, participou nesta quinta-feira da solenidade de abertura da 43ª ABAV Expo – Feira de Turismo das Américas -, que acontece entre os dias 24 a 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Para abrir a cerimônia, um grupo de percussão da Bahia tocou o Hino Nacional.

Jaime Recena, secretário de Turismo do Distrito Federal; Vinícius Lummertz, presidente da Embratur; Valdir Walendowsky, secretário da Santur (Santa Catarina Turismo); ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves e o presidente da ABAV, Antonio Azevedo (crédito: David Rego)

“O Brasil está muito bem posicionado na lista de grandes eventos. Cresce a cadeia, melhoramos as infraestruturas, e tudo isso motiva o empresariado do trade turístico. Nós temos potencial natural. Temos, por exemplo, a terceira maior aviação civil do planeta atualmente. O Turismo é fundamental para a economia do País, por isso é de grande relevância reunir todos os interessados em um só local, para juntos continuarmos contribuindo para o crescimento do setor”, destacou o presidente Lummertz, na ABAV.

De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que também participou da abertura do evento, o Turismo é um dos setores que podem gerar emprego e renda mais rapidamente e precisa ser fortalecido. “Entendemos o momento que o País vive, sabemos da importância dos ajustes nas contas públicas, mas é importante mostrar que o Turismo pode aumentar a arrecadação dos governos com impostos e movimentar ainda mais a economia”, disse o ministro.

Ainda nesta quinta-feira (24), o presidente da Embratur participa do painel MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), para debater sobre “Estratégias e Parcerias Público Privadas”, junto aos Rio Convention & Visitors Bureau e São Paulo Convention & Visitors Bureau. Além disso, Lummertz marcará presença no lançamento da FIT Pantanal 2016 (Festa Internacional de Turismo do Pantanal).

Lummertz também tem encontro marcado com 150 operadores de diversos países, em sua maioria da América do Sul, para tratar sobre as ações de promoção do Instituto. Os operadores participarão de treinamento sobre Clubes de Produtos do Instituto, ministrado pelas ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e BELTA (Brazilian Educational & Language Travel Association).

Na sexta-feira, a Embratur vai apresentar a nova campanha de promoção com foco no verão, durante a reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Turismo).

Além do presidente e diretores da Embratur e do ministro do Turismo, estiveram entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o presidente da ABAV, Antonio Azevedo; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente (PPS-SP); o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional (FrenTur), deputado Herculano Passos (PSD-SP); o diretor-executivo da OMT, Márcio Favilla; o presidente do novo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, Alexandre Sampaio; a presidente da Braztoa, Magda Nassar; o presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Evandro Schütz; secretários estaduais e ministros do Turismo da Palestina, África do Sul e Uruguai.

Da feira, participam cerca de 3,5 mil marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências. Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano. Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).