Matérias

Grupo Rio Quente rema contra a maré da economia brasileira

Começando 2015 com resultados recordes, o Grupo Rio Quente rema contra a maré da economia brasileira

Solidez financeira dos últimos cinco anos e mês de janeiro com melhor resultado histórico confirmam sucesso da estratégia de negócios do grupo

 Diante da economia brasileira, que apresentou um 2014 estagnado, frente a um 2015 sem grandes expectativas comerciais e de crescimento no país, o Grupo Rio Quente caminhou na contramão deste cenário, começando o novo ano com uma operação solidificada e superando resultados históricos.

Na comemoração de seus 50 anos de história, o grupo Rio Quente celebra 11 anos consecutivos de resultado de lucro líquido, distribuição de dividendos de forma constante e 41% de crescimento nos últimos 5 anos.

O ano de 2014 foi muito positivo para o Grupo que, atuando com foco no segmento de lazer (responsável por 90% de seu faturamento), atingiu o resultado (ainda sendo validado pela auditoria) de EBIDTA ajustado  de  R$ 89,7 milhões e Lucro Líquido ajustado em R$ 48,5 milhões.

“Em 2014, este número foi especialmente importante, devido aos desafios apresentados na economia, em especial à indústria do turismo, e para nós, particularmente, pela comemoração dos nossos 50 anos”, diz Flávia Buiati, Diretora de Experiência Administrativa e Financeira.

Valorização de Recursos Humanos 

Parte do sucesso é a valorização da gestão de pessoas, trabalho especialmente desenvolvido pela equipe de Talentos Humanos, responsável pela gestão das mais de 2,3 mil pessoas que atuam diretamente nas operações do Grupo – em 2014, a empresa foi eleita 23º no ranking nacional das empresas Great Place to Work. O bom resultado de 2014 será compartilhado com toda a equipe. Próximo de apresentar a boa performance da empresa e anunciar os índices de distribuição de premiação, que ocorre de forma constante e atinge a todos os associados (como são chamados os funcionários do Grupo). “Para nós é uma satisfação anunciar que a participação nos lucros e resultados da companhia atinge a todos com equidade e faz parte do nosso modelo de alta performance,” explica a executiva.

Modelo Mixed-used

Outro fator de sucesso se deve ao modelo mixed-used (uso misto), onde as divisões do Grupo: Resort, Parque Aquático, Clube de Férias (Tempo Compartilhado) e Operações Turísticas, geram sinergia para maximizar resultado corporativo. Como diz Flávia Buiati: “O modelo mixed-used é o modelo mais sustentável no segmento de resorts, que quando bem executado, oferece lucratividade sensivelmente superior ao modelo tradicional. Acredito que nosso Grupo vem ao longo dos anos demonstrando competência na execução dessa estratégia, e consequentemente os números de 2014 e nosso início de 2015, são reflexos disso”.

 Janeiro: melhor performance histórica e excelentes expectativas para 2015

Marcado como o melhor janeiro da história do Grupo, 2015 abriu as operações, contrariando as projeções traçadas pelo setor, com resultado espetacular de lucro líquido ajustado em 21,3% de crescimento, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Com um mix de negócio atualmente estruturado em 90% no segmento de lazer e 10% no segmento corporativo, o Grupo Rio Quente confirma sua aposta de crescimento e desenvolvimento nas atividades que envolvem as famílias. Mesmo com a proposta de aumentar, ainda mais, a participação corporativa no resultado, com meta de atingir 20% nos próximos anos.

“Sabemos da importância de estar presente, de forma horizontal, em vários segmentos. Neste ponto nossa estrutura oferece uma gama de possibilidades, a qual consideramos superior em número de atrações. Estamos atentos em ampliar nossa participação no mercado corporativo, principalmente porque estamos preparados para apresentar ao setor nossa maturidade e capacidade de inovar, impecavelmente, neste segmento.” – coloca a diretora de Experiência Marketing e Vendas, Ana Luiza Masagão, que se juntou ao Grupo em 2014, trazendo toda sua experiência de mais de 15 anos deste segmento, que incluem Marriot e Hyatt.

Com um calendário propicio em 2015, com muito mais feriados comparado ao ano passado – 11 no total, as viagens de lazer prometem beneficiar o resort, além disso, o resort trabalha com o marketing cada vez mais inovador: “Já estamos trabalhando em uma campanha que traz um calendário de ofertas especiais para todo o ano, com o mote #FeriasOAnoTodo. Mais que uma campanha de comunicação, trata-se de um conceito que interage com a nossa missão, que é a de proporcionar experiências fantásticas em entretenimento e hospitalidade”, explica Ana Luiza.

Contra a corrente da economia brasileira

Com resultado acima da meta projetada e indo contra a corrente da economia do País, em que as perspectivas estão pessimistas em relação não só ao cumprimento das metas mas, acima de tudo, das expectativas para o ano fiscal, janeiro de 2015 apresentou resultado EBITDA ajustado de R$ 16,4 milhões e se confirmou como o melhor mês histórico do grupo.

“Acreditamos que 2015 terá um comportamento semelhante a 2009 de acordo aos indicadores publicados pela Resorts Brasil. Que foi um ano difícil e de crise para o setor. Mas o que nos diferencia é o nosso foco no segmento de lazer, enquanto a concorrência concentra 50% de seus esforços no segmento corporativo, que por sua vez foi muito prejudicado naquele ano 2009 pós recessão mundial”. Afirma, Flávia Buiati.

 

“O maior desafio do nosso plano de crescimento não está na demanda, mas sim na contratação e capacitação de pessoas”, diz Leo Mizoe – Diretor Adjunto de Experiência Talentos Humanos, referindo-se ao déficit de mão de obra do setor, que se revela o grande esforço para cumprimento dos planos projetados pelo grupo.

 

Sobre o Grupo Rio Quente

Com a missão de proporcionar experiências fantásticas em entretenimento e hospitalidade, o Grupo Rio Quente alia inovação e pioneirismo nos seus segmentos de atuação. Controlado pelasholdings Algar (Uberlândia-MG) e Gebepar (Goiânia-GO), desde 1979, o Grupo é referência em alta performance de soluções turísticas e entretenimento na América do Sul. Abriga negócios em quatro diferentes áreas: hospitalidade (Rio Quente Resorts), entretenimento (Hot Park), operações turísticas (Valetur Viagens) e clube de férias por tempo compartilhado (Rio Quente Vacation Club). Por ano, o complexo localizado na cidade de Rio Quente (GO) recebe __ milhão de hóspedes e visitantes, que geram 2,3 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. Atualmente, o Grupo Rio Quente está entre as melhores empresas para trabalhar em 24º lugar no Brasil, e 4º lugar no Centro-Oeste, de acordo com pesquisa 2014 Great Place to Work. Além disso, destacou-se como a única empresa do turismo em ações sustentáveis pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014 e conquistou o prêmio de Melhor Empresa em Práticas Ambientais na categoria Serviços, pela revista Época. Informações: www.rioquente.com.br