Ação,  Cadastur,  Destinos,  Matérias

Fundação Turística de Joinville faz ação especial para empresas do setor

Com o objetivo de oferecer mais visibilidade, segurança e benefícios ao setor de turismo e eventos da cidade, a Fundação Turística de Joinville está realizando uma força-tarefa a fim de cadastrar empresas e profissionais no Cadastur, sistema de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo.

A ação segue até o dia 30 de abril e vai auxiliar pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, em Joinville, a fazer o seu cadastramento.

Temos uma robusta estrutura de serviços turísticos em Joinville e precisamos fortalecer suas empresas e profissionais. Essa certificação do Ministério do Turismo é um importante respaldo. Precisamos destacar, também, que a inscrição no Cadastur é gratuita, obrigatória em determinados casos e garante importantes benefícios aos cadastrados”, explica o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski.

Os interessados em fazer seu cadastro no Cadastur deverão comparecer à Fundação Turística, que fica na sobreloja do Centro Comercial da Expoville, munidos da seguinte documentação: cartão de inscrição no CNPJ; cópia dos atos constitutivos da razão social e seu registro no órgão público competente; registro na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no caso das cooperativas; termo de responsabilidade devidamente assinado pelo representante legal; carteira de identidade (RG) para os microempreendedores individuais.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas e deverá ser agendado pelo telefone (47) 3453-2663 ou pelos e-mails monique.baltokoski@joinville.sc.gov.br ou

rosangela.moser@joinville.sc.gov.br.

Além de auxiliar no preenchimento dos formulários e na conferência da documentação exigida, a Fundação Turística se encarregará de entregar todos os documentos à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em Florianópolis, que fará a análise dos processos e a emissão dos certificados a cada empresa e/ou profissional.

De acordo com Esbiteskoki, a iniciativa da Fundação Turística deverá incentivar os empresários a aderirem a essa importante certificação: “Como poder público, temos a obrigação de disseminar as boas práticas em todos os setores. No caso do Cadastur, além de uma obrigação legal, também é uma ferramenta que garante vantagens às empresas, aos profissionais e, consequentemente, ao município”.

O Cadastur

A partir da Lei Geral do Turismo, número 11.771/08, o Cadastur é obrigatório para: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

Já no caso de restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculos; prestadoras de serviços de infraestura para eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadoras especializadas em segmentos turísticos, o Cadastur é opcional, mas também garante benefícios especiais.

Entre as vantagens oferecidas pela certificação estão: possibilidade de acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais; participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur; bem como participação em licitações.

Além disso, entidades e empresas, como o Sebrae, operadoras de viagem e seguradoras de veículos, vêm elegendo a inscrição no Cadastur como critério para formalização de contratos e parcerias.

Outro aspecto importante é que o cadastro inicial, as alterações e a renovação de cadastro no Cadastur são gratuitos. O certificado é válido por dois anos para todas as atividades, a contar da data de homologação do cadastro, exceto para guias de turismo, cujo prazo é de cinco anos.