Eventos

FITUR abre portas e mostra o potencial da indústria do turismo nesta temporada


Eventos

FITUR abre portas e mostra o potencial da indústria do turismo nesta temporada

Um total de 8.500 participantes, 131 países, 755 expositores principais e 66.900 m2 de exposição definem esta edição, que representará uma receita para Madrid de mais de 400 milhões de euros

18 de janeiro de 2023FITUR abre portas e mostra o potencial da indústria do turismo nesta temporada

(Twitter @fitur_madrid)

ICT-Costa Rica

A aposta da FITUR em manter a sua convocatória durante os dois anos da pandemia como único ponto de encontro ativo na Europa, aliada à evolução favorável dos dados da indústria do turismo nacional e internacional nos últimos meses, permitiu consolidar um crescimento significativo do a Feira, assemelhando-se à edição recorde da FITUR realizada em 2020: 8.500 empresas participantes, 131 países, 755 titulares e 66.900 m2 líquidos de exposição.

Com estes excelentes dados, a FITUR chega para consolidar a forte recuperação da atividade turística internacional, marcando o caminho como a primeira feira do calendário internacional do turismo. A Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEMA MADRID e que terá a Guatemala como País Parceiro, celebra de hoje até 23 de janeiro uma poderosa edição alinhada com o crescimento global desta atividade na Espanha e no mundo, e com o apoio que representa, mais uma vez, o envolvimento de todos os agentes públicos e privados na cadeia de valor da indústria do turismo. Será uma edição com sólida orientação empresarial, em que o desenvolvimento sustentável, em seus eixos econômico, social e ambiental, será o fio condutor das grandes propostas de empresas e destinos, bem como das seções e atividades da feira ,

José Vicente de los Mozos, presidente da IFEMA MADRID, lembrou como a FITUR tem sido “a única grande feira de turismo do mundo que conseguiu realizar suas convocatórias todos os anos sem interrupção, inclusive as afetadas pela pandemia”. E acrescentou que “agora é o momento de continuar a dar passos firmes para sustentar este crescimento. E sem dúvida a FITUR 2023 chega para consolidar a forte recuperação da atividade turística internacional”. Assim, a feira pretende uma vez mais “continuar a proporcionar valor, riqueza e recursos para atrair turismo de qualidade”.

Javier Sánchez-Prieto, presidente da Iberia e do Comitê Organizador da FITUR, expressou seu agradecimento à IFEMA Madrid, em nome de todo o setor do turismo, por “seu compromisso ao longo dos anos da pandemia, sem dúvida decisivo na reativação de nossa indústria, bem como o grande trabalho realizado para lançar esta tão esperada edição da FITUR, que, sem restrições de mobilidade e conectividade, mostra mais uma vez a sua solidez com parâmetros de participação e ocupação praticamente ao mesmo nível das suas melhores edições pré-pandemia” .

Mónica Bolaños, embaixadora da Guatemala na Espanha, afirmou que “a FITUR é uma das feiras mais importantes do mundo e representa uma grande oportunidade para mostrarmos ao mundo nossas fortalezas e grande potencial como destino ibero-americano”. É por isso que o INGUAT (Instituto Guatemalteco de Turismo) “concentrou todos os seus esforços para que a Guatemala fosse o País Sócio da feira”. Além disso, destacou que “a FITUR é o enquadramento perfeito e a plataforma internacional eficaz que nos permitirá expor toda a nossa riqueza e atrativos turísticos que o nosso país oferece”.

Miguel Sanz, diretor da Turespaña, indicou que 2022 foi o ano da recuperação do turismo. “Vamos recuperar cerca de 86% dos visitantes e 94% da despesa turística que se registou em 2019”, com “um turismo de maior qualidade, com maior despesa média e mais sazonalidade ajustada”. Além disso, afirmou que esta edição apresenta uma FITUR “mais moderna e adaptada às necessidades do sector do turismo”. Por outro lado, referiu-se aos bons dados do setor no primeiro trimestre de 2023. Os dados dos motores de busca de voos e hotéis indicam que “os números de 2022 estão a aumentar, mas também os de 2020 e 2019”. Além disso, “no primeiro trimestre de 2023 serão ultrapassadas as despesas turísticas do período homólogo de 2019, sendo que ao nível do número de visitantes “vamos continuar no caminho de atingir os números de 2019”.

Por sua vez, María Valcarce, diretora da FITUR, destacou “o papel da FITUR como hub com a América Latina”; Explicou ainda “a importância do turismo sustentável na FITUR” e acrescentou que “a sustentabilidade está presente em toda a feira”.

FITUR crescimento

Se algo caracteriza esta edição da FITUR é o seu vigoroso crescimento, que se tem feito sentir em todos os parâmetros da Feira, sendo especialmente relevante na área expositiva que se iguala à sua melhor edição em tamanho recorde de 2022, com 8 Pavilhões lotados, assim como a participação direta de expositores (755) que cresce 32% em relação à última edição e até 50% em relação à participação internacional. Quanto à previsão de participantes, e em linha com a resposta muito positiva de participação, espera-se uma afluência significativa -uma vez que a mobilidade internacional esteja praticamente recuperada- com números que ultrapassarão 120.000 profissionais e entre 80 e 90 mil visitantes do público em geral que assistirão O fim de semana.

Em termos de participação internacional, e por repartição por áreas geográficas, também se registou um crescimento significativo face à última edição da feira. É assim que a Ásia Pacífico se destaca neste ano, com um crescimento de 163% nas empresas participantes; Oriente Próximo, 60%; África, 88%; Europa, 42%, e América, 30%. Aumentos que se refletem também na área de exposição internacional, onde se destaca África, que aumenta a sua dimensão na feira em 146%; Ásia, 78%; Oriente Próximo, 437%, e Europa, 32%.

A participação empresarial também teve um aumento significativo, com 25% a mais de empresas de turismo, destacando-se 27% a mais de empresas de tecnologia, que aumentaram sua área de exposição em até 50%.

Estes importantes avanços terão também a sua correspondência na capacidade da FITUR de gerar uma injeção económica relevante para Madrid, com uma receita estimada em mais de 400 milhões de euros na Região em setores como o alojamento, transportes, comércio ou lazer e restauração.

Os participantes durante a coletiva de imprensa da FITUR durante seu discurso.
Um setor em forte recuperação

A evolução da FITUR apontará também para a primeira feira de turismo no circuito internacional, suscitando as melhores expectativas para o ano de 2023. Desta forma, a feira está a ser um reflexo fiel dos dados registados pelo turismo a nível nacional e mundial nível. Segundo a Organização Mundial do Turismo, UNWTO, o turismo internacional está a caminho de atingir 65% dos níveis pré-pandêmicos até o final de 2022, enquanto o setor continua se recuperando da pandemia. No caso de Espanha, segundo dados da FRONTUR e EGATUR, nos primeiros onze meses do ano, os turistas internacionais que visitaram o nosso país ultrapassam os 67 milhões, o que representa 85% dos números do mesmo período de 2019. Adicionalmente , de acordo com as previsões do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo,

Notícias e 10 seções especializadas

A FITUR continua a avançar na sua linha de especialização, ajudando a promover os diferentes setores industriais com impacto no turismo e que desenvolveram toda uma estratégia turística em torno da sua atividade. Entre as novidades da FITUR este ano está o lançamento da secção FITUR SPORTS, que trata de um dos produtos turísticos de importância crescente tanto para os destinos como para as empresas, porque ajuda a dessazonalizar a época; Promove o desenvolvimento territorial em ambientes não turísticos ou urbanos, posiciona destinos internacionalmente e tem um perfil de visitante com nível de gasto acima da média. O novo espaço, organizado em colaboração com a associação espanhola da indústria desportiva, Afydad,

Além disso, a secção dedicada ao “turismo azul” FITUR CRUISES está a ser reforçada, alargando o seu campo de actuação aos âmbitos B2B e B2C, colocando uma área expositiva e um auditório no Pavilhão 10 da FITUR para o desenvolvimento das diferentes actividades, destinadas na promoção de ações comerciais; reforçar a imagem de sustentabilidade; oferecer um ponto de encontro da indústria dos cruzeiros com os portos e destinos turísticos, e sobretudo contribuir para um melhor conhecimento desta oferta turística, tanto por parte dos agentes de viagens como dos viajantes, bem como reforçar a fidelização dos passageiros dos cruzeiros

Tradicionais seções especializadas não faltarão neste grande evento, FITURTechy, organizado em colaboração com o Instituto Tecnológico Hoteleiro (ITH) que oferecerá seus quatro fóruns de negócios, destinos, sustentabilidade e tendências futuras, juntamente com o “Hotel do showroom do futuro, onde se experimenta a utilização e implementação de novas tecnologias; FITUR Know-How & Export, organizado pela SEGITTUR em colaboração com a ICEX España Exportación e Inversiones, com foco este ano na gestão de dados, boas práticas nos cinco eixos do modelo de destino turístico inteligente, transformação digital e sustentabilidade; FITUR LGBT+ que abordará diferentes temáticas de forma a dinamizar o turismo e potenciar a diversidade dos diferentes destinos sob o lema “Amor por viajar”; A FITUR Lingua, que em colaboração com a Federação Espanhola de Associações de Escolas de Espanhol para Estrangeiros, FEDELE, voltará a destacar o turismo linguístico e a sua capacidade de se tornar uma atração turística para dezenas de mercados potenciais; FITUR Talent, que vai destacar o talento e a formação como motores do desenvolvimento do turismo através de um programa organizado em colaboração com a Educação 3.0; FITUR Woman, que vai centrar o seu debate no papel da mulher no mundo do trabalho na indústria do turismo e na importância da liderança feminina na reconstrução de um turismo melhor sustentável e inclusivo, de mãos dadas com WOMEN LEADING TOURISM – WLT; FITUR Screen, dedicada a conectar o turismo e a indústria audiovisual, em colaboração com a SPAIN FILM COMMISSION,

FITUR para o desenvolvimento sustentável

A estes conteúdos juntam-se as atividades do Observatório de Sustentabilidade FITUR, FITUR Next, centrado nesta edição no desafio Como pode o turismo contribuir para a regeneração do ambiente natural?, com um programa de turismo regenerativo, e prémios às melhores práticas desenvolvidas neste sentido, que este ano contam com as iniciativas da Plogging Tour, do Grupo Iberostar e da Green Pepper Travel.

Por outro lado, e neste contexto de sustentabilidade, a IFEMA MADRID está ativamente envolvida ao medir pela primeira vez a pegada de carbono da FITUR 23, nos âmbitos 1 e 2, e formalizar o seu compromisso de redução na próxima edição.  

Guatemala, País Parceiro FITUR 2023

A Guatemala apresentará todas as suas propostas na feira com uma abordagem inovadora sob a nova marca “Guatemala. Incrível e imparável. O estande do país centro-americano será um reflexo da cultura e tradição guatemalteca, graças à exposição de tecidos típicos, conchas do tempo e cores vibrantes. Além disso, constituirá uma homenagem ao patrimônio e à biodiversidade que caracterizam os destinos guatemaltecos.

A nova marca que a Guatemala apresenta na FITUR 2023 abrange pela primeira vez os setores de turismo, economia, investimento e cultura. Além disso, durante o processo de desenho e desenvolvimento do estande, o Instituto de Turismo da Guatemala (INGUAT) teve em mente, em todos os momentos, que deve ser sustentável, assim como o turismo no país, e representativo das tradições guatemaltecas, para que todos que visitam durante a feira se sentem na Guatemala.

A Guatemala posicionará suas principais atrações turísticas, destinos e riquezas em todo o mundo, junto com diferentes atividades programadas durante a feira internacional, com o objetivo de divulgar a ampla oferta da nação centro-americana que possui uma grande riqueza cultural e gastronômica há milhares de anos. Além disso, dará às empresas guatemaltecas a oportunidade de estar em contato com o setor espanhol e europeu, com a importante oportunidade que representa para chegar aos turistas.

O turismo na Guatemala é um setor fundamental, que representa 3,8% do PIB (ano 2021) e gera 199.050 empregos diretos. Depois de alguns anos em que o número de visitantes estrangeiros foi reduzido à força devido à pandemia, graças aos esforços do INGUAT para promover o turismo na Guatemala, os números estão crescendo de forma muito positiva. Durante o primeiro semestre de 2022, a Guatemala recebeu 770.876 visitantes estrangeiros, 199% a mais (513.002 a mais) do que em 2021. Graças à forte estratégia de promoção que está sendo conduzida, a projeção para 2023 é de 2.168.000 turistas.

Ucrânia na FITUR

A IFEMA MADRID, através da FITUR, também quis expressar a sua solidariedade com a Ucrânia cedendo de forma extraordinária, dada a situação crítica do país, um stand de cortesia no pavilhão da Europa que facilitará o desenvolvimento do programa Meet Ukraine e onde os participantes da FITUR poderão deixar suas mensagens de solidariedade.

FITUR LIVEConnect e transmissão do novo espaço “FITUR Conversations”

A FITUR continuará a sua fórmula de hibridização que complementa a participação presencial de destinos e empresas com a plataforma digital FITUR LIVEConnect que permite oferecer valor acrescentado aos participantes profissionais e alargar as oportunidades de networking entre expositores e visitantes. FITUR LIVEConnect oferecerá retransmissões de algumas das atividades desta edição, entre as quais o espaço “FITUR Conversations”, organizado em colaboração com a Revista Miradas Viajeras Canal 140 do MoviStar +. A Negocios TV, oferecerá um programa de entrevistas com os principais líderes das empresas mais relevantes do setor de turismo com o desafio de decifrar as chaves do turismo que está por vir.

Fim de semana na FITUR

Durante o fim-de-semana a FITUR abrirá as portas ao público que terá a oportunidade de percorrer o mundo através dos 8 pavilhões da feira, obter informação sobre uma extraordinária oferta de locais e ainda decidir o destino, nacional ou internacional, para onde se dirigir sua próxima viagem. Tudo isto sem sair da FITUR e usufruindo da rica agenda de atividades lúdicas que os expositores prepararam, desde espetáculos musicais, degustações gastronómicas, workshops de artesanato, atividades culturais e artísticas, etc. participar dos múltiplos concursos e sorteios organizados para esta grande ocasião.