Matérias

Entrevista com Nestor Tissot

O Festival do Turismo está completando 25 anos nesta oportunidade, e que nasceu junto com o desenvolvimento da nossa cidade. Gramado tem 59 anos de emancipação política, e comemora este ano 100 anos de vida e o festival 25 anos. Essa atividade turística se desenvolveu exatamente nestes últimos 20 anos, e o festival nasceu nesta época.

É muito importante o festival deste ano que está reunindo 65 países, mais de 380 expositores, um local onde o Brasil e muitas nações do mundo estão aqui visando o seu turismo. E Gramado é palco desse grande evento, além de trazer operadoras, agentes de viagem, pacotes turísticos e novos destinos. Gramado através do Festival do Turismo, Festival de Cinema e a imprensa que tem a importância na divulgação da cidade. Hoje Gramado é conhecido no Brasil inteiro, exatamente por abrigar diversos tipos de congressos e eventos.

Com relação à Copa do Mundo, nós estamos mostrando um projeto à FIFA e construindo nosso Centro de Treinamento, que foi idealizado antes para a nossa população. Mas não perdemos a oportunidade de oferecer a FIFA, ela avalizou o projeto e nos autorizou a construir. Estamos mostrando a diversos países. Já fizemos duas viagens para América Latina, visitando os que já estão classificados. Mas se não for possível, nós sabemos, que quem vier a Porto Alegre, com certeza virá para a Serra, praticamente 90% desse contingente visitante. Para nós a Copa do Mundo é fundamental para que o visitante estrangeiro conheça nossa região.