Matérias

Nu de Botas, da obra de Antonio Prata, estreia no Sesc Belenzinho com direção Cristina Moura

O espetáculo Nu de Botas, baseado em livro nomônimo de Antonio Prata, reúne crônicas sobre passagens marcantes de sua infância. Com direção de Cristina Moura, que também assina a dramaturgia em parceria com Pedro Brício, a comédia estreia no Sesc Belenzinho, no dia 23 de junho (sexta, às 21h30).

Na encenação estão as primeiras lembranças no quintal de casa, os amigos da vila, o divórcio dos pais, o cometa Halley, os desenhos animados da TV, uma inusitada viagem à África, dilemas morais, viagens de carro, histórias e relatos das lembranças da infância do autor, uma época da vida repleta de descobertas e experimentações. As histórias do menino Antônio, que nasceu em São Paulo no final dos anos 70, são inspiradas em fatos reais, narradas do ponto de vista da criança, com os filtros da ficção e permeadas pelo bom humor. Um olhar infantil, de quem se espanta com o mundo e a ele confere um sentido muito particular – cômico, misterioso, lírico e encantado.

No palco, os atores Luciana Paes, Isabel Gueron, Thiare Maia Amaral/Keli Freitas, Pedro Brício e Renato Linharescontam as histórias de Antonio pelas suas próprias perspectivas e sensibilidades de adultos que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Esse foi o desafio proposto por Cristina Moura, que aposta numa encenação simples com valorização das palavras e das imagens que surgem das histórias desse jovem e talentoso cronista, explorando cenicamente a comicidade por trás de cada uma das situações vividas pelo narrador. Em Nu de Botas o espectador se depara com situações aparentemente cotidianas, entretanto o humor utilizado por Prata transforma cada uma dessas situações em narrativas muito especiais, fazendo com que novamente habitemos a infância ao nos abrir as portas para um estado de surpresa e encantamento.

A montagem é uma peça de memória, de afeto; são lembranças particulares de um narrador que, em algum momento, são as nossas lembranças, ou nos remetem a elas. Se a infância é a poesia da nossa existência, se passamos a vida buscando reencontrá-la, mas ela fica por lá, em forma de memória, em fragmentos, afirmando um pouco quem somos, as histórias de Nu de Botas nos transportam para essa dimensão mais poética da vida.

 

Ficha técnica / serviço

 

Baseado na obra da Antonio Prata

Dramaturgia: Cristina Moura e Pedro Brício

Direção: Cristina Moura

Elenco: Luciana Paes, Isabel Gueron, Thiare Maia, Pedro Brício e Renato Linhares

Cenários: Estúdio Radiográfico (Olivia Ferreira e Pedro Garavaglia)

Figurinos: Ticiana Passos

Direção musical: Domenico Lancelotti

Iluminação: Francisco Rocha

Direção de produção: Dadá Maia

Duração: 75 minutos. Classificação: 14 anos. Gênero: comédia.

Espetáculo: Nu de Botas

Estreia: 23 de junho. Sexta, às 21h30

Temporada: 23/06 a 23/07. Sextas e sábado (21h30), domingo (18h30)

Local: SALA DE ESPETÁCULOS I (100 lugares). Não recomendado para menores de 14.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira); 10,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, 10,00 estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Venda pelo Portal Sesc SP (www.sescsp.org.br) e unidades do Sesc.

Nu de Botas -foto de Renato Mangolin -1a Nu de Botas -foto de Renato Mangolin