Matérias

Em um mês de funcionamento, MEA recebe mais de 20 mil visitas

Memorial da Evolução Agrícola está localizado em Horizontina, no Noroeste do RS, e contou com turistas de diversas partes do Brasil e até do exterior.

O hábito de visitar museus e espaços culturais ainda não é uma prática popularizada no Brasil. Entre os motivos para isso estão a distância, os valores cobrados e, em diversos casos, a dificuldade de diálogo com a comunidade.  

Mostrando que essa não precisa ser a única forma com que os equipamentos culturais interagem com o seu entorno, o  MEA – Memorial da Evolução Agrícola aposta trocas constantes com a população, atividades culturais e esportivas totalmente gratuitas e uma localização estratégica no Noroeste gaúcho para se transformar em um ponto de encontro e turismo. 

Somente no seu primeiro mês de funcionamento, entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, o espaço recebeu 22.707 visitas, incluído pessoas da região, de outras partes do Rio Grande do Sul, do Brasil e até da Índia e da Espanha. 

Elementos para o sucesso

A combinação de uma série de ingredientes foi a receita para o sucesso em visitações. Além dos diferenciais do próprio espaço, como união entre peças de acervo e alta tecnologia, dois pontos marcaram o primeiro mês de funcionamento: a realização do Natal Fantástico nas dependências do MEA e o fato da inauguração ter acontecido no período de férias. 

“Em dezembro e janeiro é muito comum que as pessoas que não vivem mais na região retornem para visitar os familiares que moram aqui. E com isso visitaram também o MEA. Esse movimento aliado às atrações do Natal Fantástico, evento realizado pela prefeitura municipal de Horizontina e já consolidado na cidade, foram cruciais para superarmos as nossas próprias expectativas em relação às visitações”, explica Karina Muniz Viana, coordenadora Técnica e de Governança do Memorial.  

Agora, o desafio é fazer parte do cotidiano da região. “Estamos muito próximos da comunidade, queremos que as pessoas entendam o MEA como um ambiente de novas vivências, um lugar para se permitir ao ócio criativo, ao lazer para toda família. Temos um ambiente seguro e muito a oferecer em termos de esporte, lazer e cultura. O nosso objetivo é que o MEA mexa com a percepção de mundo das pessoas”, finaliza a museóloga.  

Sobre o MEA 

MEA – Memorial da Evolução Agrícola é um complexo de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer localizado em Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De forma tecnológica e imersiva, o Memorial conta a história da agricultura no País através de uma perspectiva humanizada, com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural brasileira. 

Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais, o complexo conta com quadras esportivas, academia a céu aberto, café, salas multiuso, playground, loja, espaço para feira ao ar livre, unidade do Senai e Centro de Inovação John Deere Brasil, tornando-se um ambiente de convivência, cultura e educação. 

Idealizado pelo Instituto John Deere e viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, conta com a John Deere Brasil e a SLC Agrícola entre seus patrocinadores máster e outros grandes apoiadores e doadores. O apoio é da FAHOR – Faculdade de Horizontina e da Prefeitura Municipal de Horizontina. O projeto de arquitetura do complexo foi desenvolvido pela Liberali Arquitetura e o projeto museográfico é assinado pela Straub Design.

Serviço:

MEA – Memorial da Evolução Agrícola. 

Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.

Horário de funcionamento do prédio Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h. 

Horário de funcionamento da Área externa: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h. 

Mais informações: contato@mea.org.br

Imagens relacionadas


Diálogo com a comunidade e espaços tecnológicos são destaques do primeiro mês de funcionamento do MEA.
Betina Cesa / Divulgação MEA
baixar em alta resolução


Convite à interação está em todos os pontos da exposição
Betina Cesa / Divulgação MEA.
baixar em alta resolução