Conotel apresenta novidades durante café da manhã
Rita Minami e Henrique Amato, São Paulo
A ABIH Nacional é uma entidade que completa 80 anos em 2016, com mais de quatro mil associados nas 27 unidades federativas do Brasil.
Anualmente, a entidade promove um congresso para hoteleiros e para o setor, o Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, que será realizado entre os dias 18 e 20 de maio em São Paulo, discutindo e apresentando soluções para os hoteleiros.
“Durante o Conotel, será discutido o futuro. Do Brasil, do turismo e da hotelaria. Não falaremos de crise e sim em reflexão. Nosso país está passando por um momento delicado, pensamos se seria adequado fazer nosso congresso anual nesta situação, mas não escolheríamos outra data, será um oportunidade única”, disse Dilson Jatahy, presidente da ABIH Nacional.
O presidente completou dizendo que “temos pelo menos, 20 pautas e soluções para a crise, para transformar o Brasil em uma potência no turismo.”
Para esse ano, são muitas as novidades. Para a 58ª edição do Conotel, o local escolhido, em parceria com a Pro Magno, foi o Centro de Convenções Pro Magno.
“É uma grande honra para nós da Pro Magno receber o Conotel, somos um sonho de empresários, com interesse em ter não somente um centro de convenções e sim um espaço que funcione como um hotel, com instalações e estrutura. É o primeiro centro para eventos pensado de fora para dentro, feito do zero. O Conotel será um sucesso”, comentou o diretor comercial da Pro Magno, Beni Piatetzky.
Uma das principais mudanças para essa edição, chamada de teste pelo presidente Jatahy, é a implementação de um destino brasileiro para sua divulgação, ampliando a visão da feira.
“Estávamos na FIT Pantanal, pessoalmente percebemos que os empresários não conheciam o destino, e tivemos essa ideia de divulgação dentro do Conotel. Tendo em vista que um hotel, está inserido em um destino, acaba sendo bom para todos os lados e também para o turismo interno brasileiro”, salientou o presidente.
Dilson também disse que essa tratativa de iniciar a divulgação do turismo interno é um dos principais focos da atual gestão da ABIH.
Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira, foram divulgados, pelo presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, os painéis que estarão presentes no congresso, com a participação e apoio do Sebrae, CNC e também FBHA.
“O Conotel 2016 será trabalhado a capacitação dos hoteleiros, com painéis que funcionam também como cursos, voltados sobre economia colaborativa, lucratividade do esporte, legislação, tributação e incentivos e cases de inovação, mostrando sinergia e discutindo as leis para o avanço do Brasil como economia e potencializando o turismo”, ressaltou o presidente da ABIH-SP, Omori.
Para consultar a programação completa da 58ª edição do Conotel, acesse o site do evento.
Representando a Abrajet, Miriam Petrone também esteve presente e comentou a importância dos brasileiros conhecerem seu país e se colocou à disposição da ABIH Nacional para incentivar o turismo interno.
“Quero estar presente, quero participar, é um momento importante. Estaremos discutindo ideias, reflexões, será um período de aprendizado”, manistou-se a presidente da Abrajet Nacional.
O café da manhã, realizado no Century Paulista, oferecido pelo Conotel, teve o patrocínio do Grupo WZ, representado por Roberto Gracioso, que informou que os dois hotéis, Century Paulista e WZ Jardins, estarão à disposição dos visitantes para o evento.
“Em parceria com a Pergamon Turismo e somando forças, quero dizer que é uma honra participar de algo tão grande como o Conotel, nós como hoteleiros temos que estar antenados”, declarou Roberto.
Dentro do Conotel, também ocorre a Expotel – Feira Internacional para Hotelaria, sendo os dois eventos organizados pela New Brand Solution.
Temos a responsabilidade de realizar e organizar o Conotel, um evento estritamente profissional. Sempre fazemos as expectativas sobre duas questões, entre a realização do ano passado e de como está o atual momento do setor. Esperamos cerca de 1000 visitantes diários, com 500 hoteleiros, esperando a estimativa entre 50 e 80 milhões de reais imediatos, sem contar com os negócios realizados dentro do evento de médio e longo prazo”, finalizou Douglas Venditti, representante da New Brand Solution.