Matérias

Cicloturismo de Joinville estuda novos roteiros

Cicloturismo de Joinville estuda novos roteiros

Cicloturismo_4

 Com o objetivo de desenvolver um estudo de viabilidade para a implantação de novos roteiros de cicloturismo nas áreas urbana, rural e náutica, os diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, Eliana Garcia e Rodrigo Telles estiveram em Joinville e fizeram um reconhecimento de toda a região.

“Joinville tem um grande trunfo que é a diversidade e a riqueza natural. Além da área urbana, a cidade também oferece a Baía da Babitonga, estradinhas com rios e cachoeiras, pontos de banho, enfim, uma série de atrativos muito apreciados pelo cicloturista”, afirma Eliana.

A partir do diagnóstico inicial, realizado em parceria com a Fundação Turística, Ippuj e representantes do movimento Pedala Joinville, os consultores deverão passar à etapa de detalhamento do projeto, que é realizada de bicicleta.

Essa fase inclui o mapeamento das rotas, determinação da quilometragem dos roteiros e dos níveis de dificuldade de cada percurso, integração com os atrativos turísticos da cidade, quantidade de subidas, entre outros.

Além do planejamento e implantação dos roteiros, o trabalho inclui, ainda, projeto de sinalização e treinamento para quem vai receber os cicloturistas.

“Uma rota bem sinalizada e segura atrai mais pessoas. Ciclistas do Brasil inteiro procuram locais adequados para pedalar”, comenta Eliana.

Segundo Rodrigo Telles, o clicloturismo ajuda a promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e, ainda, projeta o nome de uma cidade para diversos lugares do mundo.

E ele completa: “O cicloturista é muito curioso. Ele quer conhecer tudo sobre a história da cidade onde ele está, detalhes e curiosidades da região, e leva sempre adiante as características positivas do local visitado”.

Além de beneficiar o turismo local, os novos roteiros de clicloturismo irão integrar a Joinville a outros três circuitos já consolidados na região: o circuito do Vale Europeu, o Costa Verde Mar e o circuito das Aracárias.

Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, o estudo representa o início de mais um trabalho que trará importantes resultados ao turismo de Joinville e região.

“Já estamos engajados no desenvolvimento do nosso projeto de cicloturismo. Vamos trabalhar de forma integrada com a iniciativa privada e com entidades como o Pedala Joinville, com o objetivo de implantar e consolidar os roteiros de clicloturismo de Joinville”, finaliza o presidente.

Cicloturismo_5