Bela Natureza, muita História e Hospitalidade em El Salvador
Durante a viagem do Turismo em Pauta por El Salvador, na América Central, a convite do Escritório Comercial e de Turismo em São Paulo e Avianca Holdings, foram muitas as belas experiências adquiridas por lá para transmitir aos brasileiros.
Já no dia seguinte a nossa chegada, fomos conhecer a Rota das Flores e as diversas cidadezinhas que estão por ali. Pelo nome nem precisamos falar o motivo. Realmente é visível o motivo do nome da estrada. São várias as espécies nativas presentes na região. A primeira vila foi a de Nahuizalco, no estado de de Sansonate, onde é possível encontrar mulheres vestidas com trajes tipicamente Pipil.
Ataco
Concepción de Ataco é um município do estado de Ahuachapán. En nahuat, Ataco significa: “Lugar de mananciais elevados” e na cidade podemos encontrar lojas que vendem artesanato com uma grande variedade de esculturas e objetos típicos locais, além de lindos murais pintados nos muros. Uma forma de manifestação silenciosa contra a opressão vivida durante a guerra civil, como as três que fotografamos abaixo.
Joya de Cerén
A visita a Joya de Cerén foi um momento para conhecer um pouco mais da história de El Salvador e do mundo Maia. Joya de Cerén é um sítio arqueológico pré-colombiano maia, localizado no estado de La Libertad. O bom no país é que as distâncias são muito curtas em comparação com o Brasil por suas dimensões continentais. Assista o vídeo da Secretaria de Cultura de El Salvador para ter noção do que é esta preciosidade arqueológica para El Salvador: Vídeo sobre Joya de Cerén
O destino é um convite para o turista relaxar e desconectar-se do mundo estressante dos grandes centros. A vila desenvolveu-se ao redor da Igreja Matriz de Santa Lucia, construída em 1853. O melhor de tudo é que é possível visitar a cidade inteira a pé. Ali está localizado o Lago Suchitlan o maior lago artificial de El Salvador. Em Nahuat, Suchitoto significa “lugar de flores e pássaros”.
Manglares e Costa del Sol
Um dos passeios oferecidos aos jornalistas foi um tour de lancha por manguezais na Costa del Sol, região de Jaltepeque, distante 60 Km de San Salvador. Um dos locais mais visitados do país, especialmente nas férias da Semana Santa. Ali existem diversas ilhas, praias, esteiros e manguezais. Nesta região chegam a maioria das aves marinhas de El Salvador, sendo local de acasalamento para muitas delas.
Liberação de Tartarugas
No terceiro dia da press trip o grupo foi conhecer um projeto muito importante realizado no litoral de El Salvador. Foi especificamente na Playa Cancrejera na região da Costa del Sol, também no estado de La Libertad. Todos os jornalistas puderam conhecer um pouco mais da vida marinha local, além das quatro espécies de tartarugas que mais frequentam as areias salvadorenhas, algumas com perigo de extinção, como a Golfina. A atividade é uma ação frequente de capacitação e de conscientização sobre o cuidado que o ser humano deve ter com o meio ambiente.
Seja natureza, história, ecoturismo, vulcão, parques, turismo social, surf etc, El Salvador tem muito o que oferecer aos turistas que desembarcam no país. E agora a tendência é que o número de brasileiros cresça, pois, o destino quer investir em sua imagem na imprensa e no trade turístico brasileiro. Para voar do Brasil até El Salvador a melhor opção é através da Avianca Holdings via Lima, no Peru. O voo é de aproximadamente 9 horas. Um projeto inovador é o Stop Over. Ótima oportunidade para turistas em trânsito aeroportuário conhecem o país por até 48 horas, sem custos adicionais.
O Turismo em Pauta viajou a convite do Ministério de Turismo de El Salvador, Corsatur, Escritório Comercial e de Turismo de El Salvador em São Paulo e da Avianca Holdings. Fotos: Marcos J. T. Oliveira