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ABAV: Tap e Embratur firmam parceria para promoção do Brasil

A Embratur e a Tap Portugal assinaram convênio de cooperação na manhã desta sexta-feira, em São Paulo, durante a reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) que fez parte da programação oficial da Abav Expo 2015.

Com o acordo, a autarquia cederá espaço no estande nas feiras internacionais para companhia aérea divulgar seus produtos e, em troca, receberá passagens aéreas a partir da Europa para press trips e famtours para divulgação do Brasil no exterior.

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz destacou a importância das parcerias com as companhias aéreas (a autarquia firmou acordos recentes com Gol e Aerolineas Argentina) e afirmou que esta com a Tap será produtiva para ambas as partes. “A assinatura deste documento irá beneficiar a todos. Estamos construindo pontes e para isso é importante alinhar esforços”, disse.

O recado passado pelo presidente aos secretários de turismo dos estados presentes à reunião é que a parceria é aberta para todos os estados que desejam trazer jornalistas, agentes de viagens e operadores para divulgar e vender produtos turísticos brasileiros.

O diretor da Tap para a América do Sul, Mário Carvalho lembrou que a Tap é a mais brasileira das companhias aéreas internacionais e salientou a necessidade de mais investimentos em promoção do turismo brasileiro na Europa, que caiu nos últimos anos, principalmente se comparado com países concorrentes.

“Sempre tivemos, com altos e baixos, a colaboração do MTur e Embratur. Sabemos que os recursos não são infinitos e o momento atual que vivemos em termos de investimentos para promoção. Como companhia aérea, dependemos dos passageiros e temos visto os números caindo. O Brasil esteve ausente na promoção na Europa e outros destinos trabalharam”, lembrou.

Segundo ele, o momento para a parceria é oportuno já que com a alta do dólar e desvalorização do real, o Brasil se torna mais competitivo. “Temos uma janela de oportunidade com valorização do dólar. Com isso, o Brasil está mais competitivo e sempre foi atrativo para o turista europeu”, completou.

O presidente do Fornatur, Jaime Recena destacou a iniciativa e afirmou que os estados devem se organizar e procurar a Tap e outras companhias aéreas para parcerias e também para solucionar gargalos como a questão do excesso de peso cobrado pelas empresas com material de promoção do Brasil no exterior. “Vamos preparar um documento e encaminhar esse pleito para o ministro do Turismo e para Embratur para o convencimento das companhias aéreas neste caso”, afirmou.