Matérias

ABAV Expo: 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens apresenta 10 de seus palestrantes

Principal fórum de debates do turismo brasileiro traz renomados profissionais que vão compartilhar as últimas tendências do setor durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo

A definição de uma grade estrategicamente elaborada para atender às demandas dos profissionais que atuam no setor de viagens e turismo, promover inovação de mercado e contribuir para o desenvolvimento da atividade como um todo são os fatores que motivam a realização do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.

Inteiramente dedicado ao trade, nos dias 24 e 26 de setembro, durante a 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, das 10h30 às 15h00, o evento possibilitará a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens. Em seguida, até às 18h00, as salas da Vila do Saber serão locadas para apresentação de palestras, workshops, oficinas e treinamentos organizados por empresas, destinos e entidades expositoras.

A abordagem de temas úteis, capazes de fortalecer as agências de viagens, que constituem o maior canal de distribuição e vendas do turismo no Brasil, visa contribuir com o desempenho dos negócios, alinhados com as principais tendências e inovações do mercado”, resume Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional).

Palco ideal para compartilhar tendências, explorar oportunidades de negócios e estimular o networking entre renomados profissionais da indústria de viagens, a Vila do Saber foi repaginada e, nesta edição, terá suas funcionalidades aprimoradas. “A nova estrutura da Vila do Saber privilegia integração e conforto. Ela está situada em local de destaque, na entrada do pavilhão, e foi pensada para o participante obter o máximo de produtividade, contemplando cuidados como acústica, climatização e iluminação apropriada”, antecipa José Maurício de Miranda Gomes, vice-presidente de Marketing e Eventos da associação.

O portal oficial do evento www.abavexpo.com.br exibe fotos e dados complementares sobre os currículos dos palestrantes, além de fornecer informações sobre o pré-agendamento das palestras. Importante: as inscrições para agentes de viagens estão abertas e são gratuitas até o próximo dia 31 de julho.

Temas atuais, palestrantes experientes

“Oferecemos aos agentes de viagens informações úteis para o desempenho de seus negócios, abordando temas alinhados com as principais tendências do mercado”, sustenta Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Cerificação da ABAV Nacional, ao reiterar que “a definição da grade de temas e de palestrantes reflete a determinação da ABAV Nacional em atender cada vez mais não só os interesses dos agentes de viagens, mas também de todo o trade relacionado”.

Confira, a seguir, uma amostra composta por dez temas dos vários que serão abordados no 42º Congresso ABAV, ancorados por profissionais que irão compartilhar experiências e conhecimento no principal fórum de debates do setor no Brasil.

Fabio Luis da Silva Lopes,consultor de Qualidade de Serviços, graduado em Comunicação, com pós-graduação em Inteligência de Mercado pela ESPM e especialização em Leadership and Human Asset Managment pela University of La Verne – Califórnia (EUA), conduzirá a palestra “Como lidar com o cliente que está mais informado que você – Estratégias de Fidelização”,apresentando aos participantes como identificar oportunidades que geram a fidelização e vinculam os clientes aos serviços prestados pelas agências de viagens.

“Facebook, Instagram e Pinterest para sua realidade” é o tema que será abordado por Mariana Aldrigui. Pesquisadora na área de Turismo Urbano, docente no curso de Lazer e Turismo da USP, coordenadora geral do programa de Educação para o Turismo – GTTP Brasil e membro do International Centre for Responsible Tourism, a palestrante demonstrará como é possível utilizar as mídias sociais em campanhas, ações promocionais e agregar diferenciais em roteiros, contemplando a realidade das agências de viagens.

Baseado em projetos recentes, Daniel Biancareli, graduado na área de Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Planejamento e Marketing Turístico, mostrará aos profissionais do setor como a adoção de técnicas de gestão eficazes auxilia na melhora de resultados da empresa, apresentando a palestra “Sucesso através da Gestão Financeira”.

De forma humorada e inteligente, Daniela Maria Rocco Carneiro, mestra emDesenvolvimento Sustentável e em Turismo e Meio Ambiente;especializada em inovação e pesquisadora do LETS da UnB – na Universidade de Brasília, desenvolverá o tema “Inovação em Turismo”, abordando quais são os desafios, as oportunidades e as estratégias mais competitivas das agências de viagens no mundo d.i. (Depois da Internet). A palestrante também lecionou na Universidade de Deusto/Orkestra no Instituto Vasco de Competitividade e no Centro de Pesquisa Cooperativa em Turismo (CICtourGUNE), ambos na Espanha.

Gestão de Reputação Online” constitui o tema da palestra que será apresentada por Tatiana Takiya, graduada em Marketing e coordenadora de Mídias Sociais na Business4Travel. Com mais de 15 anos de atuação no segmento de hotelaria, a especialista em canais digitais oferecerá orientações práticas sobre como melhorar a imagem da agência de viagens nas mídias sociais, gerindo informações postadas por sua equipe e seus clientes, de modo a ampliar as vendas das agências de viagens.

Toni Sando de Oliveira, professor de graduação de Gestão de Eventos e de pós-graduação de Marketing de Serviços e Eventos, também presidente-executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau e membro de vários Conselhos do Setor, apresentará programas de estímulo à permanência e ao aumento de gastos em uma cidade grande, com exemplos para réplica da estratégia na realidade de uma agência de viagens, com a palestra: “Inspire-se nas estratégias de retenção de clientes para ampliar sua fonte de receita”.

“Empresa com responsabilidade social vende mais?” Com casos reais e que demonstram crescimento em vendas nas empresas com investimento em ações de Responsabilidade Social, quem responde a questão-tema é Alberto G. Martins, formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP. O palestrante, que preside a GTTP Brasil – Global Travel and Tourism Partinership, é fundador da agência de comunicação Business4Travel e possui mais de 15 anos de atuação no mercado de turismo e viagens corporativas.

Silvia Oliveira, graduada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi; pós-graduada em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP e presidente da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem responderá a questão-tema: “Formadores de opinião e blogs de viagem ajudam o agente a vender? Aespecialista emreportagens turísticas, autora de cinco guias de viagem e que também foi repórter, editora e apresentadora da Globo e do SBT por quase dez anos, demonstrará como conteúdo de blogs e debates sobre preferências do consumidor podem ajudar na elaboração de roteiros adequados aos clientes.

A gestão do conhecimento transformada em estratégias para melhorar o desempenho empresarial resume a tese defendida por Juliana Bonomi Santos, que foi premiada em 2013 pela Emerald/EFDM Outstanding Doctoral Research. Mestre nos cursos de Educação Executiva da FGV; do programa de pós-graduação em Administração do Centro Universitário da FEI e especializada em Management Science pela Lancaster University Management School, a palestrante desenvolverá o tema “Expert Services e Turismo”, com foco na melhoria de processos e no uso de ferramentas quantitativas aplicadas à gestão de operações, em benefício do setor.

O tema que completa as primeiras dez palestras divulgadas da grade de programação do próximo 42º Congresso ABAV é “Viagens (corporativas e de lazer) x viajante: o desejo e o encantamento”, que será apresentada por Trícia Neves, especialista em Administração de Recursos Humanos pela FAAP São Paulo; graduada em Turismo e Hotelaria, com certificações pelo Yield & Revenue Management (Vancouver Premier College); em Negociações Estratégicas, pela FIA/USP; em Coaching (Lambent do Brasil) e em Formação Executiva em Business Project Management (Gestão de Processos) pelo Elo Group. Em foco, as expectativas do consumidor: o que de fato importa no atendimento dos desejos e necessidades dos clientes.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.