Setur-SP mapeia como os atrativos e empreendimentos turísticos recebem crianças
Destinos que recebem bem as famílias são mais seguros e diversificados, além de gerar benefícios para toda a cadeia do turismo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças (https://saopauloparacriancas.com.br), realiza, até o dia 4 de outubro, um mapeamento da percepção de famílias que frequentam atrativos turísticos com crianças e também uma avaliação dos próprios empreendimentos do setor, no que diz respeito à estrutura, programacão, equipe, facilidades e serviços.
As famílias são responsáveis pela maior parte das compras de viagens no Estado de SP, de acordo com a Fundação Seade. “Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
A sondagem vai captar a percepção dos turistas e moradores sobre espaços público e privados sobre os atrativos turísticos paulistas. Já a sondagem voltada aos empreendimentos será compartilhada com atrações turísticas, meios de hospedagem, restaurantes e áreas públicas, entre outros, para entender a infraestrutura oferecida às crianças nesses locais.
“Ser amigável às crianças, ou “child-friendly”, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada no estabelecimento; acima de tudo, engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, do São Paulo Para Crianças.
São Paulo se tornou um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, para além dos negócios que consolidaram o Estado como um dos principais destinos de feiras e eventos corporativos do país.
São Paulo do lazer
O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp – e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados de pesquisa do IBGE, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.
No ano passado, o secretário Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de SP.
A sondagem ainda conta com o apoio de entidades como a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Está disponível a turistas e moradores de destinos turísticos de todo o Estado de São Paulo, incluindo empreendimentos comerciais e gestores públicos e os questionários podem ser respondidos pela internet através dos seguintes links abaixo:
Empreendimentos e gestores públicos paulistas: https://forms.gle/EVkDK5DL3LCVP4t89
Público consumidor do Estado de São Paulo: https://forms.gle/dixdW7XsQdixaLMVA
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br