Destinos,  Matérias

Riviera Nayarit – O Tesouro do Pacífico Mexicano

O que têm em comum um casal apaixonado, uma celebridade, um jogador de golf e um amante da natureza? Todos podem estar em Riviera Nayarit num mesmo dia, fugindo de destinos lotados e aproveitando ao máximo uma das áreas mais exclusivas do México. Poucos brasileiros sabem, mas a costa oeste do país abriga o estado de Nayarit, que conta mais de 300 km de praias exuberantes banhadas pelo oceano Pacífico e já conquistou norte-americanos que buscam um destino mexicano mais preservado e escondido. E não somente anônimos: famosos do naipe de Charlie Sheen, Courtney Cox e Lady Gaga frequentemente fogem para a região quando surge uma folga- Gaga até escolheu Nayarit para aprender a surfar.

O interesse por esta parte do México não cresce por acaso. Nayarit tem clima à prova de contratempos: são mais de 300 dias de sol por ano e temperatura média de 27 ºC, o que torna possível agendar férias excelentes em qualquer estação. O acesso ao estado também é fácil, a partir do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta, que fica a 10 km de distância e recebe diariamente voos da Cidade do México e de Guadalajara.

A gama de atrações é tão eclética e variada que turistas de diferentes perfis podem guardar as mais diversas experiências sobre Riviera Nayarit. A região abriga resorts de altíssimo luxo – ranqueados não por estrelas, e sim por diamantes – e também charmosos hotéis-boutique e bangalôs pé na areia. É possível aproveitar praias badaladas, mas também cantinhos à beira-mar quase intocados, onde dá para caminhar por um longo tempo sem se cruzar com outro visitante.

Se não são suficientes o oceano Pacífico e seu pôr do sol (privilégio ausente na costa atlântica, vale lembrar), há ainda muito a explorar em Nayarit, cujas belezas naturais e históricas contribuem para classificar o México como um dos países com os atrativos mais diversificados do mundo.

Uma visita ao Parque Nacional de La Tovara, em San Blas, é obrigatória. O local é composto por um sistema de mangues onde vivem crocodilos e tartarugas, entre outros animais, e abriga um dos mais importantes santuários de aves do Pacífico – durante o inverno do hemisfério norte, a área é destino migratório de 80% das espécies de pássaros da costa oeste norte-americana. As excursões feitas de barco são acompanhadas de especialistas, como biólogos e oceanógrafos, tornando o passeio ainda mais completo.

Nadar com golfinhos e conhecer lobos marinhos encantam a todos, sobretudo as crianças. No entanto, uma das atrações mais esperadas por turistas de todas as idades é a migração das baleias Jubarte, que deixam o inverno dos EUA e promovem um lindo espetáculo na costa mexicana, que ocorre entre novembro e abril. Mais de 600 animais chegam todos os anos à Baía de Banderas, de onde é possível observar seus saltos ou embarcar para acompanhar de pertinho: passeios de barco no Pacífico tornam esse momento ainda mais emocionante.

Já o turista que visita Nayarit entre junho e novembro vive outra experiência natural imperdível: é nessa época que ocorre a desova das tartarugas marinhas e a liberação dos filhotes. O fenômeno é tão intenso que, em alguns casos, é possível observá-lo do quarto do hotel. A rede hoteleira, aliás, colabora com a preservação das quatro diferentes espécies de tartarugas marinhas que vivem na região e convida seus hóspedes para ajudar na soltura dos pequenos animais em um momento marcante.

A cultura local é riquíssima e deve constar do roteiro de viagem. As montanhas de Sierra Madre, que abraçam todo o litoral, guardam tesouros da cultura indígena mexicana como nenhum outro lugar do país. É lá onde vivem os índios Huicholes, tribo que mantém costumes, tradições e idiomas desde os tempos pré-colombianos, uma vez que escaparam da colonização espanhola e pouco se deixaram influenciar pela cultura mexicana. Escondidos na exuberante floresta subtropical, os índios oferecem a seus visitantes comida típica, artesanato e apresentações musicais.

Para quem adora aliar História às férias, a pedida é Los Toriles, zona arqueológica que concentra construções cerimoniais milenares, como uma pirâmide circular dedicada ao sol e à lua, construída no ano de 650 A.C. Outra dica é visitar a Isla Mexcaltitan, chamada de Veneza mexicana e considerada o berço da civilização asteca.

Comida boa e fresca também fazem a fama de Riviera Nayarit, que oferece restaurantes de excelente nível, cafés aconchegantes e ótimos bares. É o lugar certo para provar peixes e frutos do mar fresquíssimos, que são a base de receitas típicas como ceviches e o Huachinango Saradeado – prato típico da região, à base de peixe vermelho marinado e perfeitamente grelhado no carvão.

Locais imperdíveis em Riviera Nayarit

Islas Marietas – Quando Jacques Cousteau chegou à região, na década de 1960, não teve dúvidas: ajudaria a proteger a belíssima fauna e flora do local. Precisa falar mais? Recifes de corais e espécies marinhas atraem mergulhadores de todo o mundo e habitam a região que foi declarada Reserva da Bioesfera pela Unesco e tem uma praia escondida sob pedras. Não é raro avistar arraias gigantes, que podem ter mais de oito metros de envergadura.

San Blas – O interesse pode ser em conhecer a riquíssima biodiversidade da região ou apenas escapar da agitação das grandes cidades. Esta vila de pescadores é o local certo para viver experiências naturais fantásticas no Parque Nacional de La Tovara, para conhecer um pouco mais da história do méxico – a Isla Mexcaltitan está próxima –  e para comer em ótimos restaurantes, como o El Delfin, no Hotel Garza Canela.

Sayulita – A cidade é conhecida no mundo inteiro pelo mar perfeito para a prática do surfe e praias pitorescas, em que locais e turistas convivem tranquilamente. E tem mais: finas galerias de arte e lojas estilosas com produtos exclusivos e feitos à mão pelos índios Huicholes tornam esta vila ainda mais charmosa.

Bucerías:  O pequeno município alia a verdadeira atmosfera de uma cidade mexicana, com suas ruelas de pedra e pequenos estabelecimentos, a deliciosos restaurantes e clubes. Por isso, se tornou um local de visita obrigatória para quem se hospeda nos resorts próximos.

Nuevo Vallarta: Excelentes campos de golfe, parques aquáticos, marinas e longas praias intocadas. A região foi criada para oferecer as melhores atrações aos turistas e também abriga alguns dos melhores resorts do mundo – o Club Hotel Riu Jalisco Nuevo Vallarta, por exemplo, tem a maior piscina da América Latina.