Gastronomia,  Hotelaria

Talento e criatividade do chef Murilo de Oliveira garantem ao Restaurante Guató, do Hotel Maui Maresias, uma boa pedida gastronômica para qualquer ocasião

Mariscos em temperaturas distintas: uma das criações 

do chef Murilo de Oliveira para o menu-degustação 

Autodidata, o jovem chef Murilo de Oliveira está há 2anos à frente do Guató Gastronomia, no Hotel MauiMaresias, litoral norte paulista. Nascido em Londrina (PR), o ex-analista de Marketing com pós-graduação em Comunicação Organizacional foi selecionado, em 2015, para a segunda temporada do programa “MasterchefBrasil” na categoria amadores. Sua participação no reality exibido pela Rede Bandeirantes foi decisiva em sua vida. 

“A vontade de cozinhar surgiu aos 26 anos de idade, após o programa. Cheguei lá sem a intenção de me tornar um cozinheiro profissional ou algo do gênero. Na verdade, depois de ter tido contato mais estreito com esse universo me dei conta de que o que eu queira fazer dali em diante era realmente trabalhar em uma cozinha, pela qual me apaixonei”, lembra.

O Restaurante Guató leva este nome em homenagem ao único arroz nativo brasileiro que é tradicionalmente colhido nas margens ribeirinhas pelos índios guatós nos períodos de cheia. A casa conta com dois cardápios que levam a assinatura de Oliveira, o à la carte que este ano teve a adição de 24 criações do chef, ampliando assim a diversidade de opções vegetarianas e veganas, além de novos sanduíches e sobremesas. Introduções que, de acordo com o chef, refletem o desejo do Guató de receber a qualquer momento. Bem como demonstram todo o cuidado envolvido desde a criação até o preparo dos pratos.

“Buscamos servir o máximo de sabor utilizando ingredientes de ótima qualidade aliados a técnicas precisas. E para qualquer ocasião. Desde uma mesa mais descontraída para amigos se encontrarem em torno de petiscos, sanduíches e drinques até um jantar romântico em clima mais intimista e sofisticado, atendemos a todos com o mesmo padrão de qualidade que caracteriza nossa proposta de serviço e atendimento que privilegia a criatividade sem abrir mão de delicado refinamento”, diz.

Entre as criações concebidas e integradas ao menu à lacarte destacam-se o polvo grelhado servido com molho romesco, batatinhas e pó de azeitonas pretas; peixe do dia com purê de banana-da-terra, chips de sementes e molho de urucum; sanduíche de costela braseada acompanhada de picles de cebola roxa e pimenta jalapeño e, como sobremesa, pavlova com curd de maracujá e frutas frescas da estação.

Já com relação ao menu-degustação, intitulado “Da Serra ao Mar”, se trata de uma celebração à biodiversidade nativa da região que integra os biomas marinho e Mata Atlântica. De acordo com o chef, foram meses de pesquisas e diversos testes de combinações de ingredientes nativos e produzidos localmente até chegar à composição desta proposta de imersão em sabores, aromas e texturas,disponível não apenas aos hóspedes do hotel.

“Este menu exprime a essência gastronômica do Guató. Nossa ideia e de que ele seja experimentado como uma  viagem de descoberta de sabores. As influências são diversas, mas a essência de cada prato está no componente utilizado”, comenta. A série de criações para degustação é composta por nove etapas, e os pratos variam conforme a sazonalidade dos ingredientes.

Entre as possiblidades que poderão ser apreciadas – e dica ideal para abrir o apetite -, tem o Shot de Abricó da praia, que é uma delicada caipirinha de cachaça infusionada com a fruta. Na sequência, surgem Pupunha, Aroeira e Mel de Uruçu Amarela (feito com o coração do palmito-pupunha assado com lâminas de tolete de pupunha levemente cozidos e servidos com aroeira colhida na restinga litorânea e vinagrete de mel de abelhas nativas), Camarão, Chuchu e Castanhas (camarões-rosa cozidos ao vapor de ervas frescas e servidos com finas fatias de chuchu, cebola roxa marinada, sementes de coentro e leite de castanhas), Mariscos em Temperaturas (dupla do crustáceo com preparos em temperaturas distintas, sendo um deles frio, o ceviche de marisco com oxalis, e outro quente, o marisco defumado com emulsão de alho e gel acidulado), Taioba e Lagostins (torteline de massa fresca e de massa de taioba recheados com creme de lagostins e servidos com taioba desidratada e molho de taioba) e Siri, Coco e Tapioca (uma concha de siri com ‘areia’ de castanha e pérolas de tapioca com coco).

Para finalizar tal celebração à serra e ao mar, como sobremesa o chef propõe a Banana-da-Terra Split, umsorbet de banana-da-terra com cacau, a mesma fruta caramelizada, calda de cacau com cumaru e crocantes nibsde cacau. O menu-degustação custa R$ 190 por pessoa (com harmonização de bebidas, R$ 340) e é servidosomente com reserva antecipada.

SOBRE O HOTEL MAUI MARESIAS

Com quase 3 anos de funcionamento, o Maui Maresias, em São Sebastião (SP), é a concretização de um sonho idealizado pelo empresário Carlos Alberto Pinto, que homenageou uma ilha do Havaí para dar nome à propriedade, concebida a partir de sua experiência de 40 anos de viagens mundo afora para criar esse charmoso refúgio de alto padrão no Litoral Norte. Fiel às premissas de oferecer conforto e cercar seus hóspedes com toda a atenção, o hotel, que não aceita crianças, alia o atendimento exclusivo e discreto à tranquilidade pé na areia. 

São 21 suítes, distribuídas nas categorias Luxo e Super Luxo. Na área de lazer, o estilo é clean e predominam os ombrelones espalhados junto às espreguiçadeiras ao redor da piscina. A sauna e o Centro de bem-estar Maluhia, que apresenta produtos selecionados e técnicas inovadoras, enriquecem ainda mais a experiência da hospedagem.Assim como o restaurante Guató Gastronomia, com uma das melhores cartas de vinho do litoral e de culinária refinada e criativa sob o comando do chef Murilo de Oliveira.

Hotel Maui Maresias – Restaurante Guató
Entrada 14, número 99
Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
Contato: (12) 3865-7121 e 3865-7197
Site: http://www.mauimaresias.com.br