Hospedagem e Hospitalidade,  Hotelaria

Rede dos Sonhos capacita colaboradores com Curso de Técnicas Verticais

Da Rede dos Sonhos
Para O Município
No período de 1 a 28/09, dando seguimento ao programa de ca- pacitação de seus colaboradores, a Rede dos sonhos conclui com êxito a aplicação de mais um cur- so de formação e reciclagem, des- ta vez para a equipe de condutores de turismo de aventura do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. Ministrado pelo Gerente de Ges- tão da Rede dos Sonhos, José Eduardo, o tema deste curso foi técnicas verticais, com especifi- cação em rapel, visto que esta é uma das modalidades de ativida- des de turismo de aventura ofere- cidas pelo Parque dos Sonhos.
O conteúdo aplicado neste cur- so, está baseado em requisitos de normas técnicas nacionais e inter- nacionais aplicadas em turismo de aventura, as principais normas técnicas utilizadas foram:
ABNT NBR 15.501:2011 Turis- mo de aventura – Técnicas verti- cais – Requisitos para produto ABNT NBR 15.502:2011 Turis- mo de aventura – Técnicas verti- cais – Procedimentos
ABNT NBR ISO 21.102:2021 Turismo de aventura – Líderes – Competência de pessoal
E a principal norma de turismo de aventura, que é a ABNT NBR ISO 21.101:2014 Turismo de aventura – Sistema de gestão da segurança – Requisitos
Inclusive vale ressaltar que Cam- po e Parque dos Sonhos possuem selo de certificação em seu siste- ma de gestão da segurança, e em novembro deste ano, através de um programa de auditoria que será realizado pela ABNT, Terra e Colina dos Sonhos se juntarão a este processo em busca da cer- tificação, desta forma, a Rede dos Sonhos poderá ter suas quatro unidades certificadas.
Sobre o curso: foram 6 dias de trabalhos, totalizando 54 horas de muita informação e prática. Este foi o maior e consequentemente o mais completo curso de formação de condutores ministrado interna- mente pela própria Rede dos So- nhos, isso mostra o compromisso em melhorar continuamente seus processos.
O próximo passo aos participan- tes do curso será de iniciar o pro- cesso de estágio supervisionado, e ao término deste, serão avaliados quanto a aptidão para conduzirem
José Eduardo, Gerente de Gestão, em capa- citação com equipe de condutores de turismo de aventura do Parque dos Sonhos
as operações.
Vale ressaltar a dedicação e com- prometimento dos participantes durante este processo, através principalmente do entendimento sobre a importância de se capaci- tarem constantemente.
Pela disciplina, disponibilidade, e comprometimento, a Rede dos So- nhos agradece aos participantes: João Vitor, Giander Freitas, Luís Gustavo, Luís Henrique, Thales Gabriel, Vanderlei Caetano, Dou- glas Murilo, e Luiz Fernando.
Condutor durante o treinamento do Curso de Técnicas Verticais
Equipe de condutores de aventura durante o curso de Técnicas Verticais realizado no Parque dos Sonhos
PROMOVIDA PELO COMDEF
Palestra, música e inspiração marcam o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência
No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, come- morado na quarta-feira (21/09), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com De- ficiência de Socorro (COMDEF) realizou o evento Setembro Ver- de – Todos pela Inclusão.
A programação teve início pela manhã, no Auditório do Centro Administrativo Municipal Prof. Imir Baladi, com uma palestra do Diretor da Rede dos Sonhos José Fernandes, que falou sobre a experiência da Rede dos So- nhos e de Socorro com a aces- sibilidade.
O evento também contou com a participação de José Rober- to Marcello, atleta do Recanto dos Tenistas, que é cadeirante, e dos atletas da APAE de Socor- ro, Everson Pacelli Lima e Ítalo Ribesse, que foram acompanha- dos de seus professores Robson Rissato e Renata Lemos. Os dois participaram no mês de julho da 20a Olimpíadas Especiais das APAEs, Everson no arremesso de peso, e Ítalo no futsal e tênis de mesa.
Sobre: O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Defici- ência por ser uma data próxima ao início da Primavera, estação em que as flores preenchem as árvores. Esse acontecimento re- presenta a luta e a renovação das pessoas com deficiência.
A data também coincide com o Dia da Árvore, que também pode representar a luta das pessoas com deficiência. Apesar de ter se tornado lei apenas em 2005, a celebração da data foi pensa- da pelo ativista Cândido Pinto de Melo, no início da década de 80. Ele foi um dos fundadores do MDPD (Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficien- tes), um grupo que se organiza- va para discutir intervenções e transformações na sociedade. Diversas cidades do Brasil re- alizam palestras e workshops durante esta semana, de 17 a 21 de setembro, em comemora- ção à Semana Nacional de Luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência. Oficializado pela lei no 11.133 de 2005, o dia 21 de setembro representa o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, data que já era celebrada desde 1982.
Público, participantes e palestrantes do evento reuniram-se para foto
EM NOVA PETRÓPOLIS – RS
Everson Pacelli Lima e Ítalo Ribesse atletas da APAE de Socorro.
José Fernandes ministra palestra sobre Turismo e Acessibilidade
O Secretário de Turismo de Nova Petrópolis Rodrigo Santos, a Presidente do COMTUR Luciane Roseli Schommer e o Prefeito de Nova Petrópolis Jorge Darlei Wolf e pessoas do trade turístico da cidade levaram José Fernandes, Jaqueline Franco e Edelson Teves para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
José Fernandes durante sua apresentação.
Participantes do evento, durante a palestra do Diretor da Rede dos Sonhos
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
José Fernandes realiza palestra no encerramento do selo ‘Bem Receber’ do Sebrae de Araçatuba
A programação da noite do tu- rismo contemplou um delicioso jantar com palestra sobre turis- mo e acessibilidade proferida pelo Diretor da Rede dos So- nhos Hotéis Fazenda e vice-pre- sidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, José Fernandes Franco. O evento reuniu peças impor- tantes para o desenvolvimento do turismo de Nova Petrópolis com foco nos temas: acessibi- lidade, Conselho Municipal de Turismo, parceria público pri- vada e o desenvolvimento do turismo regional. Zé Fernandes, apresentou aos presentes infor- mações e dados que representam o sucesso da Rede dos Sonhos e do destino turístico de Socorro onde atua.
O Departamento de Turismo da Associação Comercial e In-
dustrial de Nova Petrópolis – ACINP promoveu este ano mais uma edição da aclamada Noite do Turismo. O evento, que co- memora o dia Internacional do Turismo, aconteceu no dia 28 de setembro, na Galeteria Piccolo Pollo em Nova Petrópolis-RS. Na ocasião houve um reconheci- mento especial da entidade para nomes importantes para o desen- volvimento do turismo em Nova Petrópolis. Nove categorias fo- ram premiadas: Arte e Artesanato; Atrativo Turístico; Comunicação/ Imprensa; Empreendedorismo e Inovação; Folclore; Gastronomia; Hotelaria; Personalidade e Histó- ria/Preservação da Cultura Alemã. O Diretor de Indústria e Comércio da Cidade de Socorro Edelson Ca- bral Teves, foi convidado para esse evento para assinar um acordo de cooperação técnica tornando So-
O evento online foi o encerra- mento do projeto do Sebrae para o desenvolvimento regional do turismo na região de Araçatuba. Participaram da live lideranças de todo o trade turístico da re- gião, visando conhecer as expe- riências exitosas do turismo de Socorro e da Rede dos Sonhos. Com o tema “A união da inicia- tiva privada e do poder público para o desenvolvimento do tu- rismo” José Fernandes pales- trou e abriu a roda de conversa para debate sobre o tema.
O Presidente da ACINP Marcos Alexandre Streck e José Fernandes Franco
José Fernandes durante sua apresentação na live
corro e Nova Petrópolis cidades ir- mãs. Socorro já aprovou a lei para o acordo no final do ano passado e ontem a lei foi encaminhada para a câmara municipal de Nova Petró- polis para regulamentação.
A partir desse evento uma missão técnica de Nova Petrópolis com empresários e o poder público
deverão fazer uma visita técnica a Socorro e também está previsto com esse acordo de cooperação Socorro também fazer uma mis- são técnica para Nova Petrópolis. Essa troca de experiência entre as cidades terá como grande objetivo promover o desenvolvimento eco- nômico de ambas.