EQUIPOTEL reflete a retomada do setor hoteleiro e surpreende em inovação
A feira Equipotel, que aconteceu em São Paulo na última semana, mostrou a inovação e energia do setor hoteleiro, que retoma as atividades após a crise. Mais do que nunca, é preciso apostar em soluções tecnológicas para aumentar o fôlego nas vendas, já que o turismo é um dos primeiros a sofrer com a retração do mercado.
A área da feira que mais cresceu foi a de empresas que oferecem tecnologias de gestão de hóspedes, processos e reputação de hotéis. “Fizemos um esforço para trazer empresas com soluções que possam aprimorar a experiência do hóspede”, disse na abertura do evento o vice-presidente comercial, Paulo Octávio Almeida. Muitos expositores relataram que estão consolidando vendas em 2018 junto a pequenos e médios hoteleiros, que perfazem 80% dos 31,3 mil meios de hospedagem brasileiros identificados em 2016 por pesquisa do IBGE.
O Grupo Nóbile, por exemplo, a quarta maior rede hoteleira do País, destacou na feira uma plataforma tecnológica para a gestão de compras e outros processos que integra fornecedores e canais de vendas, serviço pelo o qual o hoteleiro paga um percentual de acordo com o uso e só se usar, num claro exemplo de economia compartilhada. A empresa disse que 64 hotéis de médio e pequeno porte já adotam a solução e a meta é chegar a 100 até o fim do ano.
A Omnibees expôs uma solução de gestão de reservas que calcula a taxa ideal de overbooking com base em dados de inteligência artificial e de vendas de sites de reservas da internet, numa estratégia eletrônica para baixar ao máximo o nível de vacância do estabelecimento. A empresa fez 28 novos contratos na feira, todos com pequenos e médios hotéis. “Notamos que o investimento em tecnologia por parte do hoteleiro não se dá pela recuperação do setor, que está em curso, a modernização se dá para a recuperação”, declarou a vice-presidente, Melanie Teixeira. A Vega trouxe uma solução de gestão de avaliações de hóspedes no Trip Advisor e em outro sites, também bastante procurada por pequenos e médios por economizar o trabalho de até duas pessoas.
Mas não foi só na parte de tecnologia que a Equipotel inovou. A mostra teve uma grande renovação. Em 2018, do total de 236 expositores, 116 foram empresas estreantes. Trinta e cinco receberam da organização o Selo Hospitalidade, em reconhecimento às inovações apresentadas, num claro esforço de destacá-las ao visitante. A Makita, que trouxe um robô aspirador de pó, e a Husqvarna, que destacou um robô cortador de grama elétrico e sustentável, estão entre as empresas contempladas, assim como muitas outras, de soluções não tão tecnológicas, mas de igual impacto na eficiência da operação.
A experiência do hóspede, contudo, foi até mais enfatizada que a tecnologia em boa parte dos estandes e na programação de palestras. Depois de sete anos ausente da feira, a organização trouxe o espaço Hotel Design, com propostas de diferentes arquitetos para as principais áreas de um hotel, além do Spa Conceito, patrocinado pelo expositor Roca. Segundo o curador das mostras, o arquiteto Sérgio Oliveira, o objetivo é mostrar que é possível ter um hotel bem decorado sem gastar muito, proporcionando ao hóspede diferentes experiências sensoriais.
(Com informações do comunicado oficial da feira EQUIPOTEL)