Eventos

Rota da Liberdade na África Fashion Week Brasil

Estaremos presentes no 1α Edição do Evento no Brasil, o AFWBr integra o circuito African Fashion Week Londres e African Fashion Week Nigéria, concebido e fundado pela Rainha Ronke Ademiluyem em 2011, e que está na 13α edição. 

Nossa presença será marcada pela apresentação de roteiros feitos em parceria com os Quilombos Cafundó(Salto de Pirapora) e Quilombo da Fazenda (Ubatuba)que também estarão presente no evento, apresentando sua produção de moda e gastronomia. Além disso contaremos com a participação do projeto Botuáfrica- estamparia em tecidos com motivos afro, desenvolvido em comunidade da cidade de Botucatu.

Afroturismo, Economia Criativa e Empreendedorismo Negro serão os pilares de nossa no evento, celebrando o encontro entre o Continente Africano e o Brasil.

Além disto, a Rota da Liberdade também está responsável pela curadoria da praça de alimentação do evento, que reunirá restaurantes e profissionais especializados em                                                 Gastronomia Africana e Culinária Afrodiapórica Brasileira.

Rota da Liberdade: Programa Cultural e Turístico de Mapeamento da Diáspora Africana no Brasil, atua com roteiros de Afroturismo no Estado de São Paulo, desenvolvendo ações ligadas ao Afroempreendedorismo através da Economia Criativa, utilizando seus roteiros para inserção das populações negras nos processos de geração de renda e trabalho através do Turismo, fortalecendo as relações entre as Comunidades Negras e a população negra brasileira, efetivando as premissas da Lei 10.639/03 com atividades pedagógicas em diferentes espaços de negritude, com roteiros rurais e urbanos.

Sob o comando de Solange Barbosa, a Rota da Liberdade foi eleita em 2009 “1 dos 10 melhores projetos de Geoturismo do mundo” no Desafio de Geoturismo Changemakers/Ashoka e National Geographic, em 2021 foi eleito “1 dos 3 melhores projetos de Turismo Sustentável do Brasil” no Desafio CHangemakers/Ashoka e CTG, é reconhecido pela UNESCO através de seu Programa Mundial “Rota do Escravo”, elencado no Guia Metodológico para criação de Sítios de Memória da Diáspora Africana.

Sua CEO, Solange Barbosa, atuou durante 5 anos como Consultora da UNESCO para o Programa Rota do Escravo, foi eleito em 2021 ‘1 das 100 Personalidades do Turismo Brasileiro” pelo Portal PanRotas e “1 das 40 Personalidades mais importantes do Turismo Sustentável no Mundo” pelo Global Shakers. Atualmente é Diretora de Planejamento, Gestão e Turismo da Estância Turística de Paraibuna e Diretora de Turismo da ECOWAS – Câmara de Comércio África Brasil.

Conheça nossos parceiros

Quilombo Cafundó: localizado em Salto de Pirapora SP,é um pedacinho de Angola no Brasil, formado no século XIX pelos ex-escravizados Joaquim Congo e Ricarda. Os moradores do Quilombo Cafundó são valorizados pelo domínio da língua africana, através da fala de um dialeto construído dentro da comunidade, chamado “Cupópia“ou “Falange “, originário da língua “Kimbundo “dafamília Banto, falada principalmente na Angola.

Nesta edição o Quilombo vai nos mostrar a relação da comunidade com a terra através das ervas, utilizadas na alimentação, nos cuidados físicos e espirituais através de incensos naturais, xaropes e garrafadas e na moda,através da Estamparia botânica, com a criação de peças únicas que irão encantar a todos. Contamos nesta jornada com apoio das tecelagens Canatiba, Santana e Vicunha.

Fotos : Solange Barbosa 

Quilombo da Fazenda: localizado em Ubatuba – SP, no Parque Estadual da Serra do mar – Núcleo Picinguaba, o quilombo também tem suas origens no século XIX e abriga uma das mais belas rodas d’água do Brasil, equipamento utilizado para a produção da farinha de mandioca. Hoje é reconhecida como uma das melhores comunidades praticantes do Turismo de Base Comunitária do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Para o evento nos trará as delícias gastronômicas que irão nos remeter a riqueza das preparações a base de frutos do mar como o famoso “peixe azul marinho” e delícias da mata atlântica como a salada quilombola feita a partir do coração da banana e o molho de açaí extraído da palmeira juçara.

Fotos: Cristiano Braga

Botuáfrica – projeto realizado em comunidades da cidade de BotucatuO “Botuáfrica” surgiu em 2010, com o objetivo de formar grupos de trabalho para criar e produzir arte, moda e design, através de oficinas inspiradas na cultura africana. Com produção da Straat, sob coordenação de Silvia Sasaoka, reuniu profissionais como a artista Mônica Nador e o designer Renato Imbroisi, ambos com mais de 30 anos de experiência em suas respectivas áreas de atuação para associar a arte à produção de design e artesanato, valorizando a forte presença da herança africana na Cultura Brasileira, utilizando a técnica de stencil, as artesãs produzem peças inesquecíveis e únicas, para utilização em vestimentas, cama, mesa e decoração.

Fotos: divulgação Boatuáfrica

Fotos divulgação Botuáfrica

Cia de Dança Rota da Liberdade:  formada pelo casal de bailarinos moçambicanos Rosa Mpfumo e Valdo Guirrugo, a Cia traz o melhor das danças e cultura moçambicanas. Os coreógrafos atuam com cursos de dança, apresentações culturais em diversos espaços, além de palestras e workshops sobre produção cultura, figurino, musicalização e maquiagem.

Participantes de diversos Festivais de dança, irão abrilhantar ainda mais a AFWBr.

Fotos – divulgação Cia Rota da Liberdade

Afromáxima: sediada na cidade de Sorocaba, a Afromáxima tem como missão promover a cultura panafricana e fomentar o afronegócio por meio de produtos de origem africana ou produzido por afroempreendedores brasileiros. Os vinhos sul-africanos que são os produtos estrelam da empresa, permitem uma experiência gustativa de qualidade, nos remetendo ao terroir do solo de nossos ancestrais.

Conheça melhor nosso trabalho através de nossas redes sociais:

África Fashion Week Brasil – 25 a 27 de maio – Expo Center Norte SP

Africa Fashion Week Brasil (afwb.com.br)

Africa Fashion Week Brazil (@afwbr_) | Instagram

Rota da Liberdade:  @rotadaliberdade_br

Facebook: Rota da Liberdade