Turismo da Jamaica tem previsões positivas para 2017
Foto: divulgação
Como a temporada de inverno 2016/2017 da Jamaica está a ponto de iniciar em 15 de dezembro, o Diretor de Turismo Paul Pennicook já antecipa resultados positivos para o inverno e além. A temporada começa com os resultados mais do que satisfatórios da primavera e verão deste ano, que tiveram uma forte concentração turística. Segundo o Diretor de Turismo, estes resultados abriram margem para se acreditar que esta é uma tendência que veio para ficar e que vai se manter ao longo do próximo ano.
“Nós chegamos até aqui com muitos resultados positivos advindos de um inverno com o turismo forte no ano passado e esta próxima temporada promete ser ótima também. Agora já temos quase mais de 2.000 quartos extras em nosso inventário hoteleiro, além de mais de 4.000 assentos em voos partindo dos Estados Unidos”, informa Pennicook. “Então, contando com a capacidade adicional de nossas acomodações mais o incremento de aéreo e uma campanha de divulgação robusta, além de nosso ativo programa de relações públicas, sim, nós temos grandes expectativas de que esta será uma temporada de inverno muito positiva.”
De acordo com as estatísticas do Escritório de Turismo da Jamaica (JTB) de janeiro a outubro de 2016 a ilha registrou mais de 1.7 milhão de chegadas no aéreo, um aumento de 2.4 por cento. Com relação à chegada de passageiros por vias marítimas, os cruzeiros tiveram um aumento de 9.1 por cento nos três maiores portos da ilha.
Com o calendário de 2016 chegando ao fim, o Diretor de Turismo está otimista que o ano de 2017 seja um ano próspero, no qual se projeta um crescimento contínuo para toda a indústria de turismo da ilha. “O nosso percentual de crescimento geral para o ano de 2017 está projetado na casa dos 6 por cento em relação ao ano de 2016 – quando falamos do total de chegada de turistas. Em linhas gerais, isso significa 2.3 milhões de chegadas no aéreo de 1.8 milhões de passageiros via cruzeiro”., explica Pennicook.
Um Maior Desenvolvimento no Setor Hoteleiro da Jamaica
Durante o ano passado, o setor de hospitalidade da ilha presenciou um aumento significativo em seu inventário hoteleiro com o crescimento no número de quartos, além de uma série de novos empreendimentos importantes na área. Em novembro de 2016 os 228 quartos do sistema all suites do Royalton Blue Waters foram inaugurados na região de Trelawny. No mesmo mês os 454 quartos do RIU Reggae – que é um empreendimento exclusivo para adultos – também foram uma novidade para incrementar a temporada. A abertura do novo RIU ainda foi motivo de celebração: esta é a terceira propriedade da cadeia espanhola de resorts em Montego Bay.
Outras aberturas importantes incluem o Royal Decameron em Cornwall Beach, que foi finalizado e abriu em 1 de dezembro com 142 quartos. A construção do AM Resorts, por sua vez, também se encaminha para o final e a previsão é de que em 15 de dezembro os 150 quartos do Breathless Montego Bay Resort & Spa já estejam abertos para receberem hóspedes.
Outra região que merece atenção é Negril. Sua área de resorts também receberá um grande incentivo neste inverno, com a adição de 600 quartos para o inventário hoteleiro local com o The Hideaway at Royalton and Royalton Negril Resort & Spa. Enquanto isso, o Azul 7 Beach Resort vai aumentar suas instalações para o total de 150 quartos.
Já para o verão de 2017, a previsão é que o Spanish Court faça a sua grande estreia no mercado de lazer com a abertura do hotel Spanish Court Montego Bay, onde antes ficava o hotel Breezes Montego Bay. A nova propriedade contará com 120 quartos.
Previsões de Crescimento para 2017
A indústria global do turismo não passou 2016 sem um sem número de desafios. Porém, o destino continua a crescer a despeito do cenário super competitivo em que se encontra. O Diretor de Turismo atribui tamanha esperança no setor à força que a marca Jamaica representa globalmente. “Como um destino de férias, a Jamaica tem tanto a oferecer, em grande parte devido à grande diversidade de seus produtos. Em adição a suas praias maravilhosas, existem atrações na região dos rios e das montanhas, isso sem contar a oferta de sua gastronomia variada e da nossa mundialmente conhecida música. Somam ainda as ricas experiências culinárias que a ilha oferece e que atraem tantos turistas. Alem disso, claro, nosso clima, nossa hospitalidade e a imensa afabilidade de nossa gente encantam”, informa Pennicook. “Os nossos atletas são simplesmente incríveis e isso os tornou excelentes embaixadores de nosso país e de nossa cultura no processo de divulgação da ilha. A contribuição do atletismo tem sido algo de valor incomensurável para promover nossa marca como um todo e como extensão o Destino Jamaica”.
Para mais informações sobre a Jamaica, visite o site oficial www.visitjamaica.com ou contate seu agente ou agência de turismo local.