São Paulo

SÃO PAULO: DE PORTAS ABERTAS PARA O MUNDO.

(Da esq. Para a dir.) Daniela Araújo, da Gol, Diogenes Toloni, da Itapemirim, Diogo Elias, da Latam, e o anfitrião Toni Sando

“Nós nos lembramos de quem somos no último domingo”, disse o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, durante coletiva de encerramento do Fórum Band News Expo Visite São Paulo 2021, no Sheraton WTC, cujo slogan foi “Encontrar para Reconectar”. Sim, São Paulo já está pronto para recomeçar e com toda a segurança sanitária que o momento exige.

   Participaram da entrevista Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo, Diogenes Toloni, diretor comercial da Itapemirim, Diogo Elias, diretor de vendas e marketing da Latam, e Daniela Araújo, gerente executiva de trade da Gol.

  Lummertz, ainda emocionado, se referia ao GP Prêmio de Fórmula 1, realizado no último domingo, que marcou a reabertura dos grandes eventos internacionais em São Paulo. A vitória do britânico Lewis Hamilton, que carregou a bandeira brasileira na reta de chegada de Interlagos, repetindo Ayrton Senna, sacudiu e emocionou a plateia como há muito tempo não acontecia.

   O evento de automobilismo foi um sucesso: durante os três dias, o autódromo de Interlagos recebeu 150 mil pessoas, com todos os ingressos vendidos antecipadamente. Esse público recorde gerou um impacto financeiro de R$ 810 milhões, criando 8,5 mil empregos temporários.

  Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a venda antecipada de ingressos, pela primeira vez nos últimos dez anos, foi a responsável pelo bom impacto financeiro. Deste público, 77% são pessoas não residentes na capital paulista, “o que faz do GP São Paulo o evento com maior público de turistas no calendário oficial da cidade”, afirmou o governador João Dória.

  Outro fator importante foi a exposição publicitária estimada em US$ 302 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão). A prova é transmitida para 200 países, incluindo os principais emissores de turistas para o Brasil, e vista por 500 milhões de pessoas.

  “Reunimos em um único evento as qualidades necessárias para mostrar ao mundo o êxito de São Paulo na pandemia: um estado que, sozinho, vacinou mais pessoas do que muitos países, realizando um dos grandes eventos internacionais com 100% de público e contribuição considerável para a retomada econômica”, diz Lummertz.

  O fórum foi uma iniciativa da Fundação 25 de Janeiro, com as marcas São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo, e pela Abear (Abear), com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

   No final do evento, o ritmo dessa retomada presencial foi dado pelo samba com a apresentação da bateria da escola de samba Mocidade Alegre.