São Paulo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Matérias publicadas em 42 jornais impressos no Estado de São Paulo, e mais 10 jornais eletrônicos.

As fotos destas matérias estão no site da Amitur.

SANTA ISABEL DE MAURÍCIO DE SOUZA

     Partindo de São Paulo, um dos primeiros municípios a compor o Vale do Paraíba é Santa Isabel, com origem em 1770, e de onde saiam expedições em busca da conquista de ouro. 

     Hoje, 82,5% de sua área é de preservação de mananciais.

     A cidade foi uma das primeiras a receber o título oficial de “Município de Interesse Turístico” (11) 4656-2644.

     Cidade pequena, a apenas 50 km da capital, tem o argumento dessa proximidade para se transformar num destino diferente e fácil para passeios econômicos.

     Com a verba então passada a receber do Governo do Estado, vem cuidando de seus atrativos e do seu receptivo e, com isso, obterá mais rapidamente progresso e desenvolvimento. 

     Os motivos e as figuras da “Turma da Mônica” são seus principais trunfos, até porque ali nasceu Maurício de Souza.     

Na foto:   Turma da Mônica em Santa Isabel (SP).

TAPIRAÍ  É  LOGO AÍ

     Destacando-se por produzir um dos melhores gengibres do mundo e dona dos diversos atrativos ligados ao Ecoturismo, a bela cidade de Tapiraí durante o verão tem dias quentes e noites amenas, enquanto no inverno o frio é rigoroso, dispensando as viagens ao sul do país. 

     A Casa do Artesão esmera-se em compotas de doces e geleias, tanto quanto as lembranças da cidade em cestaria, bambu ou couro. 

     Mas, o que importa citar são as pousadas locais, bem prepararam para hospedar com conforto e tranquilidade hóspedes o ano inteiro.

     A ‘Pousada Salve Floresta’ (15-3277-1393) recebe com muita frequência turistas da Europa, principalmente da Alemanha, que atravessam o Atlântico para observar os pássaros da região. 

     A ‘Pousada Vilarejo do Quim’ (11-9.9931-2120) tem por lema ‘bem comer, bem dormir, bem feliz’. Você até pode levar o seu cão de estimação para se hospedar junto de você. 

     E você precisa provar o cardápio comandado pela proprietária.

     Visite Tapiraí. É logo aí!

Na foto:   Uma pousada diferente em Tapiraí (SP).

PASSEAR NA CAPITAL

     O que fazer na cidade de São Paulo?

     Há passeios em que você visita diversos momentos históricos, desde a fundação até a modernidade. 

     Há passeios que inclui o mais famoso Mercado Municipal com o seu tradicional sanduíche de mortadela, ou passeios para apreciar as obras magistrais de Ramos de Azevedo, ou os modernos conceitos arquitetônicos de Ruy Ohtake.

     O turista se agrada numa Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e se delicia numa rua como a Oscar Freire de grifes sofisticadas. 

     Um invejável número de museus e casas de cultura. 

     Excelentes hotéis e centenas de casas de diversões, tudo com gastronomia das melhores do mundo.

     Há passeios para todos os gostos e para todos os bolsos. Tanto os tradicionais de 3 a 5 horas, como aqueles que incluem passeios no Interior do Estado ou no Litoral paulista. 

     Muitas Agências de Turismo oferecem tais passeios, mas hoje recomendamos uma especialista: a Check Point (11) 2791-1316.

Na foto:   Museu renovado em São Paulo.  

MÚSICA CORAL

     O 2º Festival de Coros de São Carlos acontecerá os dias 26 a 28 de maio e, para participar, os interessados têm até o dia 31 de março para a inscrição sua ou do seu coral.

     “- Venha fazer parte dessa celebração musical e mostrar todo o seu talento” – nos diz Fabiana Nascimento, chefe do Departamento de Fomento ao Turismo da prefeitura de São Carlos – “Inscreva seu coral e garanta sua participação nesse evento emocionante. Não perca essa oportunidade única de vivenciar momentos inesquecíveis ao lado de outros apaixonados por música coral”

     O recado está dado. Outras informações (16) 3374-1750.

Na foto:   Uma das participações do 1º. Festival de São Carlos,

(Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – março 2023)

Siga-nos no    Instagram:  @amitur.sp    ou no     Facebook:  @amitur.org     

É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação, desde que mencionado o nome do autor e o seu respectivo número do MTb.

Caso não queira mais receber nossos Boletins Informativos, ou caso nos leia em cópia e deseje recebê-los diretamente, por favor, entre em contato com a AMITur.