RIOgaleão sobe seis posições em pesquisa da satisfação do Ministério dos Transportes
Foto: Divulgação
O aeroporto RIOgaleão subiu seis posições na pesquisa de satisfação dos passageiros divulgada hoje pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A pesquisa foi feita entre outubro e dezembro passado e compara os dados com o trimestre anterior, de julho a setembro de 2016. Com a melhoria na percepção dos passageiros, a posição do RIOgaleão no ranking dos 15 principais aeroportos do país subiu da 12ª posição para o 6º lugar, o que comprova o resultado positivo do investimento de R$ 2 bilhões na modernização da estrutura e serviços implementados pela concessionária. A nota do RIOgaleão passou de 4,16 para 4,35 (de um total de 5), sendo que a partir de 4,0 a avaliação é considerada como boa. Se for comparado o último trimestre do ano com o primeiro a avaliação do aeroporto subiu de 3,92 para 4,35, sendo o aeroporto com maior evolução.
Com quase dois anos e meio à frente da gestão e operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOgaleão mantém evolução contínua na satisfação dos passageiros. A megaoperação realizada pela concessionária durante o período olímpico, que recebeu mais de 3 milhões de passageiros, assim como a alta temporada que ocorre atualmente, atestam a aprovação do público sobre as novas instalações, serviços e experiências no novo aeroporto.
A Fundação instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) também realizou uma pesquisa que mede a qualidade dos serviços oferecidos pela concessionária aos passageiros, assim como as instalações do aeroporto. A instituição realiza a pesquisa com aval da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para medir a qualidade do serviço e da operação na opinião dos passageiros. Segundo a pesquisa, o RIOgaleão obteve nota superior a quatro de um máximo de cinco pontos, assim como a divulgada pelo Ministério dos Transportes. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 69% dos passageiros entrevistados preferem o RIOgaleão ao Santos Dumont quando comparados os aeroportos do Rio de Janeiro.
Itens que, no passado, eram os mais criticados pelo público que frequenta o aeroporto são hoje bem avaliados e recebem nota alta. Entre eles, estão o conforto térmico (4,73) e a limpeza dos sanitários (4,37). A climatização, inclusive, foi o item que recebeu a maior nota dentre as categorias avaliadas, fruto do investimento de R$12 milhões da concessionária na completa modernização do sistema de ar condicionado. Quando o RIOgaleão assumiu a operação do aeroporto, parte dos equipamentos existentes estavam inoperantes e eram da década de 70.
Entre as categorias melhor avaliadas, em ambas as pesquisas, e que obtiveram destaque por alcançar nota acima de 4,0 de um máximo de 5,0 pontos estão: disponibilidade de assentos no embarque, cordialidade dos funcionários do aeroporto, limpeza geral do aeroporto, organização da fila de inspeção de segurança, sinalização, disponibilidade de carrinhos para bagagem e de tomadas, lojas e estabelecimentos comerciais, qualidade da informação nos painéis dos voos e nas esteiras de restituição de bagagens, facilidade de embarque e desembarque no meio-fio, percepção de segurança, conforto térmico, acústico e qualidade do sistema sonoro.
Novo RIOgaleão
Com investimentos no valor de R$ 2 bilhões, feitos pelo RIOgaleão, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, conta, hoje, com novos serviços e infraestrutura diferenciada para oferecer aos passageiros e visitantes do Rio de Janeiro uma experiência de excelência aeroportuária. A concessionária construiu o Píer Sul, nova área do aeroporto, no terminal 2, com mais de 100 mil m² para embarques e desembarques de voos internacionais e um novo complexo de estacionamento.
Os embarques, desembarques e imigração, no aeroporto, ficaram mais ágeis e seguras com a instalação de portões automáticos integrados com o sistema do órgão público de segurança. Com a tecnologia BCBP (bar-coded boarding pass), o passageiro tem autonomia para acessar as áreas restritas de embarque por meio da leitura do código de barras do bilhete de viagem via papel impresso ou pelo smartphone. Já a imigração ganhou os portões eGates que liberam o acesso à área internacional por meio da leitura automática do passaporte e da biometria facial. Os sistemas de refrigeração, elétrico e sonoro também foram completamente modernizados e estão em pleno funcionamento.
O Edifício Garagem conta agora com sete andares, sendo quadro deles construídos pela concessionária e os demais modernizados com troca de elevadores, sinalizadores e remarcações das cerca de 3.000 vagas do espaço de um total de 7 mil em todo o aeroporto. Além disso, o espaço conta com monitoramento de segurança 24 horas por dia e um pavimento premium, localizado no Piso 2, que tem vagas mais largas com manobristas e uma sala VIP, operada pela renomada Plaza Premium Lounge, empresa asiática especializada em serviços aeroportuários, com quartos para descanso, banheiros com chuveiros individuais e salas para reuniões. O diferencial desse espaço é a localização que fica na área pública para uso comum de todos os visitantes do aeroporto, principalmente para negócios.
A concessionária também trouxe para o aeroporto mais de 200 novas operações comerciais (muitas delas renomadas internacionalmente e outras que são a cara do Rio de marcas regionais), o que incentiva a concorrência saudável dos preços entre os cessionários. O Píer Sul conta, também, com cinco salas VIP para uso dos passageiros com destino ao exterior operadas pela Gol Linhas Aéreas, Star Alliance, American Airlines Admirals Club e Plaza Premium Lounge. Já o embarque doméstico possui uma sala VIP também operada pela empresa asiática.
Todo a rede de internet aeroportuária também passou por uma completa modernização e os passageiros têm acesso gratuito à internet de alta velocidade por wi-fi no qual é possível, inclusive, assistir filmes via streaming enquanto circulam pelo aeroporto. Duas operadores de câmbio atuam no aeroporto, o Safra e a Global Exchange, que contam com 13 pontos de troca de moedas a preços competitivos e alinhados com o mercado.
Outro investimento importante foi a implementação de tecnologia de ponta no novo Centro de Operações RIOgaleão, construído pela concessionária, e que proporcionou ao aeroporto mais dinamismo, agilidade no embarque e desembarque dos passageiros, eficiência operacional e economia para as companhias aéreas. Além de contar com um sistema de gerenciamento aeroportuária de última geração e com tecnologia pioneira entre os aeroportos da América Latina. O Aeroporto Internacional Tom Jobim é o único latino-americano que tem o controle e gerenciamento total do pátio das aeronaves, antes realizado somente pela Torre de Controle operada pela Aeronáutica.