Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte premiado como primeiro destino da América Latina na promoção turística para viajantes LGBTQIA+

A premiação Viaja Bi! premiou o RN ao lado de destinos como Espanha e Estados Unidos

O ano de 2023 começou e o Rio Grande do Norte já coleciona prêmios na promoção turística do destino. O mais recente foi o Prêmio Viaja Bi!, premiação pioneira no mercado do segmento LGBTQIA+, em que a promoção turística do Estado figurou entre as três melhores do mundo, ao lado de destinos já consolidados para o segmento, como Espanha e Estados Unidos. 

No mesmo ranking, o Rio Grande do Norte também deixou para trás destinos brasileiros como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo; e países da América do Sul como Argentina e Colômbia. Considerado uma bussola para viajantes planejarem suas viagens, o prêmio projeta os top destinos para a comunidade LGBTQIA+ mundial para o ano.

“O fato de o Rio Grande do Norte ter crescido na preferência e projeção neste segmento reflete o trabalho realizado com base em inteligência comercial, que nos permite planejar e definir estrategicamente nossas ações de mercado. Por exemplo, o público LGBTQIA+ sempre esteve em nosso radar pelo poder de consumo que esses viajantes tem no destino”, explica o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Desde 2020, ações promocionais e de divulgação para o segmento estão sendo realizadas com parceiros como o Preserve Pipa e o Pipa Convention. O RN também esteve presente em diversos eventos – nacionais e internacionais – voltados para o segmento. Em 2022, tornou-se membro da Associação Internacional de Turismo LGBTQIA + (IGLTA), participando da convenção global, em Milão.


Sobre o prêmio

O 2º Prêmio Viaja Bi! marca a volta da premiação pioneira no mercado, que teve sua primeira edição em 2020, projetando os top destinos para a comunidade para o ano. Três anos e uma pandemia depois, o prêmio está de volta, com a segunda edição.

O prêmio continua sendo uma bússola para viajantes planejarem suas viagens em 2023, com base nas tendências indicadas por especialistas em turismo e viajantes experientes e frequentes. A ideia é trazer à luz opinião destas pessoas por terem conhecimento e/ou um olhar específico sobre as tendências no turismo LGBTQIA+.