Rio de Janeiro

Museu do Flamengo abre as portas nesse fim de semana

Hotelaria comemora novo atrativo turístico carioca

A Cidade Maravilhosa ganhou mais uma atração imperdível: o Museu Flamengo, clube mais popular do país, abre suas portas no próximo final de semana (dia 5 de agosto) e vai exibir a história e as conquistas do rubro-negro da Gávea. A novidade foi recebida com ânimo pelas empresas do receptivo turístico carioca, visto que o turismo esportivo já atrai muitos visitantes ao Rio de Janeiro, além de ser um segmento com grande potencial de crescimento.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, considera que a iniciativa representa uma atração de padrão internacional, que certamente entrará na agenda de boa parte dos turistas que visitam o Rio, tanto brasileiros quanto estrangeiros. “Acreditamos que a visita ao novo espaço se torne tão imprescindível para que vem ao Rio quanto ir ao Camp Nou, do Barcelona, para quem vai à cidade catalã”.

Flamenguista de carteirinha, o vice-presidente da ABIH-RJ e HotéisRIO, José Manuel Caamano está efusivo com a notícia, e já tem presença confirmada na abertura do novo equipamento turístico. Segundo Caamano, as grandes partidas são muitas vezes responsáveis por lotar os empreendimentos perto dos estádios, em especial os bairros do Centro e Flamengo, este último abriga o Hotel Regina, onde é sócio-diretor.

O Museu Flamengo irá ocupar uma área de 1,2 mil m², com expansão futura prevista para 2 mil m². Ao longo de 14 áreas temáticas, irá reviver a trajetória do time rubro-negro, suas vitórias, protagonistas e ídolos de todos os tempos. O estabelecimento funcionará diariamente, de 10 às 18h, na sede do clube.

Uma das seções terá a participação especial da torcida: o Hall do Manto, que destacará inicialmente os escolhidos em votação popular. Os torcedores poderão escolher, entre 50 jogadores de todos os tempos, as 11 camisas que irão compor a galeria inicial do Hall do Manto.

O projeto foi desenvolvido pela MUDE, empresa com expertise nesse tipo empreendimento, tendo realizado museus de clubes como Juventus, Benfica e River Plate e o Museu da Conmebol. Isso mostra o crescimento do mercado esportivo, que se fortalece como um produto turístico cada vez mais procurado.